No último sábado (6/9), a Prefeitura de Goiânia aplicou mais de R$ 2,1 mil doses de vacinas. A imunização foi realizada na terceira edição de iniciativa que promove a abertura ampliada de postos de vacinação no município todo primeiro sábado do mês.
Em setembro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ofertou vacinação em 27 unidades de saúde de todas as regiões da cidade e também no Goiânia Shopping. “Buscamos ofertar as vacinas de forma mais ágil e próxima da residência das pessoas, para facilitar o acesso aos imunizantes e ampliar as coberturas vacinais”, disse o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer.
“É uma ação que tem resultados muito positivos na proteção da saúde da nossa população, com a prevenção de doenças graves e evitáveis, de forma gratuita”, afirmou Pellizzer. De acordo com a SMS, as vacinas mais buscadas neste sábado foram os imunizantes contra Influenza, HPV e sarampo.
Alerta sobre a vacinação em Goiânia
A SMS ainda alertou a população sobre a necessidade de vacinação contra febre amarela, depois que um caso da doença em um macaco foi registrado na cidade de Abadia de Goiás. “A febre amarela é uma doença cíclica, com maior incidência a cada oito anos e Abadia é um município limítrofe a Goiânia”, destacou o superintendente de Vigilância em Saúde da capital, Flávio Toledo.
“É muito importante que a população busque se imunizar, para evitar surtos da doença neste momento em que o vírus volta a circular em áreas próximas”, disse o superintendente. “A febre amarela é uma doença com evolução abrupta e alta letalidade nas formas graves”, afirma Flávio.
Segundo a SMS, Goiânia não tem nenhum caso de febre amarela em macacos ou humanos registrado neste ano. Com a identificação do vírus nas proximidades do município, a secretaria intensificou ações de vigilância.
“As equipes de zoonoses iniciaram a captura de mosquitos transmissores em áreas estratégicas da cidade. Os mosquitos capturados são encaminhados para análise laboratorial para detecção do vírus e mapeamento de áreas de risco”, explicou o superintendente.
A cobertura vacinal para febre amarela em Goiânia é de 66,3%. A vacinação contra a doença é oferecida em todas as salas de vacina da capital. O esquema vacinal é composto de duas doses, aos nove meses e aos quatro anos de idade. Para pessoas de 5 a 59 anos, o imunizante é oferecido em dose única.