Aproveite a Cidade
No Result
View All Result
Aproveite a Cidade
  • Novidades
  • Cidades
    • Goiânia
    • Aparecida de Goiânia
    • Goiás
    • Pirenópolis
    • Alto Paraíso
    • São Paulo
    • Anápolis
  • Gastronomia
  • Agenda Cultural
  • Vídeos
  • Contato
  • Conheça
No Result
View All Result
Aproveite a Cidade
No Result
View All Result

Sesc Centro realiza Artes no Centro e Feira de Artesanato

Aulão de jazz, música, teatro e roda de conversa com escritores da UBE estão na próxima edição do Artes no Centro. Com entrada gratuita, a programação será completa com mais 20 artesãos

by Redação
Publicado em 13/06/2025 às 14:08
Sesc Centro realiza Artes no Centro e Feira de Artesanato

Vinte artesãos de sete cidade (Anápolis, Aparecida de Goiânia, Cidade Ocidental, Goiânia, Hidrolândia, Trindade e Pirenópolis) vão expor seus trabalhos durante a Feira de Artesanato e Arte Popular no Sesc | Foto: Divulgação/Sesc Goiás

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsappCompartilhar por E-mail

A próxima edição do Artes no Centro e da Feira de Artesanato e Arte Popular acontece neste sábado (14/6), das 9h às 17h, no Sesc Centro, em Goiânia. A entrada é gratuita para todos.

A próxima edição do Artes no Centro terá aulão de jazz, aula do Núcleo Livre de Artes, contação de histórias, show com o Trio Miaêro, teatro e roda de conversa com escritores da União Brasileira de Escritores (UBE). O público poderá degustar comidas preparadas para a data, indo desde o café da manhã, almoço e o lanche da tarde a preços bem acessíveis.

LEIA TAMBÉM

Senac promove Feira de Artesanato com artesãos de Olhos D’Água, em Goiânia

Senac promove Feira de Artesanato com artesãos de Olhos D’Água, em Goiânia

Filarmônica faz concerto especial gratuito em homenagem ao maestro Emilio De Cesar

Filarmônica faz concerto especial gratuito em homenagem ao maestro Emilio De Cesar

Vinte artesãos de sete cidade (Anápolis, Aparecida de Goiânia, Cidade Ocidental, Goiânia, Hidrolândia, Trindade e Pirenópolis) vão expor seus trabalhos durante a Feira de Artesanato e Arte Popular no Sesc. O público poderá comprar peças das tipologias como tapeçaria, biojoias, bolsas jeans, arte em vidro, cerâmica, cestaria, fibras vegetais, madeira, livros sensoriais, dentre outras.

Os destaques nesta edição são a artesã Juliana Jardim, da marca Terracota By Ju, que faz pinturas em cerâmica; e o artista Filipe Camargo, criador da marca FICA Ateliê Decor, que faz esculturas em cerâmica. Inspirado pela natureza ele cria peças únicas que expressam o regionalismo.

O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac Goiás, Marcelo Baiocchi Carneiro, destaca que, “o Sesc impulsiona na área da cultura como facilitador de vivências, além de atuar na renovação permanente da pluralidade cultural”.

Leopoldo Veiga Jardim, diretor regional do Sesc e Senac Goiás, reforça que “a feira incentiva a produção artística, a exposição de diferentes expressões e experiências dos artesãos, além de ser uma janela de oportunidade para conectar o público com os artistas e com o resgate e a propagação da nossa cultura”.

Os artesãos que vão expor suas peças nesta edição da Feira de Artesanato no Sesc Centro são das cidades de Anápolis: Mestre Sinomar, esculturas em fibras vegetais; Aparecida de Goiânia: Cleiton, vasos contemporâneos em madeira; Elismar Santos, luminárias; Mércia, pinturas em porcelana; João Sacerdote, escultura em madeira; e de Cidade Ocidental: Carlos Júnior, macramê.

De Goiânia: Alda Assis, biojoias; Filipe Camargo, vasos contemporâneos em cerâmica; Jana, crochê; Juliana Jardim, pinturas em cerâmica; Kate Flor, livros lúdicos sensoriais; Miryan Lemos, cerâmica esmaltada; Suzana Dourado, arte em vidro; Rita Barbosa, bolsas bordadas em jeans reciclado; e Malaquias Belo, rabecas e violinos artesanais.

