Aproveite a Cidade
No Result
View All Result
Aproveite a Cidade
  • Novidades
  • Cidades
    • Goiânia
    • Aparecida de Goiânia
    • Goiás
    • Pirenópolis
    • Alto Paraíso
    • São Paulo
    • Anápolis
  • Gastronomia
  • Agenda Cultural
  • Vídeos
  • Contato
  • Conheça
No Result
View All Result
Aproveite a Cidade
No Result
View All Result

Projeto Maria da Penha nas Escolas amplia atuação em 2025

Programa conta com novidades em nova circulação no mês de março: como a entrada em universidades

by Redação
Publicado em 07/03/2025 às 15:53
Projeto Maria da Penha nas Escolas amplia atuação em 2025

Atividade conta com palestras e entrega de livros para cerca de 8 mil pessoas entre os dias 13 a 29 de março | Foto: Divulgação

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsappCompartilhar por E-mail

O Projeto Maria da Penha nas Escolas inicia uma nova etapa de circulação, em Goiânia, entre os dias 13 e 29 de março de 2025. Com apoio da Coordenadoria da Mulher e do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) na impressão de livros, as atividades com palestra e entrega do livro em quadrinhos estão programadas em instituições de ensino estratégicas, como o Lyceu, dentre outras escolas que fazem parte da história da capital.

Ao todo, o público esperado nesta nova circulação é de mais de 8 mil pessoas ao longo do mês, de acordo com a idealizadora e historiadora Manoela Barbosa. Outra novidade é a chegada dos exemplares em universidades na capital. Até então, o projeto havia alcançado crianças de até 10 anos em 2022, com os livros da primeira edição. 

LEIA TAMBÉM

Confira o funcionamento dos espaços da Secult Goiás no feriado da fundação da cidade de Goiás

Confira o funcionamento dos espaços da Secult Goiás no feriado da fundação da cidade de Goiás

Cia Corpo na Contramão apresenta “Dangerosíssima Viagem” no Orum Aiyê Quilombo Cultural e no Esparta Arte e Cultura

Cia Corpo na Contramão apresenta “Dangerosíssima Viagem” no Orum Aiyê Quilombo Cultural e no Esparta Arte e Cultura

A segunda edição, lançada em 2024, no Congresso Nacional, em Brasília, é recomendada para jovens a partir de 10 anos, no Ensino Fundamental 2,  Ensino Médio e Ensino Superior.

No último dia da “maratona”, a equipe do projeto chegará ao Sebrae Goiás, onde a fundadora do projeto, Manoela Barbosa, compartilhará sua experiência pessoal e a trajetória da iniciativa com cerca de 2 mil mulheres durante o evento Sebrae Delas.

A programação foi planejada para coincidir com o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, uma data que simboliza a luta por direitos e igualdade de gênero.

O período é propício para aprofundar debates sobre a violência contra a mulher e ressaltar a importância de projetos educacionais que promovam a conscientização desde cedo, como feito pela Skambau Produções, que realiza o projeto.

“É com muito entusiasmo que lançamos essa circulação para acontecer com 8 mil pessoas em espaços que não havíamos alcançado anteriormente”, destaca Manoela.

“O apoio da Coordenadoria e TJGO na impressão dos novos exemplares contribui e fortalece esse espaço e essa relação de comprometimento com o debate, alcançado a realidade de diversas mulheres, homens e famílias em Goiânia, onde vamos concentrar a distribuição nesta nova circulação de março” acrescenta.

A fundadora do projeto ressalta ainda que este é o momento onde potencializam o compromisso do projeto, das pessoas envolvidas e profissionais que se colocam à disposição para contribuir neste processo de educação.

“Com muita dedicação nossa estratégia deve ser ampliada e continuada e alcançando mais realidades em todos os espaços. É com muita honra que nos preparamos para este momento e com apelo convidamos a sociedade goiana a fortalecer essa iniciativa, acompanhando as ações que estarão  acontecendo. Além disso, se inspirarem no que fazemos para enfatizar a necessidade desse papel educativo, especialmente com a juventude, sobre este tema para que índices alarmantes como o que temos deixem de ser contínuos”, pontua.

Sobre o Projeto Maria da Penha nas Escolas

Fundado em 2016, o projeto surgiu a partir de experiências formativas sobre violência contra a mulher com profissionais de educação e estudantes da rede pública municipal de Morrinhos, em Goiás.

