O projeto musical Sr. Souls, formado por três músicos com deficiência, apresenta o espetáculo Poemas contra o Capacitismo no dia 5 de junho, às 17h, no Instituto Rizzo, em Goiânia. Com entrada gratuita, o show une música autoral e ativismo por inclusão, destacando o protagonismo de artistas PCDs (Pessoas com Deficiência) na cena cultural.
Idealizado por Silvio Soũls (teclado, voz e violão), que convive com as sequelas da poliomielite e a síndrome pós-pólio, o Sr. Souls conta ainda com Pedro Fleury (baixo), músico com aspecto autista, e W. Micena (bateria), também sobrevivente da poliomielite, além da participação especial do guitarrista convidado, Matheus Guerra.
O trio apresenta composições que transitam entre MPB, rock, blues e country, em uma estética definida pelos integrantes como MPB experimental. “Combatemos principalmente o capacitismo cultural, que exclui pessoas com deficiência dos grandes palcos e dos espaços de protagonismo na música. Nosso objetivo é mostrar que o talento e a competência não têm limitações físicas”, afirma Silvio Soũls.
O espetáculo no Instituto Rizzo marca a continuidade da turnê de lançamento do álbum Poemas em Canções, que já passou por locais como a Feira do Cerrado e o Teatro do Sesc Centro, em Goiânia. O projeto conta com recursos do Edital de Fomento à Música nº 10/2024, da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura de Goiás.
Para Marcos Dávila, diretor de cultura do Instituto Rizzo, “o lançamento do projeto Sr. Souls no Instituto Rizzo é um evento de grande significado, pois reflete os valores de inclusão e diversidade que são fundamentais para a instituição”, pontual. Entre esses valores, Dávila, reforça a promoção da visibilidade de artistas especiais, que enfrentam grandes desafios ao traçar uma carreira.
De acordo com o diretor, o projeto Sr. Souls se alinha perfeitamente com a missão do Instituto Rizzo de fomentar a inclusão e celebrar a diversidade.
“Esse evento é uma oportunidade única para inspirar transformações sociais e promover a igualdade de oportunidades para todos, fortalecendo ainda mais o compromisso do Instituto com a construção de uma sociedade mais justa e acessível.”
Dados
Segundo dados do IBGE, mais de 18,6 milhões de pessoas vivem com algum tipo de deficiência no Brasil, representando 8,9% da população.
No entanto, a representatividade cultural ainda é extremamente baixa, principalmente em produções artísticas de grande visibilidade. Em iniciativas públicas de cultura, apenas 1% dos projetos contemplam protagonismo de artistas PCDs.
Serviço: Show Poemas contra o Capacitismo – Projeto Sr. Souls
Quando: 5 de junho de 2025 (quinta-feira)
Horário: 17h
Onde: Instituto Rizzo – Av. Cora Coralina, nº 242 – Setor Sul
Entrada: Gratuita
Classificação indicativa: Livre
Instagram: @bandasrsouls