A Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás) arrecadou, em 2024, mais de 3,57 toneladas de alimentos e 2,1 mil litros de leite para beneficiar famílias em situação de vulnerabilidade.
As doações foram entregues à Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), instituição reconhecida por seu trabalho de assistência social, que realizará a distribuição dos donativos.
O expressivo volume de arrecadações foi alcançado por meio de iniciativa da Secult, que criou uma política de incentivo à solidariedade.
Mais sobre portaria da Secult Goiás
De acordo com a titular da Secult Goiás, Yara Nunes, foi oficializada em 2024 uma portaria que estabelece que artistas que promovam ações sociais poderão obter um desconto no aluguel de espaços culturais gerenciados pela pasta em Goiânia, como o Centro Cultural Martim Cererê, Teatro Goiânia, Vila Cultural Cora Coralina, entre outros.
“O setor cultural abraçou essa iniciativa, o que tornou possível a criação dessa grande corrente de solidariedade, demonstrando a importância da união entre políticas culturais e sociais”, destaca Yara Nunes.
A Portaria nº 162, de 16 de junho de 2024, estabelece descontos progressivos de até 80% no valor do aluguel do espaço cultural caso o evento faça alguma ação de contrapartida social, como a doação de alimentos. A iniciativa reforça o compromisso da Secult em integrar cultura e responsabilidade social, ampliando o impacto das ações culturais em Goiás.