A prefeitura de Goiânia começa a implantar conversão à direita em cruzamentos da capital, a partir desta terça-feira (14/1), com intervenções em quatro cruzamentos da cidade, de um total de 15 já mapeados pela Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET). O objetivo é “dar maior fluidez e evitar retenções no trânsito”.
Os primeiros pontos já definidos estão localizados no cruzamento da Avenida T-7 com a Avenida C-4, no Jardim América; Avenida Pires Fernandes com Avenida Tocantins, no Setor Aeroporto; Avenida Independência com a Rua do Contorno, Centro; e na Avenida 3ª Radial com a Rua 1.015, no Setor Pedro Ludovico.
A conversão à direita é uma das inovações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), previstas na Lei nº 14.071/20, que possibilita ao condutor fazer a manobra mesmo diante de sinal vermelho do semáforo. Porém, é necessário que haja sinalização específica no local da mudança, para dar segurança tanto ao motorista como aos pedestres.
A conversão à direita já foi implantada nos cruzamentos da Avenida Anhanguera com a Raposo Tavares, no Bairro Capuava; Avenida Perimetral com a Avenida Noroeste, no Jardim Nova Esperança; e na Avenida Goiás Norte com a Avenida Oeste, no Setor Norte Ferroviário.
Para melhor adaptação dos motoristas e certificar a segurança dos pedestres, equipes da Secretaria de Engenharia de Trânsito estarão nos cruzamentos nos primeiros 30 dias de implantação.
De acordo com a SET, a identificação dos cruzamentos com perfil para a direita livre se deu após estudos de tráfego, que avaliaram as condições de trânsito da capital. Além do cumprimento rigoroso das leis de trânsito, como a velocidade máxima permitida pela via, os motoristas deverão ter atenção às demais normas para permanência da direita livre.
“Nos cruzamentos onde a conversão à direita é permitida, a preferência é do pedestre. Por isso, é necessário que os motoristas reduzam a velocidade durante a conversão para evitar acidentes. Além disso, é importante se atentar aos sinais luminosos, não obstruir ou impedir a passagem do trânsito transversal e se atentar para a travessia de ciclistas”, pontua o titular da Secretaria de Engenharia de Trânsito, Tarcísio de Abreu.
A SET informa que o pedestre tem prioridade. Por isso, há previsão de campanhas de conscientização, educação e fiscalização no trânsito para respeito à faixa de pedestres e proteção aos deslocamentos a pé em toda a cidade.
“Na Nova Mobilidade, estamos estudando os cruzamentos mais adequados a esse tipo de conversão livre à direita, sem perder o foco na segurança dos pedestres, mas ao mesmo tempo reduzindo o tempo parado de forma desnecessária para os veículos no trânsito. Essa ação reflete a necessidade de evolução de consciência de uma cidade em crescimento, como Goiânia, promovendo um trânsito mais organizado e seguro para todos”, explica o prefeito Sandro Mabel.
Pontos mapeados pela prefeitura de Goiânia e SET
– Avenida T-7 com a Avenida C-4
– Avenida Pires Fernandes com Avenida Tocantins
– Avenida Independência com a Rua do Contorno
– Avenida 3ª Radial com a Rua 1.015
– Avenida Milão com a Rua das Orquídeas
– Avenida T-9 com a Rua Flemington
– Avenida T-9 com Avenida Afonso Pena
– Avenida Rio Verde com Avenida Antônio Fidelis
– Avenida T-4 com Avenida Rui Barbosa
– Praça Santos com Avenida C-206
– Avenida Independência com Rua 6-A
– Avenida Portugal com Avenida T-8
– Avenida Marechal Rondon com Avenida Rio Branco
– Rua do Chumbo com Rua Cariri
– Avenida Dom Emanuel com Rua do Cristal