Identificando a necessidade de materiais didáticos adequados para abordar o tema com crianças e adolescentes, em 2017 foi elaborado um livro em quadrinhos direcionado a crianças a partir de cinco anos, disponível em versão colorida e acessível (tamanho ampliado e braille) para pessoas com deficiência visual.

Em 2022, no Dia Nacional da Literatura Infantil (18 de abril), foi realizado o lançamento da primeira versão do livro em quadrinhos na Câmara Municipal de Goiânia, com recursos do Fundo Estadual de Arte e Cultura de Goiás. Em 2024, no dia 5 de março, uma segunda versão foi lançada no Congresso Nacional, em Brasília, ampliando a faixa etária para 10 anos e incorporando novos temas e discussões.

Até o momento, foram distribuídos 32 mil exemplares, incluindo 290 em braille, em cinco estados e 65 cidades goianas. A expectativa é entregar mais 8 mil livros durante o mês de março.

A obra, escrita por Manoela e ilustrada por Zaia Ângelo, conta a história de Maria da Penha, farmacêutica brasileira que se tornou símbolo do combate à violência doméstica no país. Disponível também em braille, o livro acompanha um Manual do Professor, com orientações e sugestões de atividades a serem realizadas a partir da leitura.

Para ter um efeito na prática, a idealizadora do projeto explica que é feito um treinamento com os docentes para abordarem com maior precisão o tema dentro das salas de aula.

O projeto mantém ainda uma estrutura baseada em ações formativas, como palestras e diálogos, voltadas para profissionais da educação básica e estudantes a partir de 10 anos, mostrando que a discussão vale para qualquer idade e nunca é tarde para debater e sinalizar o tema dentro de casa.

Todas as atividades incluem a distribuição dos livros em quadrinhos como material didático pedagógico, garantindo que as versões em braille sejam disponibilizadas nas salas de atendimento educacional especializado.

O projeto já vem sendo reconhecido ao longo dos últimos anos e ganhando ainda mais força. O material é ainda reconhecido pelo Fortalece PSE, vinculado ao Ministério da Educação e Ministério da Saúde. A própria Maria da Penha também conheceu o projeto de perto e validou a obra.

Expansão

Neste ano, o apoio do TJGO fortalece e aumenta este alcance. Além das escolas, a iniciativa será expandida para universidades, como o Centro Universitário Alves Faria (UniAlfa), a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) e a Faculdade Monte Pascoal.

Essa expansão visa atingir um público mais amplo e diversificado, promovendo discussões aprofundadas sobre violência de gênero e direitos humanos.

Neste primeiro momento, alunos dos cursos de Psicologia e Direito serão contemplados. Já nas próximas circulações, segundo Manoela, a iniciativa chegará em novas cidades pelo Brasil, incluindo São Paulo, e novos cursos dentro das faculdades devem ser inseridos.

Dados

A necessidade de iniciativas como o “Maria da Penha nas Escolas” é evidenciada por dados preocupantes. Em 2023, mais de 1,2 milhão de mulheres foram vítimas de algum tipo de violência no Brasil, incluindo homicídios, feminicídios, agressões em contexto de violência doméstica, ameaças, perseguições, violência psicológica e estupros.

Mulheres negras são as mais afetadas, e houve um aumento de 0,8% nos casos de feminicídio em relação a 2022.

Esses números refletem a persistência do machismo estrutural na sociedade brasileira, que alimenta a violência de gênero.

Especialistas apontam que, enquanto o problema for tratado apenas sob o viés do Direito Penal, sem investimentos significativos em educação para desconstruir estereótipos de gênero e promover relações igualitárias, os índices de violência tendem a permanecer elevados.

