Entre os dias 22 e 25 de outubro, Goiânia recebe o 8º Mercado SAPI. Consolidado como o maior mercado audiovisual do Centro-Oeste, o evento acontece em quatro dias de aprendizado, networking e oportunidades de visibilidade para criadores.
Reunindo mais de 50 profissionais e convidados da área, nacionais e internacionais, o SAPI é uma plataforma para conectar produtores, diretores, roteiristas e investidores, fomentando o crescimento da indústria audiovisual de forma diversa e inclusiva.
Realizado pela Sol a Pino Filmes e co-realizado pelo Instituto Audiovisual em Todos os Eixos, o SAPI é um articulador importante na macrorregião CONNE (Centro-Oeste, Norte e Nordeste). O tema deste ano é “Mapeando Territórios Audiovisuais”, e o foco é expandir as parcerias no Brasil e com países da América Latina.
A programação será realizada no HUB Goiás, em Goiânia, e combina palestras, estudos de caso, masterclasses, rodadas de negócios, oficinas e painéis de debate, além do tradicional Prêmio Cora, com 100% das atividades traduzidas em libras.
Negócios e parcerias
As Rodadas de Negócios são uma das maiores atrações do Mercado SAPI, oferecendo a oportunidade para que criadores de conteúdo da CONNE apresentem seus projetos diretamente a produtoras, canais de televisão, distribuidoras e plataformas de streaming do Brasil e do exterior.
Em 2024, as rodadas de negócios do SAPI vão realizar mais de 160 reuniões, entre produtoras e mais 30 players, como Globo Play, GNT, Paramount Pictures Brasil, Boutique Filmes, Belli Studio, Canal Curta, Canal Gloob, Cardume, Canal Brasil, Maria Farinha Filmes, Prime Box Brazil, Telecine e Têm Dendê Produções.
Por meio de uma parceria com os programas Cinema do Brasil e Brazilian Content o SAPI recebe pela primeira vez convidados internacionais, os chilenos Julian Rosenblatt (Imago – GVG Produciones) e Valentina Del Pilar (Orion Cine), junto com os argentinos Mercedes Cordova (Brava Cine) e Lucila Frank (Cinetren).
Outro destaque é o Programa Produtoras In Foco, que acelera ideias ao oferecer capacitação para novos agentes que desejam estruturar ou abrir uma empresa audiovisual. Os participantes terão acesso a palestras, consultorias e encontros com especialistas, com o objetivo de desenvolver uma carteira de projetos. Inclusive, um dos convidados será a equipe da plataforma de conteúdo Aproveite a cidade.
Nesta edição, o programa é realizado em parceria com a F+E – Formação de Empreendedores Audiovisuais. “Esse programa é uma oportunidade para novos talentos e produtoras, proporcionando capacitação e conexões estratégicas que podem alavancar suas carreiras¨, conta a sócia da Sol a Pino Filmes e coordenadora do SAPI, Lidiana Reis.
Conexão, aprendizado e diversidade
A programação do Mercado SAPI aberta para todos os públicos inclui uma série de encontros formativos. Pedro Belchior, especialista em Direitos Intelectuais e membro da Academia Brasileira de Cinema e do iEmmy ministrará a masterclass “Do Criativo ao Público: Produção de Conteúdo Original no Brasil”.
Já a diretora Shirlene Paixão, com passagens por Band, TV Brasil e Globoplay, conduzirá a masterclass “Direção Criativa: Do conceito às telas”, compartilhando sua expertise em narrativas que ressignificam imaginários com responsabilidade social.
Além disso, o evento traz uma uma perspectiva indígena com a oficina “Audiovisual e Mídias Sociais: O jeito de ser indígena além do território”, ministrada por Gilmar Galache, da Associação Cultural de Realizadores Indígenas – ASCURI. A oficina explora a produção audiovisual indígena, oferecendo um olhar sobre a relação entre o audiovisual e as mídias sociais, rompendo fronteiras geográficas.
Outro ponto alto é a oficina “Sem Juridiquês: liberação de música para obra audiovisual”, ministrada pela advogada Verônica Aquino.
