A Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG) celebra, nesta quinta-feira (3/7), às 20h, as obras de três compositores do período romântico da música de concerto: Hamish MacCunn, Ludwig van Beethoven e Robert Schumann. A apresentação, sob a regência do maestro Neil Thomson, contará com a participação solo do pianista Jean Louis Steuerman. A entrada para o décimo concerto da temporada “Pioneiros”, no Teatro Sesi, em Goiânia, será gratuita, por ordem de chegada, e sem retirada antecipada de ingressos.
A programação do concerto destacará o brilhantismo e a ousadia de composições escritas no século XIX. “Terra da Montanha e do Dilúvio”, do escocês MacCunn, abrirá a noite, exalando a força e a felicidade empregadas na música, que remete aos vales e campos do país de origem do autor.
Na sequência, o pianista carioca Jean Louis Steuerman conduzirá o “Concerto para Piano nº 3”, escrito por Beethoven. A obra, executada pela primeira vez em 1803, guarda uma curiosidade que demonstra a genialidade do autor: os últimos movimentos só foram acrescentados à partitura após aquela apresentação, quando Beethoven improvisou a última parte diante do público.
Por fim, o repertório será concluído com o tom heroico e vibrante da última peça escrita por Schumann, em 1850. A composição, em cinco movimentos, foi produzida pelo autor em apenas um mês e explora a dualidade entre o mundo interior e a sociedade, a subjetividade e a objetividade, o deslumbramento e a religião.
A temporada de 2025 da OFG, batizada de “Pioneiros”, presta homenagem aos grandes nomes da música de concerto nacional e internacional, trazendo para os palcos goianos melodias que encantam e emocionam. “Na Temporada 2025, a Orquestra Filarmônica de Goiás mais uma vez nos presenteia com uma seleção de peças que marcaram a história da música clássica ao redor do globo, além de simbolizar o espírito inovador e aventureiro que nos impulsiona”, explica o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto.
Sobre a OFG
Reconhecida internacionalmente como um dos melhores grupos orquestrais da América Latina, a Orquestra Filarmônica de Goiás recebeu elogios da revista inglesa Gramophone, uma das mais prestigiadas publicações de música clássica do mundo.
O grupo é vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), por meio da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, gerida pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT) da Universidade Federal de Goiás (UFG), desde 2021.
Serviço: 10º Concerto da Temporada “Pioneiros” da Orquestra Filarmônica de Goiás
Quando: Quinta-feira (3/7), às 20h
Onde: Teatro Sesi – Av. João Leite, nº 1.013 – Setor Santa Genoveva
Entrada: Gratuita