O edital Mestres e Mestras da Cultura será lançado na próxima sexta-feira (29/8) pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás), durante a abertura do 1º Fórum de Patrimônio Material e Imaterial do Estado de Goiás, em Alto Paraíso de Goiás.
Ao todo, serão destinados R$ 1,2 milhão com recursos do Fundo de Arte e Cultura (FAC). A iniciativa contemplará 120 mestres e mestras da cultura popular e tradicional, com premiação individual de R$ 10 mil. As inscrições estão previstas para serem abertas no dia 8 de setembro, pela Plataforma Baru (sistemabaru.cultura.go.gov.br).
Sobre o Fórum de Patrimônio da Secult Goiás
O 1º Fórum de Patrimônio Material e Imaterial do Estado de Goiás será realizado de 29 a 31 de agosto de 2025, no campus da UnB Cerrado, em Alto Paraíso de Goiás. Inédito no estado, o evento é promovido pela Secult Goiás, por meio da Superintendência de Patrimônio Histórico e Artístico, com o objetivo de fortalecer políticas culturais voltadas à valorização e à salvaguarda do patrimônio goiano.
Com o tema “Patrimônio e Território: fronteiras culturais e paisagens de resistência”, o encontro reunirá gestores públicos, mestres da cultura, pesquisadores, agentes culturais, instituições de ensino e representantes dos 246 municípios goianos, em um espaço de diálogo, escuta qualificada e construção coletiva de diretrizes para o futuro do patrimônio cultural no estado.
A programação inclui painéis sobre Território e Identidade Cultural, Educação Patrimonial e Formação, Salvaguardas e Políticas Públicas e Patrimônio e Sustentabilidade. Estão previstas também oficinas práticas sobre registros, inventários, legislação e financiamento cultural; uma Roda de Saberes, que promoverá o encontro entre mestres e comunidades; e a Feira Cultural do Cerrado, com exposição de saberes, produtos da sociobiodiversidade, comidas tradicionais e manifestações culturais.
As atividades visam mapear desafios, inspirar boas práticas, valorizar os mestres da cultura e os saberes tradicionais, promover a educação patrimonial e subsidiar políticas públicas mais efetivas e territorializadas. A programação completa também está disponível no site da Secult (goias.gov.br/cultura).
O evento conta com o apoio da Prefeitura de Alto Paraíso, da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Alto Paraíso de Goiás (Aciap), da Archaios Engenharia, da Marsou Engenharia e da Plana Projetos e Serviços.