Aproveite a Cidade
No Result
View All Result
Aproveite a Cidade
  • Novidades
  • Cidades
    • Goiânia
    • Aparecida de Goiânia
    • Goiás
    • Pirenópolis
    • Alto Paraíso
    • São Paulo
    • Anápolis
  • Gastronomia
  • Agenda Cultural
  • Vídeos
  • Contato
  • Conheça
No Result
View All Result
Aproveite a Cidade
No Result
View All Result

Projeto Cinemas Negros no Feminino tem 1ª sessão em Goiânia

Iniciativa, que tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, destaca a produção cinematográfica de mulheres negras brasileiras e oferece debates com convidadas no dia 29 de março

by Da Redação
Publicado em 28/03/2025 às 09:20
Projeto Cinemas Negros no Feminino tem 1ª sessão em Goiânia

Bastidores do filme “Me farei ouvir” (2022), dirigido por Bianca Novais e Flora Egécia | Foto: Divulgação

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsappCompartilhar por E-mail

Em um cenário onde as vozes das mulheres negras no cinema brasileiro buscam maior representatividade, iniciativas que celebram e promovem essas narrativas tornam-se essenciais. É nesse contexto que surge o projeto “Cinemas Negros no Feminino: afeto e pertencimento além das telas”, que prepara a publicação de uma coletânea inédita organizada por Ceiça Ferreira e Edileuza Penha de Souza.

A obra reúne mais de 20 textos, incluindo ensaios, entrevistas e artigos científicos, destacando a atuação de mulheres negras em diversas funções do cinema brasileiro, como direção, produção, roteiro, cenografia, som e fotografia.

LEIA TAMBÉM

Exposição “Novas Aquisições – Coleção Artistas Goianos” é prorrogada no Centro Cultural Octo Marques

Exposição “Novas Aquisições – Coleção Artistas Goianos” é prorrogada no Centro Cultural Octo Marques

Basileu França apresenta espetáculo gratuito de dança

Basileu França apresenta espetáculo gratuito de dança

Com o objetivo de valorizar e reconhecer o trabalho dessas profissionais, o projeto distribuirá gratuitamente exemplares do livro para escolas de cinema, universidades e instituições culturais em todo o Brasil. Além disso, serão realizadas cinco sessões gratuitas de filmes dirigidos por cineastas negras no Cineclube Maria Grampinho, localizado no Sertão Negro Ateliê e Escola de Artes, em Goiânia.

Cada exibição será seguida de debates e rodas de conversa com as realizadoras, promovendo a democratização da cultura e inspirando novas gerações de artistas negras.

“Almejamos destacar as poéticas, críticas e práticas cinematográficas desenvolvidas por mulheres negras. Ao criarem e transformarem histórias em filmes, elas trazem sonhos, afetos e memórias para as telas do cinema”, afirma Edileuza Penha de Souza.

A primeira sessão acontece neste sábado (29/3), às 17h, com a exibição do filme “Me farei ouvir” (2022), dirigido por Bianca Novais e Flora Egécia. O documentário aborda a sub-representação feminina na política brasileira, apresentando narrativas de mulheres que conquistaram espaços e ecoaram suas vozes.

Após a exibição, haverá uma roda de conversa com a líder quilombola Lucilene Kalunga, a secretária municipal Elenízia da Mata, a historiadora Rosinalda Olasènì Quilombola Omó Ifà e a pesquisadora e também líder quilombola Marta Quintiliano.

“Queremos destacar a pluralidade do audiovisual feito por mulheres negras brasileiras e contribuir para a formação crítica do público, além de incentivar jovens cineastas e artistas negras a contarem suas próprias histórias”, ressalta Ceiça Ferreira.

O projeto conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e apoio do Cineclube Maria Grampinho. A realização é do Sertão Negro e da Sebastiana Mídias e Produções.

