Com atrações diversificadas e gratuitas para todas as idades, a 5ª Mostra de Férias do Teatro Carlos Moreira será realizada de 24 a 27 de julho, na sede da companhia, localizada na Rua 8 (Rua do Lazer), no Centro de Goiânia. A programação inclui ações formativas para artistas, educadores e advogados, bate-papo com diretores de teatro, espetáculos e o Festival de Cenas Curtas, com homenagem a Hugo Zorzetti e premiação em dinheiro.
As vagas são limitadas e exigem inscrição prévia pelo WhatsApp (62) 99142-6714. Para quem for assistir aos espetáculos, o grupo pede a doação de 1 kg de alimento não perecível para apoio a causas sociais. A Mostra de Férias conta com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura, gerida pela Secretaria Municipal da Cultura de Goiânia.
Programação
A 5ª Mostra de Férias do Teatro Carlos Moreira começa oficialmente na quinta-feira (24/7), às 9h, com uma oficina de maquiagem artística. Às 14h, haverá um bate-papo com diretores de teatro e, às 20h, o espetáculo de comédia “A Sogra que Pedi a Deus”. Na sexta-feira (25/7), a programação inclui uma oficina de interpretação às 14h e o espetáculo “Divórcio” às 20h.
O sábado (26/7) terá uma oficina de contação de histórias para educadores a partir das 8h, seguida pelo espetáculo infantil “A Magia da Leitura”, encenado por alunos da companhia. Às 13h, será ministrada uma oficina de interpretação voltada para advogados e, às 18h, acontece o Festival de Cenas Curtas, com premiação de R$ 1.000,00 para a melhor interpretação baseada em textos de Hugo Zorzetti.
O encerramento, no domingo (27/7), contará com o projeto Domingo Tem Teatro, das 9h às 12h, edição especial julina. A programação oferecerá brincadeiras, pintura facial, pipoca, algodão doce, Feira do Empreendedor Mirim, além de apresentações da quadrilha profissional Veraneio e do espetáculo “Moana – O Chamado”. Para finalizar, às 14h, haverá o espetáculo “Turminha da Inclusão”.
Com quase 30 anos de trajetória, a Cia de Teatro Carlos Moreira se tornou referência no cenário cultural goiano e nacional. A companhia soma mais de cem montagens apresentadas em diversas capitais e cidades do interior do Brasil, transitando entre comédias, espetáculos infantis, projetos corporativos e ações formativas.
Serviço: 5ª Mostra de Férias do Teatro Carlos Moreira
Quando: 24 a 27 de julho de 2025
Onde: Teatro Carlos Moreira (Rua 8 – Rua do Lazer -, Setor Central – Goiânia)
WhatsApp para inscrição: (62) 99142-6714 – Falar com Percia Ribeiro
Entrada: nos espetáculos mediante 1 kg de alimento não perecível
Mais informações: @ciadeteatrocarlosmoreira.go
Programação completa:
– Dia 24/7 (quinta-feira)
9h às 12h: Oficina de Maquiagem com Brunno Karvalho – Integrante da Cia de Teatro Carlos Moreira desde 2008, Brunno atua nas artes cênicas desde os 9 anos e possui ampla experiência como ator, diretor e autor. Irá ensinar materiais básicos, como montar sua maleta e técnicas de luz, sombra e sustentabilidade.
14h às 17h: Bate-papo com Diretores de Teatro – Segundo o idealizador do evento, o diretor e ator Carlos Moreira, o objetivo do encontro é aproximar e fortalecer a classe, além de elaborar, em conjunto, um projeto para ser submetido às autoridades competentes da Cultura nas esferas municipal e estadual em prol da construção de políticas públicas.
20h: Espetáculo A Sogra que Pedi a Deus – É uma comédia familiar que acompanha o inesperado embate entre Renato e Dona Zulmira, sogra do protagonista, quando planos de viagem são frustrados e uma convivência forçada se transforma em um duelo divertido. Com texto de Wilson Coca e direção de Carlos Moreira, o espetáculo é indicado para todos os públicos.
– Dia 25/7 (sexta-feira)
14h às 17h: Oficina de Interpretação com Wellington Dias – Possui mais de três décadas dedicadas às artes cênicas, construindo uma sólida trajetória como ator e diretor de teatro. A oficina é voltada a artistas com mais de 16 anos que já têm experiência cênica e querem se aprofundar na arte de interpretar, ampliando sua presença de palco, explorando emoções e mergulhando na essência da atuação.
20h: Espetáculo Divórcio (12 anos) – Texto de Franz Keppler, argumento de Otávio Martins e direção de Humberto Pedrancini. A peça retrata dois advogados recém-divorciados que se reencontram em uma ação de separação, e a trama se desenrola com humor crítico e inspirado em disputas judiciais envolvendo celebridades.
– Dia 26/7 (sábado)
8h às 12h: Oficina de Contação de Histórias para Educadores com Almeida Júnior (Aracaju – SE) – Foco em mostrar aos educadores ferramentas do uso da encenação em sala de aula.
11h30: Espetáculo Infantil: A Magia da Leitura, encenada por alunos do Teatro Carlos Moreira – Será apresentado após a oficina com os educadores, a fim de proporcionar a experiência do palco aos alunos da Cia, mostrar aos educadores como a linguagem teatral pode ser usada em sala de aula e, também, divulgar a obra de Almeida Júnior.
13h às 17h: Oficina de Interpretação para Advogados com Carlos Moreira e Sandro Di Lima – A partir da observação da convergência entre as habilidades da advocacia e técnicas teatrais (concentração e criação de narrativas), a oficina visa aproximar e criar parcerias entre o setor jurídico e o teatro.
18h às 21h: Festival de Cenas Curtas – Uma homenagem a Hugo Zorzetti, buscando resgatar e manter viva sua memória, além de incentivar a nova geração de artistas teatrais a conhecer sua obra. Os participantes devem montar um trecho de uma peça de Zorzetti, com duração máxima de 25 minutos.
O prêmio de Melhor Interpretação no valor de R$ 1mil será concedido à performance que se mantiver mais fiel ao texto original. Um júri formado por conhecedores da obra de Hugo Zorzetti elegerá a interpretação mais fiel ao texto original. Ao final, ainda será exibido um documentário com cenas, fotos e depoimentos sobre Hugo Zorzetti. Inscrições pelo WhatsApp.
– Dia 27/7 (domingo)
9h às 12h: Domingo Tem Teatro – Edição Julina – Brincadeiras, pintura facial, pipoca, algodão doce, Feira do Empreendedor Mirim e apresentação da quadrilha profissional Veraneio.
9h30 às 10h30: Espetáculo Infantil Moana, O Chamado (Livre) – Traz à cena valores como coragem, autoconfiança e preservação ambiental em uma montagem envolvente que já passou por várias cidades brasileiras. Tem direção artística de Brunno Karvalho e direção geral de Carlos Moreira.
14h: Espetáculo Infantil Turminha da Inclusão – Propõe uma reflexão acessível sobre diversidade e respeito, com personagens lúdicos e cenário colorido. O espetáculo, dirigido por Brunno Karvalho, é voltado para toda a família e visa sensibilizar o público sobre temas sociais relevantes de forma leve e educativa.