A Temporada do Araguaia chegou com diversas de atividades e novidades. Na Expedição Araguaia, profissionais da Goiás Turismo, como turismólogos, jornalistas, biólogo, fotógrafo, pesquisadores do Observatório do Turismo e o pessoal de apoio e logística vão descer o rio em cinco barcos. Os pesquisadores vão colher dados sobre a temporada em Aruanã e Luiz Alves e nos acampamentos. A realização é da autarquia, juntamente com outros órgãos do Governo de Goiás.
A intenção é compreender o perfil do turista que acampa nas praias e de quem se hospeda em Luiz Alves e Aruanã.
A coordenadora de pesquisa da Expedição, Amanda Alves Borges, destaca que “levantamentos como esse são essenciais para gerar dados reais que orientem o planejamento turístico e a formulação de políticas públicas. O grande diferencial desta edição é ampliar o olhar sobre o Araguaia, incluindo não apenas as cidades, mas também a vivência nos acampamentos”.
Mais sobre a Expedição Araguaia
A jornada começa à meia-noite do dia 10 de julho, em Goiânia. No dia 11, as 12 pessoas da Agência de Turismo chegam à Aruanã. No dia 12 vão estar em Cangas, 13 em Cocalinho, 14 em Travessão e 15 na Viúva. Nos dias 16 e 17, a equipe atua em Bandeirantes e em 18 e 19, em Luiz Alves.
Esta é a primeira vez que o Governo do Estado promove uma ação de tal envergadura. Em Aruanã e Luiz Alves vão funcionar Centros de Atendimento ao Turista durante a temporada. Os CAT vão orientar e dar informações turísticas ao visitante.
A temporada gera renda e empregos para as comunidades da Região Turística do Vale do Araguaia. Nessa época do ano, moradores atuam como guias, cozinheiros, artesãos, comerciantes, funcionários de estabelecimentos turísticos e comandam ranchos para incrementar seus ganhos.
Os investimentos do Governo de Goiás em 2025 para ações culturais nos municípios mais movimentados visam atrair visitantes e impulsionar ainda mais a economia local. O aumento da atividade turística se reflete no crescimento da arrecadação.
De acordo com o presidente da Goiás Turismo, Roberto Naves, a Temporada Mais Araguaia 2025 representa a força da integração entre as secretarias do Governo de Goiás.
“Com a liderança do governador Ronaldo Caiado, conseguimos unir estrutura, qualificação e lazer para proporcionar uma experiência completa aos turistas e gerar desenvolvimento para as comunidades locais. Além de movimentar a economia e criar empregos nas cidades ribeirinhas, a temporada também é um grande laboratório para a Goiás Turismo, que nesta edição vai a campo com a Expedição Araguaia para conhecer de perto o perfil do visitante e aprimorar nossas políticas públicas voltadas ao setor”, afirma o presidente.
A expectativa de público na Temporada do Araguaia é de 1 milhão de turistas. Segundo dados do Observatório do Turismo de Goiás, a maior parte deles mora em Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins. Aruanã, Aragarças, Britânia, São Miguel do Araguaia, Nova Crixás e Montes Claros são as cidades que mais recebem visitantes.
Temporada Mais Araguaia
Diversas áreas do Governo de Goiás se unem na temporada Mais Araguaia 2025, lançada pelo governador Ronaldo Caiado. A GoiásFomento e as Secretarias da Retomada, de Esporte e Lazer e do Meio Ambiente atuam em parceria com a Goiás Turismo na operação. Além de qualificação profissional e oferta de crédito, promovem entretenimento e lazer, com shows musicais, que vão do eletrofunk ao sertanejo, oficinas esportivas e conscientização ambiental.
A equipe técnica da GoiásFomento participa da expedição Mais Araguaia 2025, ao lado da Goiás Turismo, apresentando as linhas de crédito da agência aos empreendedores da região. Entre as opções oferecidas, há modalidades até 5 mil reais com taxa zero. Para valores mais altos, a Agência oferece taxas reduzidas e prazos estendidos para pagamento, facilitando o acesso ao crédito e contribuindo para o crescimento e fortalecimento dos negócios locais.