Sobre as organizadoras:

Ceiça Ferreira é professora e pesquisadora do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB), desenvolve atividades de ensino, pesquisa, curadoria e extensão nas áreas de comunicação e cultura, raça, gênero e sexualidade no cinema e no audiovisual.

Em 2024 integrou a comissão de seleção da 6ª edição do Laboratório Negras Narrativas, da Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (Apan) e juntamente com Lidiana Reis, organizou o livro “Águas Correntes: Mulheres no Audiovisual do Centro-Oeste”.

Edileuza Penha de Souza é professora, cineasta e pesquisadora brasileira. Pós-doutora em Comunicação e doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), com estágio e atuação na Cátedra de Documentário na Escuela Internacional de Cine y TV (EICTV), de San Antonio de los Banõs/Cuba.

Seu último filme, “Vão das almas” (2023) dirigido em parceria com Santiago Dellape, recebeu dezenas de premiações no Brasil e no exterior. Edileuza é idealizadora e organizadora da Mostra Competitiva de Cinema Negro – Adelia Sampaio. Tem experiência em ensino, pesquisa, curadoria e consultoria nas áreas de educação das relações étnico-raciais, educação quilombola, cinema negro e cineastas negras no Brasil.

Sobre o Cineclube Maria Grampinho

Inspirado por Maria da Purificação, conhecida como Maria Grampinho, uma personagem histórica da Cidade de Goiás que carregava consigo histórias e sonhos, o Cineclube Maria Grampinho foi fundado e é dirigido pela pesquisadora Ceiça Ferreira.

Dedicado à exibição e discussão de filmes dirigidos ou protagonizados por pessoas negras, o cineclube visa visibilizar e incentivar a criação de novas narrativas no audiovisual brasileiro. A curadoria é realizada por meio dos projetos “Tela Preta” e “Cartografias do Audiovisual Negro Brasileiro”, coordenados por Ceiça no curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Desde maio de 2022, o cineclube promove sessões mensais gratuitas aos sábados, seguidas de debates ou rodas de conversa com cineastas e estudiosos dos temas abordados. Além de ser um espaço educativo sem fins lucrativos, o Cineclube Maria Grampinho visa à democratização da cultura e oferece uma opção de lazer na região norte de Goiânia.

“O Cineclube Maria Grampinho é um espaço dedicado à exibição e discussão de filmes dirigidos ou protagonizados por pessoas negras, buscando visibilizar e incentivar a criação de novas imagens e narrativas”, explica Ceiça Ferreira.

Sobre o Sertão Negro Ateliê e Escola de Artes

Idealizado em 2021 pelo artista visual Dalton Paula e pela pesquisadora Ceiça Ferreira, iniciou suas atividades em 2022. Localizado no Setor Shangri-la, região norte de Goiânia, o espaço oferece residências artísticas, aulas de capoeira, cerâmica, gravura e sessões do Cineclube Maria Grampinho.

Além disso, desenvolve projetos de gestão socioambiental e eventos que destacam a cultura e as tradições afro-brasileiras. O Sertão Negro visa promover diálogos entre as artes visuais, o meio ambiente e os saberes tradicionais de base afro-brasileira e africana, destacando-se no cenário artístico brasileiro e facilitando conexões entre artistas, curadores, galeristas e colecionadores.

O projeto “Cinemas Negros no Feminino: afeto e pertencimento além das telas” reforça o compromisso com a valorização da cultura afro-brasileira e a promoção da diversidade no cenário audiovisual nacional.

 

 

Serviço: Sessão inaugural do projeto Cinemas Negros no Feminino: afeto e pertencimento além das telas

Quando: 29 de março (sábado).

Horário: às 17h.

Onde: Sertão Negro Ateliê e Escola de Artes (Setor Shangri-la, Goiânia, GO).

