A organização da MotoGP divulgou, nesta quarta-feira (24/7), o calendário oficial do Mundial de Motovelocidade para 2026. O GP do Brasil, que será realizado em Goiânia, acontece entre os dias 20 e 22 de março. Anteriormente, a etapa havia sido confirmada para o dia 29 de março de 2026.
Ao todo, serão 22 etapas no ano de 2026, com abertura na Tailândia, em Buriram, no fim de semana de 27 de fevereiro a 1º de março. Goiânia recebe a segunda corrida da temporada, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, que vem passando por reformas.
Os ingressos para a corrida da MotoGP em Goiânia ainda não estão à venda, mas o site oficial do evento já liberou um pré-cadastro gratuito, que irá notificar os interessados assim que a venda for aberta. O formulário está disponível no site https://moto.gpbrasil.com.br/2026.
Em março deste ano, Goiânia recebeu um evento de desmonstração que reuniu quatro pilotos nacionais e internacionais. O objetivo, segundo os organizadores, foi o de “demonstrar a força da disputa mais importante do motociclismo mundial”.
Mais sobre a MotoGP em Goiânia
Após 22 anos, o Circuito Mundial de Motovelocidade volta ao Brasil. Após assinatura de contrato, em dezembro de 2024, com a empresa Dorna, que detém os direitos da categoria, Goiânia foi confirmada como a sede das etapas brasileiras do retorno do MotoGP ao país pelos próximos cinco anos. A cidade sediou a competição entre os anos de 1987 e 1989.
O CEO da Dorna Sports, Carmelo Ezpeleta, celebrou o retorno da competição ao Brasil. “Voltar ao Brasil tem sido um desejo do MotoGP desde a nossa última vez no Rio de Janeiro, mas isso não tinha sido possível até agora. Graças ao esforço do estado de Goiás e da cidade de Goiânia, esse retorno está se tornando realidade”, afirmou Ezpeleta.
As obras no Autódromo da capital goiana, de acordo com o Governo de Goiás, foram iniciadas em janeiro de 2025. Elas contemplavam as áreas dos boxes, camarotes, prédio administrativo, torre de controle e centro médico.
Já as obras na pista começaram no mês de março. No ínicio, foram realizadas intervenções nas áreas de escape do circuito, incluindo muretas de contenção, guardrails e barreiras de pneus. A camada asfáltica do circuito também está sendo totalmente trocada. Especificamente as intervenções na parte interna do circuito são de responsabilidade da promotora do evento, a Brasil MotorSports.
A reta principal do circuito terá um alargamento de cerca de um metro, e as áreas de escape também terão mais espaço. Além disso, as caixas de brita, construídas pelo Governo de Goiás em 2020, serão ampliadas. Todas as intervenções acompanham as regras internacionais da modalidade.