O Mercado SAPI também abrigará mesas, painéis e estudos de caso que abordarão temas fundamentais para o futuro do audiovisual, como Igualdade de Gênero no setor, Inteligência Artificial e Transformação Social, Coprodução Internacional na América Latina e O Produto Brasileiro nas Telas, contando com a participação de grandes players como GNT, Globoplay, TV Anhanguera, ONU Mulheres e Disney+.
Esses debates, junto às atividades propostas, reforçam o compromisso do SAPI com a diversidade, inovação e inclusão no audiovisual, ampliando as oportunidades de networking e aprendizado para profissionais da CONNE.
Mulheres no audiovisual
Desde 2020, o SAPI está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovendo discussões e aplicando práticas que busquem reduzir o impacto ambiental e social da produção audiovisual.
O Prêmio CORA, iniciativa que em 2024 comemora sua quinta edição, celebra e impulsiona a produção audiovisual feminina no Centro-Oeste do Brasil. O Prêmio Cora surge justamente pela necessidade de reduzir o abismo de gênero no setor e contribuir para um mercado mais justo e representativo.
“Desde 2020, o prêmio tem compromisso com a diversidade, e construção de novas narrativas no cinema e é por isso que criamos uma rede de mulheres, para que haja mais igualdade de oportunidades, destaca a idealizadora da iniciativa, Lidiana Reis.
As juradas deste ano são: Luana Melgaço (MG), Anna Moura (MT), Erika Bauer (DF) e Márcia Deretti (GO). Nesta edição, as vencedoras ganharão mais de R$ 10 mil em prêmios, por meio do apoio do Projeto Paradiso.
Além disso, tem a colaboração de empresas e associações como a Tem Dendê Produções, a Dafuq Filmes, AICON – acões cinematográficas, e UPEX-União Nacional de Produtores Executivos, além de consultorias e outras oportunidades. A premiação ocorre durante a programação do SAPI.
Confira todas as atividades em mercadosapi.com. Acesse a transmissão online e ao vivo das atividades no canal oficial do SAPI, no YouTube, e acompanhe de onde estiver.
Sobre o SAPI
O 8º Mercado SAPI é realizado com recursos do Programa Goyazes do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e conta com patrocínio da Chesp- Companhia Hidroelétrica São Patrício e é realizado pela produtora goiana Sol A Pino Filmes, com co-realização do Instituto Audiovisual em Todos Os Eixos.
Desde sua criação, em 2014, o evento reuniu mais de 3000 participantes e já contou com 117 players nas Rodadas de Negócios, promovendo um total de 420 encontros. Com 464 projetos inscritos ao longo dos anos, o SAPI foi palco ainda para mais de 100 eventos, entre mesas, painéis, debates, estudos de caso e masterclasses, somando pouco mais de de 262 horas de programação ao vivo e gravada, e acumulando mais de 5.000 visualizações no YouTube.
O Prêmio Cora, voltado para a valorização da produção audiovisual feminina, também tem sido um destaque crucial na trajetória do SAPI. Nos últimos anos, 265 projetos foram inscritos, e 13 mulheres já foram premiadas, reforçando o compromisso do evento com a inclusão e a equidade de gênero no setor. Esses números refletem não apenas o alcance e a relevância do Mercado SAPI para o desenvolvimento do audiovisual brasileiro, mas também sua capacidade de gerar oportunidades reais de negócios e visibilidade para os participantes.
Programação Completa – 8º Mercado SAPI – Goiânia
22 de outubro
– 14h – 16h Fomento e Políticas Públicas: o presente e o futuro do audiovisual independente
Convidadas:
Yara Nunes – Secretária de Estado da Cultura de Goiás
Cibele Amaral – CONNE – Conexão Centro-Oeste, Norte, Nordeste
Keiko Okamura – Secretária Adjunta da Cultura do estado de Mato Grosso
– 16h30 – 18h – Debate: Inteligência artificial e transformação social
Convidados:
Ana Arruda – Sétima Cinema
Heinz Felipe – Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA)
Roldão Barros Jr. – Hub Goiás
– 18h – 18h30 – Speed Meeting
Ações formativas e Espaços de negócios:
– 9h30 – 17h Oficina: Audiovisual e mídias sociais – A garantia do jeito de ser indígena para além do território.
