A Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás) convocou 82 suplentes do Edital de Mestras e Mestres da Cultura Popular, do Fundo de Arte e Cultura (FAC). A lista completa pode ser consultada no site da pasta (goias.gov.br/cultura).
A novidade deste ano é a suplementação orçamentária inédita, aprovada pela Secult, que garantiu o atendimento de um número muito maior de projetos. Dos 82 suplentes convocados, 10 foram contemplados com sobras do edital original e 72 graças ao reforço de R$ 720 mil liberados pela pasta destinado exclusivamente para ampliar o alcance da política pública.
Segundo a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, a suplementação representa um investimento direto em quem movimenta a economia local.
“Esse recurso extra não é apenas um reconhecimento simbólico dos guardiões dos saberes tradicionais. É um investimento real em quem gera emprego, renda e faz a economia circular. Os mestres e mestras da cultura popular impulsionam serviços, oficinas, produção artesanal, festividades, costura, música, gastronomia e eventos, fortalecendo toda uma cadeia produtiva regional”, destaca.
O valor original do edital (Edital 6/2025) era de R$ 1,2 milhão, beneficiando 120 mestres e mestras. Com a suplementação, o total investido chegou a R$ 1,92 milhão, ampliando para 202 o número de contemplados.
Yara ressalta ainda o impacto direto nas comunidades tradicionais. “Com essa ampliação, garantimos que o recurso chegue à ponta, fortalecendo Kalungas, Quilombolas e grupos que mantêm viva a cultura popular goiana. Nosso objetivo é promover autonomia, preservar tradições e estimular o empreendedorismo cultural”, afirma.
FAC 2025 da Secult Goiás
Além do edital de Mestres e Mestras, a Secult lançou, neste ano, outros seis editais do FAC, totalizando um investimento de R$ 10,6 milhões para projetos culturais.
Já foram lançados os editais de Difusão de Eventos (R$ 3,4 milhões); Festejos Tradicionais e Populares (R$ 2 milhões); Estruturação de Bandas, Corais e Fanfarras (R$ 1 milhão); Prêmio de Literatura Bariani Ortêncio (R$ 300 mil); e o de Manifestações Carnavalescas (R$ 2 milhões).












