O prazo de inscrições para o edital Ocupa Goiás, do Fundo de Arte e Cultura (FAC), foi prorrogado pelo Governo de Goiás. Os interessados agora têm até o dia 28 de julho para enviar suas propostas por meio da plataforma Baru, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás). A prorrogação foi motivada pela retificação de três pontos do edital, que será publicada no Diário Oficial nesta quarta-feira (16/7).
Com investimento total de R$ 1,2 milhão, o edital visa promover a ocupação artística de espaços públicos e culturais no estado, com foco na descentralização da oferta cultural e valorização de artistas locais. O edital e seus anexos já podem ser conferidos no site do Fundo de Arte e Cultura.
As inscrições devem ser realizadas na plataforma Baru, com envio de link do espetáculo completo (exceto para artes visuais), currículo da equipe técnica, proposta de ação formativa e demais documentos exigidos no edital. Projetos que não apresentarem a documentação completa serão desclassificados.
Mais sobre o edital Ocupa Goiás
O certame contempla duas categorias de ocupação. A primeira é voltada ao Centro Cultural Trabalhista e à esplanada do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT 18ª), em Goiânia. Serão selecionados 14 projetos nas áreas de artes visuais, dança, música e teatro, com infraestrutura técnica básica oferecida pelo próprio espaço, como sonorização e iluminação profissional.
Já a segunda categoria selecionará 20 projetos – dez em Aparecida de Goiânia e dez em Jaraguá – para ocupação artística de praças e parques públicos nas duas cidades. Podem concorrer propostas nas linguagens de circo, dança, música e teatro. Os proponentes devem indicar, no momento da inscrição, até três locais por cidade, entre os pré-definidos no edital.
O edital também prevê critérios de inclusão e diversidade, com vagas destinadas a pessoas negras, indígenas e com deficiência, conforme estabelecido nas diretrizes do FAC.