Ministrante: Gilmar Galache – Coletivo Ascuri
– 10h – 12h30 Produtoras in foco – Programa de aceleração para gestão de empresas audiovisuais mentorias especializadas
23 de outubro
– 9h30 – 11h Debate: Linguagem e gênero, a autoria no Centro do Brasil
Convidados:
Erico Rassi – Roteirista e Diretor
Rafaela Camelo – Roteirista e Diretora
– 11h30 – 12h30 Film Commissions: desafios e oportunidades do Centro-Oeste
Convidados:
Keiko Okamura – Secretária Adjunta da Cultura – SECEL-MT
Gabriel Dutra Bastos – Gerente de Fomento ao Audiovisual e Salas de Cinema- Secult – GO
Fabrício Cordeiro – Coordenador e curador do Cine Cultura – Secult – GO
Fernando Magalhães Filho – Goiás Turismo
– 14h – 15h30 Estudo de caso: Mila no Multiverso (Disney+)
Convidados:
Tiago Mello – Sócio da Boutique Filmes
Raquel Gusson – Produtora de desenvolvimento – Boutique Filmes
– 16h – 16h30 SAPI Convida: ONU Mulheres
– 17h-18h30 Painel: Estratégias de gestão, negócios e política de uma empresa audiovisual
Convidadas:
Vânia Lima – Tem Dendê Produções
Aline Belli – Belli Estúdio
Ações formativas e Espaços de negócios:
– 9h30 – 17h30 Rodadas de negócios
– 9h-12h Produtoras in foco – Programa de aceleração para gestão de empresas audiovisuais – Mentorias especializadas
24 de outubro
– 9h30 – 11h Prêmio CORA apresenta: Igualdade de gênero no audiovisual: por que ainda estamos tão longe?
Convidadas:
Ceiça Ferreira– Cineclube Maria Grampinho | Sertão Negro
Daniele Godoy – ONU Mulheres
Maiari Iasi – Coletivo Clandestina
– 11h30 – 12h30 Produtoras in foco convida: Aproveite a Cidade
Convidados:
Paula Falcão
Carlos Freitas
Carla Falcão
– 14h – 15h30 Painel: América Latina, onde nossas histórias podem chegar?
Convidados:
Clemilson Farias (BRA) – Lab Amazônias
Giulia Medeiros (BRA) – La Fuente
Lucila Frank (ARG) – Cinetren
Valentina Roblero (CHI) – Orion Cine
– 16h – 16h30 SAPI Convida: Cardume
– 17h – 18h30 Debate: Produção infanto-juvenil: A criança em primeira pessoa
Convidados:
Paulo Miranda – Mandra Filmes
Gabriel Ferraz – Canal Gloob
Amanda Vieira – Viu Cine
Ações formativas e Espaços de negócios:
– 9h30 – 17h30 Rodadas de negócios
– 9h – 13h Masterclass – Direção criativa: do conceito às telas –
Ministrante: Shirlene Paixão
– 14h – 17h Masterclass – Do Criativo ao Público: Reflexões sobre a Produção de Conteúdo Original no Brasil
Ministrante: Pedro Belchior Costa
25 de outubro
– 9h30 – 11h Estudo de caso: Coprodução internacional – Brasil + América Latina: O caso Lírio (Ani)
Convidados:
Amanda Fernandes – Akwa Creative Lab
Julian Rosenblatt – GVG Producciones
– 11h30 – 12h30 Painel: O Brasil no mundo por Brazilian Content e Cinema do Brasil
Convidados:
Mauro Garcia – Brazilian Content
Morris Kachani – Cinema do Brasil
– 14h – 15h30 Debate: O produto brasileiro nas telas – Curadoria e audiência
Convidados:
Juliana Loyola e Lygia Costa – Globoplay
Argel Medeiros – Olhar Distribuição
Carlyne Avila – TV Anhanguera
– 16h – 16h30 SAPI Convida: Brava Cine (Arg)
– 17h – 18h30 Painel: Audiovisual e movimento: diversidade, sustentabilidade e os desafios do nosso tempo
Convidados:
Diego Barbosa – Coordenador do Laboratório de Tradução Audiovisual Acessível (LabTavi/UFG)
Alice Lira e LeoMon – Cinese Audiovisual
Marcus Gouveia – Sagres TV
– 19h – Encerramento + Premiadas CORA
Ações formativas e Espaços de negócios:
– 9h30 – 17h30 Rodadas de negócios
– 10h – 11h30 – 6º Encontro de coprodução e conexão regional