O Lanterna Mágica – Festival Internacional de Animação divulgou na última quarta-feira (19/2) a lista de selecionados para o Laboratório de Projetos (LAMP) do festival, que recebeu 232 inscritos de 19 países, entre curtas, longas, séries e projetos universitários.
Idealizado por Camila Nunes e Wadih Elkadi, diretora artística e produtor executivo do Lanterna Mágica, respectivamente, o LAMP é uma das novidades do evento este ano, que chega a sua 7ª edição e acontece entre os dias 18 e 23 de março, em Goiânia.
“O Brasil carece muito de eventos que incluam mercado, exibição e formação exclusivos para a animação. Isso que fazemos no Lanterna Mágica é grandioso”, afirma Camila Nunes.
“Sentimos a necessidade de nos internacionalizar ainda mais, e por que não através de um laboratório? E a gente conseguiu isso, recebemos projetos de várias partes do Brasil e do mundo. Queremos não só desenvolver projetos de animação, mas também estabelecer essa ponte de coprodução nacional e internacional”.
Essa internacionalização também se reflete na diversidade de tutores do LAMP. São quatro profissionais, cada um de um país diferente: Laryssa Moreira Prado (Brasil), cofundadora do projeto Brazilian Animation e integrante do Movimento Mulher Anima; João Apolinário Mendes (Portugal), e o diretor do OLHO Festival de Cinema de Animação e do Fórum de Animação.
Além disso, Paola Becco (Argentina), diretora e programadora do Festival Internacional de Animação em Stop Motion da Argentina; e Reinel Garcia (Cuba), diretor, distribuidor e consultor de projetos.
O laboratório conta com parcerias de diferentes instituições, como o Brazilian Content, programa criado pela Brazil Independent Audiovisual (BRAVI); Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo (Spcine); Associação Brasileira de Empresas e Produtoras de Animação (Abranima); Proimágenes, da Colômbia; e Mujeres de la Indústria e Animación (MIA).
Entre os inscritos, 113 foram projetos de curtas-metragens, 59 séries, 41 longas e 19 projetos universitários. Destes, foram selecionados 13 trabalhos, que vão participar de uma experiência imersiva durante o Lanterna Mágica, com foco no desenvolvimento de narrativas e construção de networking.
Os profissionais que foram contemplados irão receber consultorias especializadas e participarão do Lanterna Film Market, parte fundamental da programação do festival, que reúne profissionais do setor audiovisual para estudos de caso, palestras e debates, facilitando encontros entre produtoras, distribuidoras e animadores. Além disso, os selecionados terão a oportunidade de competir por prêmios por meio de um pitching aberto.
O Lanterna Mágica irá cobrir todos os custos de passagens aéreas e hospedagem para os participantes dos projetos selecionados para o LAMP. Confira a lista completa:
Curtas
1) Ladslau (Brasil – Goiás)
Uma lagartixa e um rato, melhores amigos, precisam entregar um pacote urgente em uma cidade infestada por um gato gigante e faminto que está determinado a destruir tudo em seu caminho.
Direção: Wendson Chaper
Produção: Wendson Chaper
2) Athena & I (Portugal)
Uma artista idosa que ficou cega transcende sua doença com a ajuda de um programa de IA, em uma emocionante exploração de arte, resiliência e colaboração entre humanos e tecnologia.
Direção: Céline Ufenast
Produção: Markus Duffner (Spamflix, Portugal), Sarah Schiesser (Lido Pictures, Switzerland)
3) Nesse Verão (Brasil – Bahia)
Apoena desejou a vida inteira saber nadar e, aos 55 anos, finalmente tomou coragem para dar o primeiro passo nessa direção.
Direção: Carolina Albuquerque
Produção: Carolina Albuquerque
4) Tiluchi (Colômbia – Medellín)
Tiluchi, um pássaro guerreiro, voa pelos Andes, perseguindo a culpa através de forças da natureza, para descobrir que o verdadeiro culpado está sob suas próprias asas.
Direção: David Andres Mesa
Produção: Guille Sainz, Daniel Velez, Xose Zapata
Longas
5) Hurin Pacha, La Segunda Vida (Peru)
Um cãozinho e seu adorado amigo, um nobre menino Inca, são separados por uma energia maligna. Ambos recorrem a um caminho desafiador para se reencontrarem.
Direção: Linda Linares
Produção: Leyla Villamonte
6) No Meio de Tudo (Brasil – Bahia)
O documentário animado “No meio de tudo” combina realidade e fantasia ao retratar o encontro com pessoas que vivem em casas totalmente isoladas dos ambientes urbanos, inspirando reflexões sobre solidão, pertencimento e natureza.
Direção: Luma Flôres
Produção: Flávia Santana
7) Roda da Fortuna (Brasil – Paraná)
Quando sua mãe adotiva desaparece deixando um anel com poderes sobrenaturais, uma jovem negra órfã sai em sua busca enquanto é perseguida por uma organização eugenista que deseja a joia preciosa.
Direção: Nataly Maria
Produção: Nataly Maria
Séries
8) Curso de Exorcismo para Leigos e Paranormais (Brasil – Goiás)
A medrosa Vanessa e seus amigos Luís e Tatu fazem o Curso de Exorcismo onde aprendem a enfrentar fantasmas, monstros e bruxas enquanto lidam com seus medos e estudam para as provas da escola.
Direção: Duda Neres
Produção: Duda Neres
9) Oncinhas do Pantanal (Brasil – São Paulo, SP)
No coração do Pantanal, três filhotes de onça exploram o Rio Aguapé enquanto descobrem a biodiversidade local. Entre brincadeiras e aventuras, ajudam outros animais e aprendem sobre o equilíbrio da natureza.
Direção: Georgia Noel Wolinski
Produção: Georgia Noel Wolinski
10) O Fantástico Laboratório da Vovó Naná (Brasil – São Paulo)
O Fabuloso Laboratório da Vovó Naná é uma série pré-escolar que apresenta com criatividade o universo das ciências da natureza para crianças de todas as idades.
Direção: Radhi Meron
Produção: Recy Cassaroto (Oz Filmes)
Projetos Universitários
11) Condão (Brasil – Goiás)
Em uma festa junina de bairro, a fada madrinha Lorraine busca encontrar o par perfeito para a jovem Gisele, o problema é que ela está apaixonada e não tem interesse em nenhum dos pretendentes. Agora, Gisele precisa se desvencilhar dos garotos escolhidos por Lorraine e correr atrás de sua verdadeira paixão: uma garota chamada Nina.
Direção: Artur Borges e Debora Lima
Produção: Artur Borges e Debora Lima
12) Feira dos Importados (Brasil – Minas Gerais)
Em um mercado caótico, quatro feirantes estressados só querem voltar para casa, mas acabam presos em um debate político, enquanto tentam desesperadamente vender suas mercadorias.
Direção: Victória Correa
Produção: Jéssica Bragança
13) Boticário de Poções da Cuca (Brasil – Santa Catarina)
Três adolescentes vivem e trabalham juntos, explorando seu bairro-floresta e os personagens fantásticos que ali vivem. Ao mesmo tempo que descobrem como lidar com o ambiente que muda ao seu redor a cada dia.
Direção: Sophia Bahia
Produção: Thaysi Monteiro
Serviço: 7ª edição Lanterna Mágica – Festival Internacional de Animação | Goiânia
Quando: 18 a 23 de março de 2025
Onde: CineX – Centro Cultural Oscar Niemeyer
Informações: @lanternamagicafestival e www.lanternamagicafestival.