Neste ano de 2024 a Campanha Outubro Rosa irá sair de hospitais e consultórios, e encontra a população nas mesas de bares e restaurantes de Goiânia, com o Pink Hour.
Assim, 33 bares e restaurantes associados à Abrasel e ao Sindibares se empenharam em fazer drinks cor-de-rosa não alcoólicos, que serão disponibilizados em seus cardápios durante todo o mês de outubro para o nosso Pink Hour.
“Aproveitamos para fazer um outro convite muito importante: se você tem 40 anos ou mais, faça sua mamografia anual. Esse é o principal método de rastreio para o câncer de mama”, ressalta o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia – regional Goiás, Dr. Alexandre Marchiori.
O mastologista ainda reforça que a ideia central do Pink Hour é levar conscientização de forma leve, humana e abrangente.
“Temos a certeza de que vamos tocar muitas vidas com essa ação. Tirar o assunto de consultórios e hospitais e levar o tema ao encontro de quem realmente precisa dele. Com isso, nossa adesão será ainda maior!”, pontua o mastologista.
Cenário Brasileiro
Em 2024, o Brasil teve 74 mil novos casos de câncer de mama, segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA). No público feminino, trata-se da neoplasia mais prevalente, excluindo o câncer de pele “não melanoma”. Contudo, o câncer de mama é o tumor que mais mata as mulheres no mundo inteiro.
Trata-se, porém, de um conjunto de cânceres tratáveis e, quando diagnosticado em estágios iniciais, apresenta altas chances de cura.
“O problema é que ainda nos deparamos com tumores avançados, diagnósticos tardios e falta de acesso ao exame padrão ouro do diagnóstico, a mamografia”, observa o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia – regional Goiás (SBM-GO), Alexandre Marchiori.
“Claro, existem tipos de tumores mamários extremamente agressivos, que não respondem às drogas mais modernas que temos, mas esses são mais raros. De modo geral, conseguimos tratar e dar qualidade de vida às pacientes com câncer de mama, mas precisamos que esses diagnósticos sejam antecipados, especialmente no Sistema Único de Saúde”, afirma Alexandre.
E complementa: “Por isso é tão importante falarmos sobre a Campanha Outubro Rosa para que nossa população fique mais consciente dos sintomas da doença e de seus direitos, para cobrar nossos representantes públicos, quando necessário”.
A Campanha Pink Hour
A campanha Pink Hour, em Goiânia, terá drinks refrescantes usando frutas, alguns com sabores cítricos e outros até com especiarias. Todos, além de bonitos e saborosos vêm com opções para os diversos paladares.
Nesses locais, os garçons estarão com avental rosa, nas mesas materiais da campanha e os clientes poderão se deliciar com um drink que vem com mensagem alertando para a importância da prevenção.
O objetivo é que, no momento de lazer e descontração, as pessoas também possam falar desse tema importante e receber ali informações sobre a campanha.
“Todos os dias passam centenas de pessoas pelos nossos bares, aqui conseguimos conversar com muitas pessoas e por que não aderir a essa causa nobre?”, afirma o presidente da Abrasel em Goiás, Danillo Ramos.
“Durante todo o mês estaremos com drink rosa que as pessoas vão experimentar e além da bebida que já chama atenção, estaremos com materiais informativos, alertando sobre o câncer de mama e incentivando todas as mulheres para a importância do diagnóstico precoce”, salienta.
Para o presidente do Sindibares Newton Pereira, discutir a prevenção e falar desse tipo de câncer é de extrema importância.
“Tivemos uma grande adesão de bares querendo participar dessa ação, mostrando nosso papel de proporcionar momentos de lazer, mas também de levar a mensagem da prevenção, falar desse tipo de câncer tão comum” pontua Newton Pereira.
Confira os bares e restaurantes de Goiânia que participam do Pink Hour
– O Bhar Gastronomia
Drink: Brisa Rosa
@obhargastronomia
– NY Cakes
Drink: Fizzy Pink
@nycakes.br
– Pedacci
Drink: Pink Lemonade
@pedacci
– À Moda da Casa Pizzaria
Drink: Drink: Rose Mary
@amodadacasaapizzaria
– Quintal Gastrobar
Drink: Prevent
@quintallgastrobar
– Piry Cozinha Nordestina
Drink: Roselia Mule
@pirycozinhanordestina
– Seu Cid Gastrobar
Drink: Outubro Rosa
@seucidgastrobar
– Samura Comida Japonesa
Drink: Samura Pink
@samurarestaurante
– Pizzaria Pirandello
Drink: Barbie Ice
@pizzariapirandello
– Kabanas Restaurante
Drink: Kabanas Rosa
@kabanasrestaurante
– Restaurante Pai D’égua
Drink: Pavulagem
@paideguaculinariadopara
– KL Grill Jantinha
Drink: La Luna Pink
@klgrilljantinhas
– WR CARNES GRILL
Drink: Pink Limonade WR
@wrcarnesgrill
– Himitsu
Drink: Sky Pink
@himitsugoiania
– Brioso e Manhoso
Drink: Vencemos
@briosoemanhoso
– AeLe Sushi
Drink: Ale Pink
@aelesushi
– Tribos do espeto
Drink: Tribos Pink
@tribosdoespeto
– Thiosti restaurante e choperia
Drink: Limonada de manga rosa
@thiostirestaurante
– Cateretê Restaurante e Bar
Drink: Pink Mule
@cateretê
– Bendita Madre Gastronomia
Drink:
@benditamadregastronomia
– Cantinho Frio Bar e Restaurante
Drink: Pink Lemonade
@cantinhofrio
– PopCorn Gourmet Café e Bistrô – Shopping Buena Vista
Drink: Pink Lemonade
@popcoffeegoiania
– PopCorn Gourmet – St. Marista
Drink: Pink Lemonade
@popcoffeegoiania
– Marupiara Gastrobar
Drink: Pink Panther
@marupiaragastrobar
– Outback Steakhouse Shopping Flamboyant
Drink: Pink Lemonade
@outbackbrasil
– Outback Steakhouse Goiânia Shopping
Drink: Pink Lemonade
@outbackbrasil
– Outback Steakhouse Shopping Passeio das Águas
Drink: Pink Lemonade
@outbackbrasil
– Yolo Beer Garden
Drink: Mamamia
@yolobeergarden
– Dona Lupulina
Drink: Miss Coco Light
@donalupulina
– Taurus Gastrobar
Drink: Laço Rosa
@taurusgastrobar
– Cervejaria Dias
Drink: Pink Dias
@cervejariadias