Além disso, de Hidrolândia: Terra Bordada, bordados em tecidos; Marcos Lisita, escultura em madeira; de Trindade: Dantas, esculturas de animais em papel machê; e de Pirenópolis: Lorena, bolsas e sapatos de couro; Myrna, luminárias.

Destaques na Feira de Artesanato

A artesã Juliana Jardim, 48 anos, natural de Goiânia, carrega em sua trajetória a força do artesanato feminino será destaque na Feira de Artesanato do Sesc Centro. Segundo ela, “as mulheres da minha família sempre fizeram artesanato. Minha bisavó costurava colchas de retalhos, minha avó trabalhava no tear, minha mãe fazia bonecas, bolsas e vitrais. Tentei o crochê e o tricô, mas foi no desenho e na pintura que consegui ‘rendar’ (rs)”, relata a artista.

Antes da cerâmica, Juliana trabalhou por muitos anos com fotografia. Seu primeiro contato com a pintura em cerâmica foi há cerca de três anos, em uma oficina.

Mas foi em dezembro de 2024, ao criar pratos de presente, que sua paixão floresceu de vez e a sua marca Terracota By Ju nasceu. Criada com o propósito de unir barro, pintura livre e referências às rendas brasileiras, a marca celebra a memória, a cultura popular e o feito à mão como forma de afeto e resistência.

“O nome Terracota vem da terra virgem, da origem. Quis unir o barro à delicadeza das rendas, criando peças que evocam aconchego, memória e identidade”, completa Juliana. De 21 a 25/05, ela levou sua arte para o Salão de Artesanato de São Paulo, e descreveu que “participar de um evento tão importante é como mostrar ao Brasil um pedaço da minha história”.

Juliana participou de oficinas oferecidas pelo Sesc, com nomes como Hilda Freire e Neires, que contribuíram significativamente para o seu aprimoramento técnico e artístico.

Ela expõe suas peças com frequência na Feira de Artesanato e Arte Popular do Sesc Centro, em Goiânia, com trabalhos que encantam pelo cuidado nos detalhes e pelo vínculo com as rendas e tradições manuais brasileiras. “O trabalho artesanal, feito com amor, geralmente por mulheres tão fortes, me emociona e inspira”, completa Juliana Jardim.

Além das feiras do Sesc Goiás, Juliana já participou das edições 7ª e 8ª do Goiás Feito à Mão, em Goiânia e na cidade de Goiás, e expôs suas peças em Pirenópolis (GO).

Ela representou Goiás na 19ª edição do Salão do Artesanato, que aconteceu de 21 a 25 de maio, no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, em São Paulo (SP). O evento é um dos maiores do país dedicados à valorização do artesanato brasileiro, reunindo expositores de todos os estados, onde levou o melhor do artesanato goiano ao lado de grandes nomes da arte popular nacional.

As peças de Juliana Jardim podem ser adquiridas pelo seu Instagram @terracota.byju ou no WhatsApp: (62) 9 9996-8085. Em Pirenópolis (GO), na loja Boioba.

O artista Filipe Camargo, natural de Brasília (DF) e formado em pedagogia e design, ele se interessou pelo artesanato influenciado pela mãe artesã e os tios oleiros. Ele será um dos destaques da Feira de Artesanato e Arte Popular do Sesc Centro, no próximo dia 14 de junho, das 9h às 17h.

Seus trabalhos já estiveram em outras exposições estaduais e nacionais, tais como, exposições Goiás Feito à Mão, Salão do Artesanato, exposição Pertença Goiana, exposição no Congresso Nacional (DF) e ficou em primeiro lugar para representar Goiás no 19º Salão do Artesanato que aconteceu entre os dias 20 e 25 de maio/25, no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, em São Paulo (SP).

Filipe Camargo conta que tem como inspiração a beleza de pertencimento das histórias bíblicas e de quando Goiás o acolheu, onde vive há mais de 28 anos. Nesta edição da Feira de Artesanato do Sesc Centro ele irá expor esculturas modeladas em barro, que trazem a brasilidade da vida cotidiana comum, e utilitários pensados na forma de pertencimento e de usabilidade ergonômica.

