O potencial das principais rotas turísticas de Goiás está sendo apresentado a operadores internacionais que estão no Brasil para participar da Abav Expo – a maior feira do segmento promovida pela Associação Brasileira de Agências de Viagem – que este ano será realizada em Brasília.
A atividade envolvendo os agentes estrangeiros acontecerá até a próxima quarta-feira (25/9), em uma promoção da Goiás Turismo com a Abav, e vai focar nos atrativos presentes na região das Águas Quentes, da Chapada dos Veadeiros e da rota dos Pireneus.
“Aproveitamos a expertise que a Abav tem em selecionar os melhores operadores, para promovermos um tour de reconhecimento de três regiões goianas que são qualificadas para receberem o turista internacional, por reunirem além das belezas cênicas do nosso Estado, uma ampla rede de hotéis, restaurantes e demais conveniências”, avalia o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral.
A ação, segundo Amaral, integra um dos propósitos da Goiás Turismo. “Nossa meta é consolidarmos nossos roteiros entre os estrangeiros que visitam o país. Ano passado, segundo levantamento da Embratur, o Brasil recebeu quase 6 milhões de turistas vindos de outros países. Ou seja, temos oportunidade de ampliarmos nossa participação nessa escolha de quem visita o Brasil”, analisa Fabrício Amaral.
Sobre os destinos de Goiás que serão apresentados
Ao todo, 30 operadores internacionais de turismo vindos da América Latina (Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru e Uruguai) e da Europa (Portugal, Espanha e Itália) vão participar dos quatro dias de reconhecimento dos atrativos goianos. Eles foram divididos em grupos de dez pessoas, sendo que cada grupo vai explorar uma região diferente.
Na região da Chapada dos Veadeiros, os destaques estão para o Parque Nacional, considerado patrimônio natural da humanidade pela Unesco; uma imersão na comunidade Kalunga do Engenho II, onde os estrangeiros serão apresentados à icônica Cachoeira Santa Bárbara; e o Vale da Lua, com suas formações rochosas singulares.
Na região dos Pireneus, além dos atrativos vinculados ao centro histórico de Pirenópolis, e belas cachoeiras da região, como o Salto Corumbá, foram destacadas queijarias, vinícolas e estâncias rurais que integram a rota dos Pireneus, e que estão se destacando pela produção artesanal de iguarias e bebidas que levam impresso o terroir do Cerrado.
Os operadores que vão desbravar a região das Águas Quentes vão conhecer a ampla variedade hoteleira e de diversão presente no maior complexo de águas termais do mundo. Além disso, itens da cultura local e gastronômica foram elencados para enaltecer a variedade de atrativos presentes em Caldas Novas e Rio Quente.