O Museu da Imagem e do Som (MIS), no Centro de Goiânia, inaugura a exposição coletiva “O salto da imagem para a pintura” nesta quinta-feira (18/9), às 19h. Com curadoria de Divino Sobral, a mostra reúne 28 pinturas de nove artistas contemporâneos goianos — Carlos Camilo, Emiliano Freitas, Luiz Mauro, Manuela Costa Silva, Raquel Rocha, Tarcísio Veloso, Walter Pimentel, Verônica Santana e Yan Paluki.
As obras, executadas com diferentes técnicas e tendências de representação, têm em comum o uso de imagens fotográficas ou eletrônicas em algum momento do processo criativo. A exposição destaca a autonomia da pintura frente à imagem antecessora, evidenciando metodologias que envolvem referência, transferência, interpretação, reinvenção, edição e montagem.
A proposta curatorial discute práticas de apropriação e manipulação de imagens que tensionam os conceitos de ficção e realidade, alertando para o fato de que vivemos em uma era em que toda realidade, inclusive a pictórica, é atravessada pelas tecnologias visuais.
Como parte da experiência, o público poderá conferir, junto às legendas das obras, as fotografias originais utilizadas pelos artistas, revelando os caminhos e escolhas que deram origem às pinturas.
A coletiva ficará em cartaz até 8 novembro. O MIS é uma unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás) localizado no Centro Cultural Marietta Telles Machado, na Praça Cívica. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, e aos sábados, das 9h às 13h. A entrada é gratuita.
Serviço: Exposição “O salto da imagem para a pintura” | Museu da Imagem e do Som
Visitação: 18 de setembro a 8 de novembro de 2025
Onde: Galeria Alois Feichtenberger – Museu da Imagem e do Som de Goiás – MIS (Praça Cívica, nº 2 – Centro | Centro Cultural Marietta Telles Machado)
Entrada: Gratuita