O Museu da Imagem e do Som de Goiás (MIS-GO), no Centro de Goiânia, inaugurou em 2024 cinco exposições de média duração e 11 eventos. A unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás) atraiu cerca de 1,8 mil visitas às mostras e 397 participações nos eventos.
Dentre os destaques estão a exposição fotográfica “Belezas em Foco”, de Sabrina Schreiner, que recebeu mais de 800 visitas; a 22ª Semana Nacional de Museus, realizada de 10 a 16 de maio em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com palestras, aulas abertas e workshops que somaram 252 participações.
Além de outros eventos ao longo do ano que contribuíram para o dinamismo do museu, como workshops sobre registro de visitantes e pesquisa de público, e palestras abordando temas como acessibilidade em museus e desafios nas museologias emergentes, durante a Primavera dos Museus.
A secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, destaca que o Museu da Imagem e do Som reafirma seu compromisso com a preservação e valorização da cultura local, pois conta com acervo robusto para pesquisa, além de atividades que atendem diversos públicos.
“As exposições e eventos realizados ao longo de 2024 demonstram a importância de um espaço que promove a memória e a identidade cultural do nosso estado por meio de registros em imagens. Para 2025, continuaremos nossas ações para que o MIS seja um polo ainda mais dinâmico e acessível a todos”, afirma a titular da pasta.
Em 2024, foram realizadas três oficinas, atendendo 56 alunos, com destaque para “As Mulheres Compositoras de Música de Cinema no Brasil e no Centro-Oeste”, com Georgia Cynara e “Fotocolagem Criativa”, com Fernanda Porto. “Essas oficinas promovem o aprendizado prático e a interação direta com profissionais das áreas culturais”, explica Yara Nunes
Museu da Imagem e do Som
Criado em 3 de outubro de 1988, o MIS-GO tem como objetivo reunir, preservar, produzir e divulgar formas de expressão histórica, artística e cultural do Estado registradas em áudio e vídeo.
Seu acervo inclui coleções de discos, fitas cassete, fitas magnéticas de áudio e vídeo, filmes, documentos fotográficos, textuais e bibliográficos. Localizado no primeiro piso do Centro Cultural Marietta Telles Machado, o MIS-GO é um centro de referência para a preservação cultural em Goiás.
Exposições de 2024
– “Mulheres, imagens e transformações: quem fomos e quem somos?” – Abertura: 8/3, Visitantes: 352
– “Circuito das Cavalhadas” – Abertura: 10/5, Visitantes: 100
– “Beleza em Foco”, por Sabrina Schreiner – Abertura: 14/6, Visitantes: 820
– “Patrimônio Adormecido Art Déco”, Gutto Lemes – Abertura: 25/9, Visitantes: 230
– “Caminhos Ancestrais: Um Olhar Sobre os Povos Originários do Brasil”, Kim-Ir-Sen Pires Leal – Abertura: 21/11, Visitantes: 125 (até 20/12/2024) – em andamento até 19/2/2025