A Orquestra Sinfônica de Goiânia abre na próxima quarta-feira (19/2) às 20h, a temporada de concertos 2025 e leva ao palco do Teatro Goiânia, no Centro da capital, uma performance da série Grandes Compositores. Com entrada gratuita, os ingressos poderão ser retirados a partir das 19h, na portaria do teatro, que tem como lotação máxima 730 lugares.
Sob regência do maestro Eliseu Ferreira, e tendo como convidado o solista Johnson Machado, o concerto apresenta obras de compositores de grande relevância na história da música, como Carlos Gomes e Ludwig Van Beethoven.
Sobre a apresentação da Orquestra Sinfônica de Goiânia
A apresentação será marcada por uma sequência de três obras que, além de apresentar uma vasta gama de texturas orquestrais, também remetem a momentos de grande relevância na história da música de concerto.
O espetáculo terá início com a “Abertura de Salvador Rosa”, uma grand-ópera de Carlos Gomes composta em 1874. Baseada no romance Masaniello, de Mirecourt, a obra se insere no contexto de Nápoles, trazendo à tona os cenários e a atmosfera da Itália do século XIX.
Na sequência, o “Concerto para Clarineta e Orquestra”, do compositor checo Franz Krommer, será interpretado pelo solista convidado, Johnson Machado. Considerado o concerto para clarineta mais executado do repertório checo, a peça foi escrita em 1803 e é um exemplo notável do conhecimento idiomático de Krommer na composição para instrumentos de sopro.
Para concluir a apresentação, o público será arrebatado pela sinfonia de Ludwig Van Beethoven, considerada a mais famosa já composta: a “Sinfonia nº 5 em Dó Menor, Op. 67”, com seu conhecido Tema do Destino.