Ele esteve à frente do artesanato do entorno sul do DF durante seis anos. “Neste tempo coloquei o município de Cidade Ocidental como destaque no mapa goiano do artesanato, fui um dos fundadores da Casa do Artesão do entorno sul, composta por cerca de 180 artesãos cadastrados no Programa de Artesanato Brasileiro (PAB)”, destaca Filipe Camargo.

Os municípios Cidade Ocidental, Jardim Ingá, Luziânia e Novo Gama fazem parte do entorno sul do Distrito Federal (DF). As peças de Filipe Camargo pode ser adquiridas em suas redes socias (@filipecamar.go @fica.ateliedecor) e em pontos de lojas de artesanato em Anápolis e Cidade Ocidental.

Artes no Centro

No aulão de jazz, por exemplo, que será das 9h às 10h30, os participantes vão conferir o quanto o jazz é uma dança vibrante e versátil, que permite expressões criativas, energéticas, rítmicas e expressivas. As aulas de jazz fazem parte da grade de programação do Nucleo Livre das Artes oferecidas pelo Sesc.

Às 10h terá a atividade de contação de histórias com a artista Ludmyla Marques. A performance da artista vai mostrar curiosidades da história e da cultura do povo brasileiro.

Com sons, cheiros e brincadeiras, ela vai aguçar os sentidos e fazer com que o público se encante por histórias diversas, as suas memórias e de seus ancestrais. A artista trará para a cena contos indígenas, lendas afro brasileiras e as tradições goiana, brincando com sotaques, costumes e provocando as pessoas a lembrar e contar suas próprias histórias.

Ao meio-dia acontece o show “Sanfona minha sanfona” do Trio Miâero. O sanfoneiro, cantor e compositor goiano Lucas Batalha irá apresentar seu novo espetáculo que tem forte influência da música nordestina, o forró pé de serra em um show vibrante e dançante. O artista irá mostrar composições autorais e clássicos do forró de Luiz Gonzaga e músicas contemporâneas.

Às 15h a Cia Animalenda (GO) fará o espetáculo “Furdunço no casamento de Marieta”. Breve sinopse da peça é de que no meio do romance atrapalhado entre Marieta e Benedito aparecem outros personagens típicos do teatro e mamulengos. Marieta fica furiosa quando descobre que Benedito perdeu seu boi de estimação. Será que vai mesmo ter o casamento? A questão estará posta no espetáculo animado com música ao vivo.

Ainda às 15h irá acontecer a roda de conversa da UBE “Literatura brasileira: entre o regional e o fantástico” com as participações de José Eduardo Umbelino Filho, Tobias Goulão, Thiago Lima e Ademir Luiz.

Os participantes vão abordar sobre como a literatura moderna e contemporânea produzida em Goiás dialoga com influências tão díspares quanto Jorge Luís Borges, Murilo Rubião, Gabriel Garcia Márquez, entre outros. Além disso, o grupo irá discorrer sobre esse cenário considerando o peso da presença simbólica da literatura regionalista feita por autores goianos tão importantes e fundamentais quanto Hugo de Carvalho Ramos e Bernardo Élis.

O Sesc é uma instituição do Sistema Fecomércio Sesc Senac Goiás, presidido por Marcelo Baiocchi Carneiro. O Sistema integra a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que tem por presidente José Roberto Tadros.

Programação

– Feira de Artesanato e Arte Popular
Horário: das 9h às 17h

– Aulão de jazz dance com o professor Rafael Eduardo do Núcleo Livre das Artes
Horário: das 9h às 10h30

– Aula pública com o Núcleo Livre das Artes
Horário: 10h

– Contação de histórias: “De onde vêm as histórias” com a artista Ludmyla Marques
Horário: 10h

– Show: “Sanfona minha sanfona Trio Miaêro” com Lucas Batalha
Horário: 12h

– Espetáculo: “Furdunço no casamento de Marieta” da Cia Animalenda (GO)
Horário: 15h

– Roda de conversa da União Brasileira de Escritores (UBE) sobre “Literatura brasileira: entre o regional e o fantástico” com José Eduardo Umbelino Filho, Tobias Goulão, Thiago Lima e Ademir Luiz
Horário: 15h.

