O Tiny Desk Brasil desta semana recebe Ney Matogrosso, uma das maiores vozes do país, em episódio que estreia terça-feira (4/11), às 11h no canal exclusivo. Inovador e transgressor, Ney comemora 50 anos de carreira em 2025.
Ao lado de banda formada pelos músicos Sacha Amback (direção musical e teclados), Marcos Suzano (bateria e percussão), Felipe Roseno (percussão), Dunga (contrabaixo e vocal), Mauricio Almeida (guitarra e vocal), Aquiles Moraes(trompete e flugelhorn) e Everson Moraes (trombone), o artista passeia por repertório memorável que inclui grandes clássicos da música popular brasileira como “Jardins da Babilônia”, de Rita Lee; e “Sangue Latino“, de João Ricardo e Paulinho Mendonça, faixa lançada no primeiro álbum dos Secos & Molhados, em 1973.
“Uma experiência que eu nunca tinha tido. Você não tem som amplificado. No ensaio, eu fiquei estranhando mas quando eu entrei pra fazer de verdade, com a sala cheia, eu estava me ouvindo, o que facilitou tudo. Uma plateia deliciosa, adorei cantar para esse público.”, explica Ney
Considerado pela revista Rolling Stone a terceira maior voz brasileira de todos os tempos e, pela mesma revista, trigésimo primeiro maior artista brasileiro de todos os tempos, Ney de Souza Pereira, mais conhecido como Ney Matogrosso, é um artista completo.
Cantor, compositor, dançarino, ator, iluminador e diretor brasileiro arrebatou o Brasil à frente do grupo Secos & Molhados (1973-1974) e iniciou sua carreira solo com o álbum “Água do Céu – Pássaro”, em 1975.
Com curadoria assinada pelos times de Anonymous Content e Amabis, sob o crivo da própria NPR, o Tiny Desk Brasil, que é gravado em São Paulo, segue a tradição do formato original: as atrações são surpresa até o dia em que vão ao ar.
O anúncio de cada artista que se apresenta no escritório nacional é feito sempre às 9h do dia da estreia, com a publicação de uma foto instantânea e um texto, ambos de autoria da jornalista e pesquisadora musical Lorena Calábria, nas redes sociais do projeto.
Estão confirmadas duas temporadas com cinco episódios cada, lançados semanalmente às terças-feiras. A primeira temporada, apresentada pela Volkswagen do Brasil, promete movimentar a cena musical com versões exclusivas, revelações e redescobertas que refletem a diversidade e a riqueza da música nacional.
Ainda sob o efeito de se apresentar no Tiny Desk Brasil, as atrações compartilham ideias no Tiny Talks. No conteúdo adicional, Sarah Oliveira recebe os artistas da mesinha para bate-papos descontraídos e leves, sempre às quintas-feiras, às 11h.
Sobre o Tiny Desk Brasil
O Tiny Desk Concert, projeto musical criado em 2008 nos Estados Unidos pela NPR (National Public Radio) e fenômeno global em conteúdo musical na internet – com mais de 3,5 bilhões de views –, ganhou sua versão oficial 100% brasileira em 7 de outubro de 2025.
A iniciativa é liderada pela Anonymous Content Brazil, responsável pelo licenciamento e pela produção, em parceria com o YouTube Brasil, responsável pela promoção e distribuição do conteúdo, assim como pelo modelo comercial do projeto. O Brasil é apenas o terceiro país do mundo a ter uma versão própria do Tiny Desk fora dos Estados Unidos, depois de Japão e Coreia do Sul.
Em seus 17 anos de história, o Tiny Desk já apresentou mais de 1 mil shows gravados por grandes nomes da música e veiculados no YouTube.
Como o próprio nome sugere, as apresentações acontecem à uma pequena mesa de escritório, ambiente intimista que coloca a música em primeiro lugar, com performances muito mais puras e autênticas que as dos grandes concertos. Entre os nomes que já passaram pelo projeto estão Sting (Police), Taylor Swift, Bono e The Edge (U2), Alicia Keys, Anderson Paak, Tyler the Creator e Billie Eilish, entre tantos outros.












