O primeiro Fórum Goianiense de Mudanças Climáticas da capital (GynClima), será lançado na próxima quarta-feira (27/8), a partir das 16h, no Salão Nobre do Paço Municipal de Goiânia. A realização é da Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma).
O Fórum foi instituído pela Lei n. 11.381 de 23 de abril de 2025 e é coordenado pela Amma. Seu objetivo é promover a mitigação das mudanças climáticas e desenvolver estratégias, em parceria com setores da sociedade, para o enfrentamento das consequências socioambientais e econômicas advindas de mudanças climáticas.
Os membros do fórum trabalharão por meio da criação de câmaras técnicas, sendo que as câmaras permanentes são de: mitigação, adaptação, políticas públicas e monitoria e controle.
“A crise climática é uma realidade que já impacta nossas cidades, nossa economia, nossa saúde e a vida das futuras gerações. Nesse sentido, o fórum representa não apenas um encontro de ideias, mas um compromisso da nossa cidade com a mitigação dos impactos ambientais e a busca por soluções sustentáveis”, afirma a presidente da Amma, Zilma Peixoto.
O GynClima vai possibilitar o apoio a pesquisas e ações educativas, o estímulo ao uso de tecnologias sustentáveis e a proposição de medidas que conciliem desenvolvimento econômico e proteção ambiental. No dia 27 de agosto, ocorre o ato simbólico de nomeação oficial dos membros do Fórum às 16h, já a primeira reunião do GynClima será realizada no dia 28 de agosto, às 9h, na Câmara Municipal de Goiânia.
Serviço: 1º Fórum Goianiense de Mudanças Climáticas – GynClima
Quando: Quarta-feira (27/8)
Horário: 16h
Onde: Salão nobre do Paço Municipal – Av. do Cerrado, 999 – Park Lozandes