Entrada: Gratuita

Tags: aproveite a cidadegoiâniagoiásProjeto Cinemas Negros no Femininosertão negro

Notícias relacionadas

2ª edição Festival do Bem reuniu mais de 25 mil pessoas e arrecada 50 toneladas de alimentos em Goiânia
Goiânia

2ª edição Festival do Bem reuniu mais de 25 mil pessoas e arrecada 50 toneladas de alimentos em Goiânia

A capital goiana recebeu, entre os dias 22 e 24 de outubro, a 2ª edição do Festival do Bem Goiânia. Mais de 25 mil pessoas participaram do evento, que arrecadou...

Read moreDetails
Animações goianas levam cultura regional às telas
Goiânia

Animações goianas levam cultura regional às telas

Celebrado em 28 de outubro, o Dia Internacional da Animação homenageia a primeira exibição pública de imagens animadas, realizada em 1892 em Paris. Já no Brasil a animação vive um...

Read moreDetails
Caravana de Natal Coca-Cola 2025: confira datas e cidades em Goiás
Goiânia

Caravana de Natal Coca-Cola 2025: confira datas e cidades em Goiás

A partir do dia 28 de novembro, a tradicional Caravana de Natal Coca-Cola começa a circular por diversas  cidades de Goiás. Os caminhões iluminados rodarão por 10 municípios goianos até...

Read moreDetails
Diego e Victor Hugo sobem ao palco do Festival do Bem 2025
Goiânia

Diego e Victor Hugo sobem ao palco do Festival do Bem 2025

A segunda noite do Festival do Bem tem Diego e Victor Hugo embalando o público em noite gratuita, a partir das 19h, no Parque de Exposições Agropecuárias de Goiânia. O...

Read moreDetails
Goiânia recebe Caravana do Futebol Feminino Petrobras com programação gratuita
Goiânia

Goiânia recebe Caravana do Futebol Feminino Petrobras com programação gratuita

Até o dia 28 de outubro, Goiâniaf recebe a Caravana do Futebol Feminino Petrobras, projeto itinerante que percorre o país com atividades gratuitas voltadas à promoção e valorização do futebol...

Read moreDetails
Prefeitura celebra aniversário de Goiânia com desfile cívico-militar
Goiânia

Prefeitura celebra aniversário de Goiânia com desfile cívico-militar

A Prefeitura de Goiânia realiza nesta sexta-feira (24/10) o Desfile Cívico-Militar para celebrar o aniversário de 92 anos da capital goiana. Ação será a partir das 8h, na Avenida 24...

Read moreDetails
Maratona Cultural celebra o aniversário de 92 anos de Goiânia com sarau, música e artes visuais
Goiânia

Maratona Cultural celebra o aniversário de 92 anos de Goiânia com sarau, música e artes visuais

A Maratona Cultural do Ponto de Cultura Novo Ato, no Setor Crimeia Leste, recebe uma celebração especial pelo aniversário de Goiânia nesta sexta-feira (24/10). A partir das 20h, quem for...

Read moreDetails
Unidades culturais da Secult Goiás terão funcionamento especial durante o feriado
Goiânia

Unidades culturais da Secult Goiás terão funcionamento especial durante o feriado

As unidades culturais da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás) manterão uma programação diversificada e gratuita durante o feriado municipal de aniversário de Goiânia (24/10) e do Dia do...

Read moreDetails
logo-branco

Siga-nos

Navegue

  • Anápolis
  • Aparecida de Goiânia
  • Goiânia
  • Goiás
  • Pirenópolis
  • Rio de Janeiro
  • São Paulo
  • Vitória
  • Gastronomia

Institucional

  • Contato
  • Conheça
  • Políticas do site e termos de uso
seja-curioso

© 2024 Aproveite a Cidade. Todos os direitos reservados.

No Result
View All Result
  • Novidades
  • Cidades
    • Goiânia
    • Aparecida de Goiânia
    • Goiás
    • Pirenópolis
    • Alto Paraíso
    • São Paulo
    • Anápolis
  • Gastronomia
  • Agenda Cultural
  • Vídeos
  • Contato
  • Conheça

© 2023 Aproveite a Cidade. Todos os direitos reservados