O Tiny Desk Brasil recebe a rainha do soul brasileiro Sandra Sá, nesta terça-feira (18/11), às 11h, em seu canal exclusivo. Com mais de 40 anos de carreira, a cantora e compositora carioca traz sua força e versatilidade para o projeto liderado pela Anonymous Content Brazil, em parceria com o YouTube Brasil.
O repertório conta com canções imortalizadas pela voz inconfundível de Sandra, como “Retratos e Canções” (Michael Sullivan, Miguel Plopschi e Sandra Rios Bem) e “Olhos Coloridos” (Macau), um dos hinos do orgulho negro no Brasil.
Na apresentação, a cantora esteve acompanhada de banda formada por Davi Salvatierra (trompete), Erick Oliveira (sax), Lucas Obama (trombone), Misael Castro (contrabaixo), Maurício Araújo (teclado), Junior Macedo (guitarra e violão), Bebeto Sorriso (percussão) e Maikon Pereira (bateria).
“Foi altamente incrível participar do Tiny Desk Brasil, que é arte por todos os lados, por todos os poros. Um projeto feito por gente que ama música e vive por ela e pra ela. A MPB, nossa Música Preta Brasileira, está presente no Tiny Desk. É o Brasil pro mundo.”, afirma a artista.
Nascida em uma família musical, no Rio de Janeiro, Sandra Sá cresceu no universo de ritmos e batidas das rodas de soul music organizadas pelo Movimento Black Rio, no bairro de Pilares. Filha de um baterista, logo começou a mostrar seu talento como cantora e bailarina. O início de sua carreira como compositora foi marcado pela gravação de “Morenando”, música de autoria de Sandra, na voz de Leci Brandão, em 1978.
Dona de voz poderosa e presença marcante, Sandra Sá rapidamente se destacou na cena musical brasileira e alcançou grande projeção na década de 1980, com sonoridade que unia elementos de gafieira, samba e soul.
Fundindo diversos gêneros, a artista criou um estilo único, batizado por ela de “Música Preta Brasileira”. Em quatro décadas, a cantora já compartilhou o palco com outros ícones da música brasileira, como Elza Soares, Tim Maia, Djavan, Cazuza,Tony Tornado, Simonal, Alcione, Leci Brandão e Cássia Eller.
Com curadoria assinada pelos times de Anonymous Content e Amabis, sob o crivo da própria NPR, o Tiny Desk Brasil, que é gravado em São Paulo, segue a tradição do formato original: as atrações são surpresa até o dia em que vão ao ar.
O anúncio de cada artista que se apresenta no escritório nacional é feito sempre às 9h do dia da estreia, com a publicação de uma foto instantânea e um texto, ambos de autoria da jornalista e pesquisadora musical Lorena Calábria, nas redes sociais do projeto.
Estão confirmadas duas temporadas com cinco episódios cada, lançados semanalmente às terças-feiras. A primeira temporada, apresentada pela Volkswagen do Brasil, promete movimentar a cena musical com versões exclusivas, revelações e redescobertas que refletem a diversidade e a riqueza da música nacional.
Ainda sob o efeito de se apresentar no Tiny Desk Brasil, as atrações compartilham ideias no Tiny Talks. No conteúdo adicional, Sarah Oliveira recebe os artistas da mesinha para bate-papos descontraídos e leves, sempre às quintas-feiras, às 11h.
Sobre o Tiny Desk Brasil
O Tiny Desk Concert, projeto musical criado em 2008 nos Estados Unidos pela NPR (National Public Radio) e fenômeno global em conteúdo musical na internet – com mais de 3,5 bilhões de views –, ganhou sua versão oficial 100% brasileira em 7 de outubro de 2025.
A iniciativa é liderada pela Anonymous Content Brazil, responsável pelo licenciamento e pela produção, em parceria com o YouTube Brasil, responsável pela promoção e distribuição do conteúdo, assim como pelo modelo comercial do projeto. O Brasil é apenas o terceiro país do mundo a ter uma versão própria do Tiny Desk fora dos Estados Unidos, depois de Japão e Coreia do Sul.
Em seus 17 anos de história, o Tiny Desk já apresentou mais de 1 mil shows gravados por grandes nomes da música e veiculados no YouTube.
Como o próprio nome sugere, as apresentações acontecem à uma pequena mesa de escritório, ambiente intimista que coloca a música em primeiro lugar, com performances muito mais puras e autênticas que as dos grandes concertos. Entre os nomes que já passaram pelo projeto estão Sting (Police), Taylor Swift, Bono e The Edge (U2), Alicia Keys, Anderson Paak, Tyler the Creator e Billie Eilish, entre tantos outros.












