Em dezembro, a Cia de Arte e Poesia Que Gira apresenta o seu mais novo trabalho, que une a palavra poética ao gesto teatral. “A Menina que Fala Poemas Descalça”, com Thaise Monteiro, terá sua estreia nos dias 18 e 19, às 19h, no Teatro do IFG Campus Goiânia, no Centro da capital. O solo da atriz e autora tem a direção de João Bosco Amaral, da Cia Teatral Oops!. A entrada é gratuita, sem necessidade de retirar ingressos antecipadamente.
Este projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, operacionalizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura
Thaise Monteiro, que acaba de chegar do XVII Festival de Poesia e Artes Performáticas, em Moçambique, compartilha que o espetáculo propõe uma encenação como travessia, ao traçar uma linha que conecta as suas seis obras, costuradas por histórias e memórias.
“Modus Operandi”, “Equinócio”, “A casa da rua 1013”, “À moda de 22, “Sobressalto” e “Tanatose” são os seis trabalhos literários de Monteiro que inspiram o espetáculo que nasce de uma intersecção entre o corpo e o texto.
A peça começou a ser desenvolvida a partir de uma residência artística realizada por Thaise em Portugal, em 2024. A base para a construção da dramaturgia do espetáculo é, segundo o diretor João Bosco Amaral, o trabalho artístico de Thaise como poeta, atriz, artista circense e cantora.
Assim, a obra mescla diferentes linguagens artísticas e cria um “livro feito de carne, presença e poesia”, como afirma o diretor. João Bosco Amaral. Neste trabalho, “a palavra escrita dá lugar à palavra falada e ao gesto teatral. Por meio dela enceno, conto histórias, canto, num contato direto com outras artes que venho desenvolvendo ao longo de 20 anos de carreira. Nessa obra a poesia está a serviço do teatro e o teatro está a serviço da poesia” explica a artista.
Sobre Thaise Monteiro
Thaise Monteiro é atriz, palhaça e escritora. Recebeu, em 2016, o Prêmio Hugo de Carvalho Ramos com o livro Equinócio e, em 2018, o Prêmio de Incentivo à Publicação Literária. Thaise é fundadora da Cia de Arte Poesia que Gira e da Bibliofuscoteca – uma biblioteca itinerante em um fusca. Além disso, faz parte de outros grupos goianos, como Grupo de Teatro Guará, Farandôla Teatro, Grupo de Teatro Arte Fatos e o Corpo de Voz.
Com seis livros publicados, Thaise Monteiro é uma das referências na literatura goiana contemporânea. Em 2006 fundou a Cia de Arte Poesia que Gira, onde desenvolve trabalhos com poesia encenada, varal literário, apresentação de espetáculos e oficinas de formação. O grupo faz parte do coletivo que compõe a Oficina Cultural Geppetto, onde desenvolve suas atividades.
Serviço: “A Menina que Fala Poemas Descalça”
Quando: Quinta (18/12) e sexta-feira (19/12), 19h
Onde: Teatro IFG Campus Goiânia – Rua 75, nº2-186 – Centro
Mais informações: www.instagram.com/thaisemonteiropoeta












