As tradições culturais do interior de Goiás estão no centro da nova exposição da artista Selma Di Medeiros, que comemora 30 anos de carreira. A mostra será inaugurada na nesta quinta-feira (4/9), às 19h, no Instituto Rizzo, em Goiânia, com entrada gratuita, e visitação ao público até 12 de setembro.
A exposição reúne 30 telas que retratam a estética popular típica do sertão goiano, revelando as belezas e rusticidades do campo. A programação conta ainda com apresentações artísticas de catira e sanfoneiros do município de Pontalina.
O projeto foi viabilizado pela Política Nacional de Fomento à Cultura Aldir Blanc (Pnab), operacionalizada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás).
Tradição sertaneja em cores
Segundo Selma Di Medeiros, os visitantes poderão vivenciar um passeio pelos cômodos de uma casa imaginária. “Uma casa de caboclo, onde o maior luxo é a simplicidade — seus quintais, seus afazeres. A mensagem que tento passar por meio das minhas telas é que não devemos esquecer de onde viemos, mesmo diante de tanta tecnologia”, afirma.
Com curadoria de Fernanda Porto, a mostra propõe ao público uma viagem ao passado, evocando a vivência das raízes sertanejas goianas sob uma nova ótica, como uma visita à casa dos avós.
“Há 30 anos, a artista Selma Di Medeiros constrói esse olhar de memórias do cotidiano goiano em cores vividas. Cenas como o café fumegando no fogão a lenha, as janelas abertas para o quintal, o cheiro da madeira e as conversas que costuram o tempo devagar. Em suas telas, a vida não corre, repousa”, destaca a curadora.
Serviço: Exposição Selma Di Medeiros: 30 anos de Arte e Tradição
Abertura: Quinta-feira (4/9), às 19h
Visitações: Até o dia 12 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Onde: Instituto Rizzo – Avenida Cora Coralina, nº 242 – Setor Sul
Entrada: Gratuita
Mais informações: @selma_di_medeiros
Fotos: Natascha Paolini