O Instituto Bacae inicia, neste mês de abril, uma série de atividades gratuitas de manutenção que vão acontecer ao longo de 2025. A primeira delas é a segunda edição da oficina de dança contemporânea HABITAT, voltada ao público LGBTQIAPN+, acima de 16 anos. A oficina, ministrada por João Paulo Amorim, vai acontecer nos dias 7, 10 e 11 de abril, no Centro Cultural UFG, em Goiânia, das 8h às 12h.
As inscrições são gratuitas e há 30 vagas disponíveis, sendo duas para PcD. As pessoas interessadas podem se inscrever pelo Sympla, acessando o link pelo perfil do Instagram: @bacae. Esse projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, operacionalizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.
HABITAT
A oficina é baseada em uma abordagem prática e vivencial, com ênfase na experimentação da performance e na exploração do corpo e suas sensualidades como fonte de expressão artística. As aulas serão ministradas com a mesma temática do espetáculo Habitat. Os participantes vão construir uma coreografia durante os três dias e, a final, vão produzir um vídeo para as redes sociais.
João Paulo Amorim, quem vai conduzir a oficina, é coreógrafo e bailarino intérprete. Ainda é produtor cultural há mais de 12 anos em eventos artísticos, festivais de dança, espetáculos de dança, apresentações artísticas para eventos culturais e desportivos e com videodança, dentro e fora do estado de Goiás.
Atuou com produção e como bailarino em várias empresas e companhias dentre elas Quasar Cia de Dança, Grupo Solo, Nômades Cia de Dança, Bacae Dança, Ateliê do Gesto, Arteato Cia de Dança e Poptopia.
Formação e acessibilidade
O projeto de manutenção do Instituto Bacae, ao mesmo tempo em que dá continuidade e fortalece as atividades culturais e artísticas do instituto, oferece formação e capacitação ao público goiano, priorizando a acessibilidade.
Até agosto, serão realizadas outras atividades de formação e capacitação: oficina de escrita criativa para mulheres negras, com Mel Gonçalves e três palestras: sobre produção cultural para artes cênicas, com Leo Casimir, representante do Ninho Ancestral; “propostas para o bem-viver: reflexões para inspirar ações de fortalecimento comunitário”, com Jordana Albino Oliveira, representante do instituto EcomAmor e “aplicação de acessibilidade em jogos”, com Mika Fran, representante da GameGo.
Além destas ações, serão realizadas duas mostras: em junho, “Mostra Bacae Dance Experience”, uma apresentação de criações coreográficas experimentais dos integrantes do Grupo Bacae Dança.
Em agosto, o projeto realiza a “Mostra de jogos independentes de mulheres goianas”. A exposição será interativa, com possibilidade do público experimentar os jogos no local.
Serviço: Instituto Bacae oferece oficina de dança contemporânea
Quando: 7, 10 e 11 de abril
Onde: Centro Cultural UFG
Horário: 8h às 12h
Inscrições: pela plataforma Sympla, neste link | 30 vagas, voltadas ao público LGBTQIAPN+, acima de 16 anos: