O Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna deverá receber uma corrida da MotoGP, principal categoria do Campeonato Mundial de Motovelocidade, a partir de 2026. A informação é do site Grande Prêmio.
Ainda de acordo com o site Grande Prêmio, a assinatura do acordo para trazer a categoria a Goiânia será feita no próximo dia 12 de dezembro, no Centro Cultural Oscar Niemeyer. A realização de uma coletiva para tratar do assunto nesta data foi confirmada ao Aproveite a cidade.
Goiânia tem histórico na motovelocidade, tendo sediado as etapas da MotoGP nos anos de 1987, 1988 e 1989, no antigo Autódromo Internacional da capital goiana. No Brasil, não há corrida da categoria desde 2004, quando aconteceu uma etapa no Rio de Janeiro.
Assinatura de protocolo de intenções para corrida em Goiânia
Em julho de 2024, o Governo de Goiás assinou um protocolo de intenções com a empresa Dorna Sports, responsável pela realização das etapas da MotoGP, em Madri, na Espanha.
O documento estabelecia que as corridas poderiam ser realizadas nos anos de 2026, 2027 e 2028, renováveis para 2029 e 2030. Além disso, que a primeira etapa ocorreria em março de 2026.
À época, o secretário de Esportes e Lazer (Seel), Rudson Guerra, ressaltou os investimentos feitos na infraestrutura esportiva desde 2019, que credenciaram o Autódromo Internacional Ayrton Senna de Goiânia a receber um evento do porte da MotoGP.
“Fizemos investimentos importantes em termos estruturais e de segurança no Autódromo. Prestes a completar 50 anos, no dia 28 de julho, o Autódromo passou recentemente por uma revitalização, que envolveu a pista, os boxes e os camarotes”, pontuou o secretário de Esportes e Lazer.
“Conforme determinação do governador Ronaldo Caiado, Goiás será referência para o motociclismo mundial”, completou Rudson Guerra.