Com quase três décadas de atuação ininterrupta, a Cia de Teatro Nu Escuro realiza, entre setembro e novembro, um ciclo de oficinas formativas gratuitas em Goiânia, como parte do seu projeto de manutenção 2025, contemplado pelo Edital nº 16/2024 – Fomento à Manutenção Continuada de Grupos e Companhias Artísticas (PNAB/Lei Aldir Blanc).
As atividades reúnem artistas e diretores de destaque nacional e propõem encontros de troca de experiências, aprimoramento técnico e reflexão sobre o fazer teatral.
A programação traz ministrantes convidados de diferentes regiões do país, que compartilharão seus processos criativos com artistas da cena goiana. Entre os convidados, estão:
A atriz Fernanda Viana, integrante do Grupo Galpão de Belo Horizonte desde 1995, que construiu uma trajetória marcada por atuações em montagens históricas da companhia, como Romeu e Julieta, a Rua da Amargura, Um Molière Imaginário e Tio Vânia.
No cinema atuou em filmes como Moscou, Meu Pé de Laranja Lima, O Lodo, Fogaréu, O Que Se Move e Cidade; Campo. Pelos dois últimos, foi contemplada com o Kikito de Melhor Atriz no Festival de Gramado em 2012 e 2024, sendo uma das poucas atrizes premiadas duplamente no festival.
Também estará em Goiânia o dramaturgo e diretor Márcio Marciano, que é fundador da Companhia do Latão, uma referência do teatro em São Paulo, e do Coletivo de Teatro Alfenim em João Pessoa, e desenvolve obras que aliam crítica social e pesquisa estética, explorando o teatro como espaço de ensaio e reflexão coletiva.
Também é convidada a atriz Tânia Farias, da Tribo de Atuadores Ói Nois Aqui Traveiz, de Porto Alegre, tem atuação destacada em criações de teatro de rua e ações comunitárias, com forte recorte político e protagonismo feminino em cena.
Por fim, o diretor, ator e dramaturgo Henrique Fontes, do Grupo Carmin de Natal, se consolidou como uma das vozes mais importantes do teatro potiguar, autor de peças como A Invenção do Nordeste, que dialogam com identidade regional, crítica social e processos colaborativos de criação.
Junto aos artistas, diretores e criadores de outras regiões, também haverá oficinas com os integrantes da própria Cia Nu Escuro, como a atriz, bonequeira e diretora Izabela Nascente, e as atrizes e professoras Adriana Brito e Eliana Santos.
As atividades acontecem sempre na Oficina Cultural Geppetto, em Goiânia, com vagas limitadas (5 a 20 participantes, dependendo da oficina).
Sobre o projeto
Com 29 anos de trajetória, a Cia de Teatro Nu Escuro é referência nacional na criação e circulação de espetáculos teatrais, com um trabalho que une pesquisa estética, crítica social e diálogo com o público.
Em 2025, a companhia realiza um projeto de manutenção que contempla temporadas de repertório, circulação pelo interior de Goiás, oficinas, a reestreia de O Alienista, além de ações estruturantes como oficinas de gestão, acessibilidade, preparação corporal e musical, digitalização de acervo e reformulação do site.
Todas as atividades são gratuitas e contam com o apoio do Governo Federal, Política Nacional Aldir Blanc, Secretaria de Cultura do Estado de Goiás e Governo de Goiás.
Serviço: Ciclo de Oficinas – Projeto de Manutenção Nu Escuro 2025
Onde: Oficina Cultural Geppetto – Rua 1013, Quadra 39, Lote 11, 467 – Setor Pedro Ludovico
Entrada: Gratuita
Programação:
27 e 28/9 – Fernanda Viana (Grupo Galpão – MG) | 9h às 12h e 14h às 17h – inscrições fechadas para artistas convidados.
4 e 5/10 – Márcio Marciano (Coletivo de Teatro Alfenim – PB) | 9h às 12h e 14h às 17h – inscrições fechadas para artistas convidados.
9 a 11/10 – Introdução ao Teatro de Animação – Izabela Nascente (Nu Escuro – GO) | 20 vagas – inscrições: @ciadeteatronuescuro
1 e 2/11 – Tânia Farias (Ói Nois Aqui Traveiz – RS) | 9h às 12h e 14h às 17h – inscrições fechadas para artistas convidados.
9 e 10/11 – Jogos Teatrais – Adriana Brito e Eliana Santos (Nu Escuro – GO) | 8h às 13h, inscrições: @ciadeteatronuescuro
15 e 16/11 – Henrique Fontes (Grupo Carmin – RN) | 15/11 (15h às 18h e 19h às 22h) | 16/11 (9h às 12h e 14h às 17h) – inscrições fechadas para artistas convidados.