A Orquestra Filarmônica de Goiás apresenta, nesta quinta-feira (20/2), às 20h, no Teatro Sesi, em Goiânia, um concerto para celebrar as obras de dois compositores russos. O programa da noite vai ser composto pelas peças “Pequena Rússia”, de Piotr Ilitch Tchaikovsky, e “Clássica”, de Sergei Prokofiev. A sessão especial, sob a regência da maestra Mariana Menezes, vai ser a primeira de várias apresentações ao longo de 2025.
A temporada de 2025 da Filarmônica, com o tema “Pioneiros” vai resgatar não apenas os grandes clássicos da música nacional e internacional, como também vai homenagear artistas que são pouco conhecidos do público.
Na programação anual, já estão confirmados concertos que vão levar os espectadores para uma viagem ao universo das compositoras Priaulx Rainier e Fanny Mendelssohn, e dos compositores Samuel Coleridge Taylor e William Levi Dawson.
A Orquestra Filarmônica de Goiás integra o corpo musical da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, instituição ligada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e ao Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (CETT-UFG).
Fundada em 1980, a Filarmônica de Goiás, que possui em seu repertório obras que vão desde o estilo barroco até músicas contemporâneas, é reconhecida nacional e internacionalmente por sua excelência artística e versatilidade. A projeção é resultado da dedicação do corpo de musicistas e maestros que são fomentados pelo Governo de Goiás.
Repertório da noite
O repertório de Tchaikovsky é apontado como um dos marcos do período romântico russo, em que ele explora as emoções humanas para construir suas sinfonias, óperas, balés e peças.
O estilo do autor se destaca pela união de aspectos musicais do folclore local e de influências do ocidente, o que o diferencia dos compatriotas, considerados mais nacionalistas. O compositor ganhou notoriedade pelas produções “O Lago dos Cisnes” e “O Quebra-Nozes”.
Seguindo a lista de sucessos, o público vai acompanhar a execução da icônica sinfonia Nº. 2, da ópera 17, conhecida por “Pequena Rússia”. A peça traz à tona a musicalidade intensa e emotiva dos bailados do russo Piotr Ilitch Tchaikovsky.
A obra é inspirada na experiência vivida pelo músico em Kamenka, enquanto passava férias na cidade, é a tradução dessa combinação, com uma engenharia musical que aciona os sentidos e as emoções do público que a ouve.
A mesma vibração pode ser sentida na sinfonia nº 1, da ópera 25, de Sergei Prokofiev, intitulada “Clássica”. Escrita por ele aos 25 anos, inspirada na forma de trabalho de Mozart e Haydn, apesar da simplicidade na composição, a peça é marcada também por movimentos ágeis e altos, tendo como efeito a impetuosidade e um toque de humor.
Integrante do grupo de músicos mais importantes da Rússia no século 20, ele se destoou dos nacionalistas ao empregar melodias pouco convencionais do seu tempo, sendo reconhecido por muitos pelo tom debochado.
Serviço: Abertura da Orquestra Filarmônica de Goiás em 2025
Quando: Quinta-feira (20/02)
Horário: 20h
Onde: Teatro Sesi – Av. João Leite, nº 1.013 – Santa Genoveva
Entrada: Gratuita