O Conselho Estadual de Cultura entrega, nesta terça-feira (25/11), as comendas da edição de 2025 do Prêmio Jaburu, premiação que homenageia personalidades e valores da cultura goiana, reconhecendo, desde 1980, talentos que moldam a identidade do Estado. A solenidade é gratuita e será realizada às 19h, no Auditório Mauro Borges (Palácio Pedro Ludovico Teixeira), em Goiânia.
O Troféu Jaburu, maior comenda cultural de Goiás, será concedido ao escritor e professor universitário Ademir Luiz, presidente da União Brasileira de Escritores (UBE) Seção Goiás e ocupante da cadeira 31 da Academia Goiana de Letras (AGL). Além da condecoração principal, serão entregues seis Medalhas de Mérito Cultural, e oito Diplomas de Destaque Cultural do Ano.
A honraria agracia representantes de diferentes linguagens, o que demonstra sua abrangência e seu compromisso com o acompanhamento de toda a produção cultural do Estado.
A primeira homenageada, em 1980, foi a poetisa Cora Coralina, e outras figuras relevantes a receberem a honraria foram Bernardo Élis, Marcos Fayad, Antônio Poteiro, D.J. Oliveira, Bariani Ortêncio, Lêda Selma, entre outros. Em edições recentes, o troféu foi entregue a Marcelo Solá (artes visuais) e a Maria Zita Ferreira (artes cênicas, dança).
Serviço: Solenidade de entrega do Prêmio Jaburu 2025
Quando: Terça-feira (25/11)
Horário: 19h
Onde: Auditório Mauro Borges (Palácio Pedro Ludovico Teixeira) – Rua 82, nº 400 – Centro
Entrada: Gratuita