Veja abaixo cronograma das escolas e universidades confirmadas para a circulação de março de 2025

• 13/3: Colégio Estadual Pedro Gomes
• 14/3: Colégio Estadual Amália Hermano e Faculdade Monte Pascoal
• 17/3: Escola Municipal de Educação Integral Wilsonina de Fátima Silva Batista e UniAlfa
• 18/3: Escola Irmã Gabriela do Conjunto Riviera e Escola Vila Lume
• 20/3: Centro de Ensino em Período Integral Lyceu de Goiânia e CEPI José Honorato
• ⁠21/3: Colégio Mais Ânima e  PUC Goiás
• ⁠29/3: Sebrae Goiás

Tags: aproveite a cidadegoiâniagoiásProjeto Maria da Penha nas Escolas

Notícias relacionadas

Exposição Caelestis ocupa Vila Cultural Cora Coralina a partir de agosto
Goiânia

Exposição Caelestis ocupa Vila Cultural Cora Coralina a partir de agosto

A partir do dia 1º de agosto, a Vila Cultural Cora Coralina, no Centro de Goiânia, recebe a exposição Caelestis, fruto do projeto Senac Fashion School, que reúne 12 esculturas...

Read moreDetails
Jorgelina Forero conduz workshop de dança circular em Goiânia
Goiânia

Jorgelina Forero conduz workshop de dança circular em Goiânia

Goiás receberá a focalizadora de danças circulares Jorgelina Forero pela primeira vez neste final de semana. De sexta-feira (25/7) até domingo (27/7), ela estará em Goiânia para conduzir o quinto...

Read moreDetails
Economia em Goiás é a 3ª que mais cresce no Brasil
Goiânia

Economia em Goiás é a 3ª que mais cresce no Brasil

A economia em Goiás foi a terceira com maior crescimento no país na variação acumulada no ano, de janeiro a maio de 2025, segundo o Índice de Atividade Econômica Regional...

Read moreDetails
MotoGP divulga calendário de 2026 e confirma data de corrida em Goiânia
Goiânia

MotoGP divulga calendário de 2026 e confirma data da corrida em Goiânia

A organização da MotoGP divulgou, nesta quarta-feira (24/7), o calendário oficial do Mundial de Motovelocidade para 2026. O GP do Brasil, que será realizado em Goiânia, acontece entre os dias...

Read moreDetails
Com goiana Maria Paula Marini, filme “Um Lobo entre os Cisnes”, que estreia em todo o Brasil
Goiânia

Com goiana Maria Paula Marini, filme “Um Lobo entre os Cisnes”, que estreia em todo o Brasil

Estreia nesta quinta-feira (25/7), nos cinemas de todo o Brasil, o filme “Um Lobo entre os Cisnes”, dirigido por Marcos Schechtman e Helena Varvaki, e com a atriz goiana Maria...

Read moreDetails
Trecho da Avenida 24 de Outubro passa a ter sentido único a partir desta quinta-feira (24/7)
Goiânia

Trecho da Avenida 24 de Outubro passa a ter sentido único a partir desta quinta-feira (24/7)

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET), deu início, na noite da quarta-feira (23/7), à mudança de sentido na Avenida 24 de Outubro, no...

Read moreDetails
Cine Cultura estreia 3 filmes e promove sessões gratuitas na última semana das férias
Goiânia

Cine Cultura estreia 3 filmes e promove sessões gratuitas na última semana das férias

O Cine Cultura, no Centro de Goiânia, tem nesta semana, entre os dias 24 e 30 de julho, a estreia de três filmes inéditos e sessões especiais com entrada gratuita....

Read moreDetails
Concurso de Fotografia Art Déco de Goiânia recebe mais de 500 inscrições
Goiânia

Concurso de Fotografia Art Déco de Goiânia recebe mais de 500 inscrições

O Concurso de Fotografia Art Déco, realizado pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), e em parceria com a Elysium Sociedade Cultural, recebeu mais de 500...

Read moreDetails
logo-branco

Siga-nos

Navegue

  • Anápolis
  • Aparecida de Goiânia
  • Goiânia
  • Goiás
  • Pirenópolis
  • Rio de Janeiro
  • São Paulo
  • Vitória
  • Gastronomia

Institucional

  • Contato
  • Conheça
  • Políticas do site e termos de uso
seja-curioso

© 2024 Aproveite a Cidade. Todos os direitos reservados.

No Result
View All Result
  • Novidades
  • Cidades
    • Goiânia
    • Aparecida de Goiânia
    • Goiás
    • Pirenópolis
    • Alto Paraíso
    • São Paulo
    • Anápolis
  • Gastronomia
  • Agenda Cultural
  • Vídeos
  • Contato
  • Conheça

© 2023 Aproveite a Cidade. Todos os direitos reservados