O Morce-GO Vermelho Goiás Film Festival acontece de 31 de outubro a 3 de novembro, no Centro Cultural Goiânia Ouro, no Centro da capital. As atividades começam entre 15h, 16h e seguem até às 22h, com uma diversidade de opções para todas as idades. A entrada é gratuita, basta adquirir os ingressos no Sympla.
Essa edição do festival tem o apoio da Lei Paulo Gustavo, por meio do Edital 8/2023 Formação e Difusão Audiovisual, pela Secretaria de Cultura do Estado de Goiás.
De acordo com o diretor do Morce-GO, Cristiano Sousa, a intenção do festival é ser ponto de referência do Halloween para o público goianiense.
“Queremos conectar os amantes do cinema e proporcionar uma experiência única para os produtores audiovisuais”, destaca.
Nos quatro dias de festival vão ser exibidos 25 filmes nas mostras competitivas. Os diretores vão competir pelo troféu de “Melhor Filme” do júri e também do público. Além disso, concorrem, automaticamente, a uma indicação ao Prêmio Fantlatam, representando o Brasil na Alianza Latinoamericana de Festivales de Cine Fantástico.
Programação
O Morce-GO começa quinta-feira (31/10), às 18h, no Cine Ouro com a exibição do curta-metragem “Espreita” de Eládio Garcia, na sessão especial “Sombras de Goiás”. Às 19h, ocorrerá a abertura oficial do festival. Logo em seguida, às 20h, o público vai poder assistir ao longa “Atmosfera” dirigido por Paulo Caldas.
Na sexta (1/11), às 15h, vai ocorrer a Mostra Competitiva Nacional I e às 17h, a Competitiva Nacional II. Às 18h terá a palestra: “Coulrofobia na Telona: O Fascínio e o Medo de Palhaços no Cinema de Horror” com Marcelo Milici.
A partir das 19h, vai ser exibido o longa Histórias Estranhas 2 – o filme é uma continuação de Histórias Estranhas (2019), lançado comercialmente nas telas de todo país e, posteriormente, em streamings, como a Amazon Prime.
No sábado (2/11), às 16h, vai ter a Mostra Competitiva Goiás com a exibição de cinco curtas. Às 17h, terá a mesa-redonda: “O Horror como Espelho Social: Perturbações, Medos e Tabus na Cultura Pop”, com Marcos Debrito, Francisco Gaspar e Marcelo Milici.
Às 18h vai ser exibido o longa “Amado Pai”, de Léo Miguel e às 20h, “Cantos Escuros: A Herança de Pietra” de Henrique Nuzzi. No teatro, a partir das 19h, o público vai poder bater um papo com os jurados do Morce-GO.
No último dia (3/11), às 15h, o público vai poder participar da palestra e o lançamento do Livro “Os Aforismos do Ciberpajé” com Edgar Franco. Logo depois terá o Fórum dos Festivais, que celebra 24 anos de atividades.
Enquanto isso, no cinema vão ser exibidos cinco filmes da Mostra Competitiva Internacional e às 18h, será a vez do longa “Suprema” de Danilo Morales. O encerramento do festival será marcado pelo concurso de cosplay e a premiação dos filmes vencedores, a partir das 20h.
Serviço: 8ª edição do Morce-GO Vermelho – Goiânia
Quando: 31 de outubro a 3 de novembro
Onde: Cine Ouro – Rua 3, nº 1.016 – Centro
Ingressos: Sympla (https://www.sympla.com.br/produtor/cristosproductions)
Mais informações: https://morcegovermelhofestival.com.br/ ou @morcegovermelhofest