Os foliões goianienses poderão contar a partir deste sábado (22/2), com um carnaval mais sustentável. Isso porque a Liga de Blocos de Rua de Goiânia fez uma parceria com o Movimento Lixo Zero Goiás e terá a participação ativa de oito blocos (veja lista abaixo).
O Movimento é atuante em Goiás desde 2015, com diversas ações e eventos com o intuito de conscientizar a população sobre o descarte correto de resíduos.
Durante a programação dos blocos haverão mais de 20 coperados contratados, pontos para realizar o descarte correto, além de dois triciclos elétricos do Movimento que irão facilitar a gestão de resíduos dos blocos e encaminhamento de todo o material arrecadado para as cooperativas.
“Nosso intuito é fazer um carnaval mais limpo, sustentável, gratuito e aberto a população. É uma oportunidade de conscientizar as pessoas sobre a importância do papel de cada um não somente neste período de festas, mas ao longo de todo ano”, compartilha bióloga e idealizadora do Movimento Lixo Zero Goiás, Raquel Pires.
De acordo com Raquel, que também é embaixadora latino-americana do Conceito Lixo Zero, menciona que no último ano as ações realizadas pelo Movimento durante o carnaval arrecadaram mais de cinco toneladas entre vidros, plásticos, latinhas e papel/papelão, e a expectativa para este ano é que em torno de 33 mil pessoas sejam impactadas pelas ações.
“O maior volume de material arrecadado no último ano foi o vidro. Neste ano, reforçaremos sobre a redução do consumo de vidro durante o carnaval, tanto pela questão da sustentabilidade, como também a segurança, já que é considerado um item perigoso, como também para facilitar o transporte do material arrecadado para às cooperativas”, pontua a bióloga.
A Liga de Blocos se inicia no sábadom com o pré-Carnaval Xama na Xinxa, das 14h às 20h, no Na Xinxa Bar, no Setor Bueno. Mais informações sobre o Movimento Lixo Zero, acesse @lixozerogoiasoficial.