O Museu Frei Confaloni, na Antiga Estação Ferroviária, em Goiânia, está com agendamento aberto para visitas de escolas municipais, estaduais e particulares da capital. O espaço convida os estudantes a uma viagem no tempo por meio da exposição Trilhos da Memória: A História da Antiga Estação Ferroviária, mostra permanente no local. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone (62) 9906-4116.
Construída na década de 1950, a Estação Ferroviária foi um dos grandes motores do desenvolvimento urbano da cidade. Por seus trilhos passaram histórias, pessoas e mercadorias que conectaram Goiânia ao restante do país, fortalecendo seu papel como uma capital moderna e em expansão.
Hoje, restaurada e revitalizada, a Antiga Estação é mais do que um ponto histórico — é um espaço de convivência, aprendizado e celebração da identidade goianiense.
Como funcionam as visitas ao Museu Frei Confaloni
Durante as visitas escolares guiadas, os alunos conhecem a trajetória do artista plástico Frei Confaloni, importante nome da arte sacra moderna brasileira, e compreendem o papel da ferrovia no processo de formação cultural da cidade. A experiência é educativa, acessível e proporciona contato direto com o patrimônio artístico e histórico do estado.
O secretário municipal de Cultura, Uugton Batista, destaca que a iniciativa é uma ótima oportunidade para que os alunos conheçam parte da história da cidade e guardem lembranças especiais. “É um excelente passeio cultural. O museu está aqui, vivo, pronto para ser explorado por crianças e jovens que estão estudando sobre a antiguidade, sobre a história”, pontua.