Estão oficialmente abertas as inscrições para as oficinas de arte do projeto Goianins – cultura goiana para artistas mirins, iniciativa que busca promover a inclusão social e artística de crianças típicas e atípicas por meio da valorização da cultura goiana. Interessados em inscrever seus pequenos devem acessar um formulário on-line, disponível no Instagram do projeto, @goianins, até às 12h do dia 8 de maio, quinta-feira, o prazo final para seleção.
As oficinas são gratuitas e voltadas ao público infantil entre 10 e 12 anos, e serão realizadas no espaço multicultural Jardim Potrich, em Goiânia, idealizado por Tatiana Potrich, que é também uma das idealizadoras do Goianins.
Ao todo, estão sendo oferecidas 20 vagas, divididas entre dois encontros: um destinado às crianças típicas, no dia 10 de maio, e outro para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), no dia 17 de maio, sempre das 9h30 às 12h. Cada turma contará com 10 participantes, e metade das vagas será reservada a estudantes de escolas públicas.
Com conteúdo pautado pelos personagens das tradicionais Cavalhadas goianas, cuja inspiração será ditada pelo trabalho da premiada artista naif Helena Vasconcelos, as oficinas propõem o desenvolvimento de pinturas em telas que dialogam tanto com a história cultural de Goiás quanto com a obra de Vasconcelos.
A professora de artes Laura Macêdo – que é, também, uma das idealizadoras do Goianins – estará à frente como oficineira junto à auxiliar terapêutica Isabela Preto.
Na ocasião, as crianças receberão telas de tamanho 30 x 30 centímetros e um kit de pinturas contendo pinceis e tintas guache. Laura conta que a intenção é permitir a manifestação subjetiva das crianças, e por isso a preocupação em criar, também, um espaço seguro para crianças atípicas.
“No formulário de inscrição temos um campo dedicado especialmente para descrição das especificidades da neurodivergência, visto que, para acompanharmos o processo de produção dessas crianças, precisamos estar atentos a hipersensibilidade sensorial de cada uma para buscar adaptar o ambiente de produção”, conta Laura.
A profissional também reitera a importância de projetos como o Goianins para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social na infância.
“Atividades artísticas estimulam a atenção, a percepção visual, a memória e a coordenação motora fina, essenciais para o aprendizado escolar. Além disso, oferece um canal poderoso de expressão, alimenta a imaginação e fortalece a criatividade, ajudando a criança a pensar de forma livre e original. Ao criar, a criança explora sua identidade, aprende sobre si mesma e desenvolve habilidades importantes para a convivência em grupo, como o respeito, a escuta e a colaboração”, diz.
A lista dos selecionados para participar das oficinas de arte naif será divulgada pelo Goianins em suas redes sociais no dia 09 de maio, sexta-feira, às 13h. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, respeitando o limite de 50% das vagas destinadas a estudantes de escolas públicas.
Para mais informações, interessados podem entrar em contato pelas redes sociais do projeto, pelo Instagram ou pelo e-mail projeto_goianins@gmail.com. O Goianins é um projeto aprovado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio do Ministério da Cultura, com execução no âmbito municipal.
Serviço: Inscrição para oficinas no projeto Goianins | Jardim Potrich
Quando: Até o dia 8
Oficinas: De 10 e 17 de maio
Entrada: Gratuita