O Sesc Centro, na região central de Goiânia, vai abrir a exposição “80 anos de Hiroshima e Nagasaki – inspirando a cultura da paz”, no dia 23 de agosto, às 15h. Com visitação gratuita, o público poderá conferir as peças de 25 de agosto até dia 2 de setembro, das 9h às 18h. A ação cultural é resultado da parceria entre a Embaixada do Japão, o Instituto Paulo Kobayashi e o Sistema Fecomércio Sesc Senac Goiás.
A mostra apresenta coleções de painéis informativos com os roteiros históricos da tragédia nuclear e os estragos causados aos moradores das regiões onde aconteceram as explosões dos artefatos. As peças foram cedidas pelo Museu do Memorial da Paz de Hiroshima e apresentadas pela Embaixada do Japão.
O público vai ainda conferir peças que apresentam várias histórias dos japoneses, dentre elas, a de Sadako Sasaki, a criança vítima da radiação da bomba e que se tornou símbolo da resistência. Na exposição, a pequena Sadako também é homenageada pela obra da artista origamista Priscila Tiemi Okata Nishizawa.
Segundo o presidente do Sistema Fecomércio, Sesc Senac Goiás e vice-presidente da Confederação Nacional do comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Marcelo Baiocchi Carneiro, “a atuação cultural dentro do Sesc Goiás preconiza a paz e a união entre os povos e as nações. Nada melhor para destacar o quanto a cultura da paz se faz necessária do que abrir nossos espaços para a exposição dos 80 anos de Hiroshima e Nagasaki”.
O diretor regional do Sesc e Senac Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, pontuou que, “vamos sempre lembrar desse fato histórico tão marcante e atuar de forma incisiva pela busca constante da paz. É uma exposição que já esteve em outros estados como São Paulo, no Distrito Federal e, em Goiás, o Sesc compartilha com outras instituições para dar espaços a exposições como essa que nos faz refletir e rever a história mundial”.
Durante a Segunda Guerra Mundial, no dia 6 de agosto de 1945, às 8h15 da manhã, os Estados Unidos (EUA) explodiram a bomba atômica sobre a cidade japonesa de Hiroshima.
A segunda bomba foi lançada e explodiu em Nagasaki (Japão), no dia 9 de agosto daquele ano, às 11h02. As datas tornaram-se emblemáticas e são lembradas pelos sobreviventes, países e instituições em todos os continentes como forma de inspirar, propagar e reforçar a cultura da paz entre os povos e as nações.
Serviço: Exposição 80 anos de Hiroshima e Nagasaki – “inspirando a cultura da paz” | Sesc Centro
Data da abertura: 23/8/25, às 15h (evento fechado)
Data da exposição para o público: de 25/8 a 2/9/25
Horário: das 9h às 18h
Onde: Sesc Centro – Rua 15 – Centro
Entrada: Gratuita