Duas exposições visuais distintas, que dialogam sobre identidade, história e expressão artística, estão em exposição em Goiânia até o 10 de abril, no Sesc Centro. Os projetos “Kalungas em Foco”, com obras de Joel Costa, e “Tela à Vista”, com obras de Pádua, aprovados pela Lei Aldir Blanc em parceria com a Prefeitura de Goiânia através da Secretaria Municipal de Cultura, com entrada gratuita, das 8h às 18h.
As exposições contarão com acessibilidade, incluindo tradução em Libras e, no caso de “Kalungas em Foco” , também experiência tátil.
“Kalungas em Foco” presta homenagem à história e à resistência da comunidade Kalunga, formada por descendentes de quilombolas que se refugiaram na região da Chapada dos Veadeiros.
O projeto, idealizado pelo produtor cultural Marcelo Botelho (in memoriam), propõe um mergulho na cultura desse povo, abordando suas tradições, festas e costumes.
A exposição apresenta cinco obras do artista plástico Joel Costa, que utiliza técnicas naturais, como pigmentos à base de plantas, corantes vegetais e terras de diferentes cores para compor suas peças, refletindo o compromisso de Joel com a preservação e valorização das raízes culturais e naturais de Goiás. Cada obra tem dimensões aproximadas 80 cm x 1 metro.
Já “Tela à Vista” explora a capacidade da arte de traduzir sentimentos e ideias projetados pelo artista, materializando formas e expressões através da pintura.
A exposição apresenta sete telas, cada uma com dimensões aproximadas de 1,20m x 80 cm e apresenta obras do multifacetado artista plástico, cantor, cartunista e ilustrador Antônio de Pádua da Silva, conhecido artisticamente como Pádua. Ele utiliza técnicas de acrílico sobre tela e papel cartão, oferecendo ao público um convite para desenvolver um olhar crítico e sensível, explorando as múltiplas possibilidades de interpretação da arte.
Como na música, em sua pintura Pádua não se prende apenas a uma temática, buscando a linguagem simples de sua terra. Em 2015, ele realizou uma exposição de suas obras no Teatro Sesi, acompanhada pelo lançamento de um de seus CDs, Molho Pardo, onde todas as peças foram comercializadas.
Desde então, não parou mais, continuando a explorar temas diversos, desenvolvendo a sensibilidade artística e incentivando o público a adotar uma abordagem crítica e aberta à diversidade cultural.
Para as produtoras culturais Cinthia Botelho e Cláudia Mendonça, as duas mostras contribuem para a difusão cultural e o fortalecimento da identidade local, por meio da valorização das expressões artísticas que compõem nosso patrimônio.
“Kalungas em Foco nos permite mergulhar na história e nas tradições de um dos mais importantes grupos remanescentes de quilombolas do nosso Estado, resgatando sua trajetória de resistência e preservação cultural até os dias de hoje. Já Tela à Vista nos leva a um universo de referências artísticas, aproximando o público do processo criativo e da interpretação da diversidade cultural”, explica Cinthia.
Os dois projetos foram aprovados pelo PNAB – Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura em parceria com a Prefeitura de Goiânia, através da Secretaria Municipal de Cultura – Edital Fomento Cultural I – Criação, Montagem, Circulação e Transmissão de Produções Artísticas Existentes – Categoria Artes Visuais. O
O projeto conta com o apoio do Sesc GO, que gentilmente cedeu o espaço da Sala Multiuso 1 como apoio ao projeto para realização da exposição.
Serviço: Exposição“Kalungas em Foco” por Joel Costa e “Tela à Vista” por Pádua | Sesc Centro
Quando: 1 a 10 de abril
Onde: Sala de Exposição Multiuso 01 – Sesc Centro – Rua 15 – Centro
Horário: 8h às 18h
Entrada: Gratuita