A arte circense chega ao Centro Educacional Bilíngue de Surdos de Goiânia nesta sexta-feira (12/12), às 8h, encerrando o projeto “Circular – Ilusões Orbitais”, idealizado pela artista goiana Susana Santos. Os alunos e a comunidade da Associação dos Surdos de Goiânia (ASG) poderão assistir a uma performance bambolística e participar de uma oficina de manipulação de bambolês e expressão corporal. A atividade contará com intérprete de Libras.
Contemplado na Lei Municipal de Incentivo à Cultura e contando com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Goiânia, o projeto de Susana Santos propõe o resgate da memória do bambolê.
Durante a apresentação e a oficina, são demonstradas “as diversas possibilidades de uso desse brinquedo tão conhecido pelas crianças, resgatando sua utilidade em uma infância contemporânea cada vez mais distante da brincadeira”, explica a artista.
A inserção das artes circenses no ambiente escolar amplia as possibilidades de interação social e contribui para tornar a rotina mais lúdica, estimulando o olhar estético das crianças e criando memórias significativas. Isso pode ser percebido de forma poética e vivencial ao se assistir à apresentação de mãe e filha — Susana Santos e sua filha Açucena, de 9 anos — que brincam com o universo mágico dos bambolês.
Três outras apresentações foram realizadas em Goiânia durante a Semana da Criança, em outubro de 2025, nas escolas municipais Donata Monteiro da Motta, Brice Francisco Cordeiro e João Braz.
O projeto “Circular – Ilusões Orbitais” também conta, em sua equipe, com Carlos Cipriano na produção, Pennélope Avelar e Aura Agape na assistência, e Gustavo Furlaneto como compositor da trilha sonora do espetáculo.
Além dos estudantes, professores, cuidadoras e demais profissionais das escolas também são convidados a acompanhar os movimentos de manipulação do bambolê, o contato com esse objeto e as diferentes figuras que se formam durante a performance, explorando a potencialidade imagética do formato circular do bambolê.
Serviço: “Circular – Ilusões Orbitais” – Apresentação e oficina de bambolê
Quando: Sexta-feira (12/12), das 8h às 9h30
Onde: Centro Educacional Bilíngue de Surdos de Goiânia
Público: Apresentação exclusiva para Alunos e a comunidade do Centro Educacional Bilíngue de Surdos de Goiânia – Associação dos Surdos de Goiânia (ASG)