 

Serviço: Artes no Centro e Feira de Artesanato e Arte Popular | Sesc Centro

Quando: Sábado (14/6)

Horário: das 9h às 17h

Onde: Sesc Centro – Goiânia (GO)

Entrada: Gatuita

Tags: aproveite a cidadeArtes no CentroFeira de Artesanatogoiâniagoiássesc centrosesc goiás

Notícias relacionadas

Sesc Goiás realiza a 3ª edição do Circuito Literário
Goiânia

Sesc Goiás realiza a 3ª edição do Circuito Literário

Com uma programação diversa, o Sesc Goiás traz diferentes profissionais de literatura para participar da programação do 3º Circuito Literário, que acontece em Goiânia de 9 a 13 de setembro...

Read moreDetails
Goiânia: Documentos inéditos de urbanismo revelam memórias da construção da capital
Goiânia

Goiânia: Documentos inéditos de urbanismo revelam memórias da construção da capital

A PUC Goiás promove nesta quarta-feira (27/8), às 19h, no auditório da Área 4 (Praça Universitária, em Goiânia), a solenidade de abertura e a primeira palestra do ciclo que integra...

Read moreDetails
Cia Corpo na Contramão oferece oficina gratuita e mais uma edição do Sarau na Lua
Goiânia

Cia Corpo na Contramão oferece oficina gratuita e mais uma edição do Sarau na Lua

A próxima atividade que integra o projeto de manutenção da Cia Corpo na Contramão será conduzida por Kamilla Martins. A oficina de dança contemporânea será oferecida gratuitamente entre 15 e...

Read moreDetails
Espetáculo Chapeuzinho Esfarrapado circula por cidades goianas
Goiânia

Espetáculo Chapeuzinho Esfarrapado circula por cidades goianas

A peça Chapeuzinho Esfarrapado, inspirada em Tatterhood, conto homônimo do folclore escandinavo, fala de igualdade de gênero. Dirigida por Camila de Sant'Anna e Lidia Olinto, a peça mostra a jornada...

Read moreDetails
Secult Goiás lança edital Mestres e Mestras da Cultura durante Fórum de Patrimônio
Goiânia

Secult Goiás lança edital Mestres e Mestras da Cultura durante Fórum de Patrimônio

O edital Mestres e Mestras da Cultura será lançado na próxima sexta-feira (29/8) pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás), durante a abertura do 1º Fórum de Patrimônio Material...

Read moreDetails
Noise na Escola promove formação gratuita para quem deseja viver de música e cultura
Goiânia

Noise na Escola promove formação gratuita para quem deseja viver de música e cultura

A programação dos 30 anos do Goiânia Noise Festival também terá clima de aprendizado. Na próxima segunda-feira (1º/9) tem início o Noise na Escola, uma ação gratuita de formação e...

Read moreDetails
GynClima: 1º Fórum Goianiense de Mudanças Climáticas é lançado pela Prefeitura
Goiânia

GynClima: 1º Fórum Goianiense de Mudanças Climáticas é lançado pela Prefeitura

O primeiro Fórum Goianiense de Mudanças Climáticas da capital (GynClima), será lançado na próxima quarta-feira (27/8), a partir das 16h, no Salão Nobre do Paço Municipal de Goiânia. A realização...

Read moreDetails
Fundo de Arte e Cultura divulga aprovados nos editais
Goiânia

Fundo de Arte e Cultura divulga aprovados nos editais

A lista de projetos aprovados no Fundo de Arte e Cultura (FAC), que passaram pela fase de habilitação e, após recursos, estão aptos a receber o pagamento foi duvulgada pela...

Read moreDetails
logo-branco

Siga-nos

Navegue

  • Anápolis
  • Aparecida de Goiânia
  • Goiânia
  • Goiás
  • Pirenópolis
  • Rio de Janeiro
  • São Paulo
  • Vitória
  • Gastronomia

Institucional

  • Contato
  • Conheça
  • Políticas do site e termos de uso
seja-curioso

© 2024 Aproveite a Cidade. Todos os direitos reservados.

No Result
View All Result
  • Novidades
  • Cidades
    • Goiânia
    • Aparecida de Goiânia
    • Goiás
    • Pirenópolis
    • Alto Paraíso
    • São Paulo
    • Anápolis
  • Gastronomia
  • Agenda Cultural
  • Vídeos
  • Contato
  • Conheça

© 2023 Aproveite a Cidade. Todos os direitos reservados