A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás apresenta, nesta sexta-feira (22/8), às 20h, no Teatro Escola Basileu França, em Goiânia, um concerto dedicado às obras de dois compositores alemães do período romântico. A apresentação, sob a regência do maestro titular Eliel Ferreira, marca o retorno do grupo sinfônico aos palcos neste segundo semestre.
O grupo ainda contará com a participação especial do mundialmente renomado violinista Guido Sant’Anna. A entrada é gratuita.
O concerto pretende levar o público a uma viagem pelo território europeu do século XIX, período em que foram compostas músicas que atravessam os séculos e despertam emoções singulares. Para o programa, foram escolhidas duas obras icônicas de Johannes Brahms e Ludwig van Beethoven. As composições refletem a virtuosidade e a esperança de um povo que almejava grandes mudanças.
No primeiro ato, a orquestra vai convidar o público para apreciar o “Concerto para Violino em Ré maior, Op. 77”, de Brahms, única obra do autor dedicada ao instrumento. A composição de 1878 é uma homenagem ao violinista Joseph Joachim e se destaca por sua profundidade lírica, com solos que transbordam sentimentos a cada nota executada.
Para essa apresentação, o grupo sinfônico recebe o violinista Guido Sant’Anna, que está entre os melhores violinistas da atualidade. Nascido em São Paulo, Guido Sant’Anna, tornou-se o primeiro sul-americano a vencer o prestigiado Concurso Internacional Fritz Kreisler, de Viena, em 2022.
Desde então, tem se apresentado em importantes salas de concerto da Europa, como a Elbphilharmonie de Hamburgo e o Konzerthaus de Berlim, além de participar de festivais internacionais importantes, como o Rheingau Musik Festival.
Já no último ato, entra em cena a “Sinfonia nº 5 em Dó menor, Op.67” de Beethoven. A obra, composta no início do século XIX, é descrita pelo próprio autor como o “destino batendo à porta”. A sinfonia continua entre as obras mais executadas do mundo até os dias de hoje.
A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás é um projeto da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, considerado um dos principais centros de formação de jovens músicos do Centro-Oeste brasileiro. A escola é uma unidade de ensino técnico ligada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e gerida sob convênio pela Universidade Federal de Goiás, por meio do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT).
Serviço: Concerto Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás
Quando: Sexta-feira (22/8), às 20h
Onde: Teatro Escola Basileu França, Av. Universitária, 1750 – Setor Leste Universitário, Goiânia
Entrada: Gratuita