A Rua do Lazer, no Centro de Goiânia, está passando por uma revitalização. As obras, no trecho entre a Avenida Anhanguera e a Rua 3, que é exclusivo para pedestres, estão sendo realizadas pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg).
A rua, repleta de memória afetiva e com forte apelo cultural para quem vive e trabalha na Região Central da capital, está ganhando novos bancos, mesas com assentos, lixeiras e um calçamento completamente recuperado, com piso tátil e acessibilidade.
A iluminação também foi reforçada, algumas fachadas receberam pintura nova e o paisagismo ganhou um cuidado especial, com mais de 300 metros quadrados de grama esmeralda plantados, além da poda e preservação de árvores e arbustos que compõem a identidade do espaço.
“Eu e meus irmãos sempre sonhamos em ter algo aqui na Rua do Lazer. Uma das metas que a gente tinha seria fazer parte, justamente, da revitalização deste local, porque nós somos amantes da cultura do Centro, estamos muito engajados aqui com essa região de Goiânia que, particularmente, é um dos centros mais bonitos que tem no Brasil”, comenta Lucas Coutinho, um dos proprietários do Seu Coutinho, bar que abriu na última sexta-feira (18/7).
“Inauguramos nosso estabelecimento há dois meses e ficou bom, deu outra cara, estava bastante abandonado. Agora, com essa revitalização, com grama nova e mudas recém-plantadas, esperamos que mais comerciantes venham para o local e que tudo possa se manter como está, bem cuidado e mais seguro”, destacou o empresário Thiago Cavalcante, também dono de um bar na Rua do Lazer.
A Rua do Lazer, que já tinha o Bira’s Bar e o Central Rock Bar, ganhará outros estabelecimentos nos próximos meses.
Eventos culturais na Rua do Lazer
Um dos destaques da obra é a recuperação do paredão do Beco da Cultura, com cem metros de arte urbana a céu aberto. Em parceria com a Companhia de Teatro Carlos Moreira, o espaço foi preparado para receber novas exposições.
A idéia, agora, é lançar um chamamento público para selecionar artistas e instalar quadros de vidro ao longo do muro. A primeira mostra será uma homenagem à diversidade artística goiana, com destaque para artistas negros, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência. “A arte aqui sempre foi resistência. Ter esse paredão recuperado é como devolver a alma da Rua do Lazer”, afirma Carlos Moreira, idealizador do projeto.
Além da requalificação visual, a estrutura da Rua do Lazer também está pronta para receber eventos culturais, apresentações musicais, feiras e atividades gastronômicas.
A proposta é transformar o espaço em “um ponto de encontro seguro, vibrante e acessível para todas as idades”, de acordo com a Prefeitura de Goiânia.
Para Cleber Aparecido Santos, presidente da Comurg, o projeto vai muito além de uma intervenção urbana. “Estamos falando de valorização histórica e da retomada da Rua do Lazer como polo cultural e comercial de Goiânia. A cidade ganha, os comerciantes ganham e a população reencontra um lugar de afeto”, diz.