fechar
navegue
  • Home
  • Novidades
  • Cidades imagem
    • Goiânia
    • Aparecida de Goiânia
    • Anápolis
    • Pirenópolis
    • São Paulo
    • Rio de Janeiro
    • Vitória
  • Gastronomia
  • Agenda Cultural
  • Vídeos
  • Contato
  • Conheça
  • Siga-nos:
  • imagem
  • imagem
  • imagem
  • imagem
Dia Online
Dia Online
Aproveite a Cidade
Aproveite a Cidade
  • Últimas notícias
  • Editorias
      • Cidades
      • Goiânia
      • Gastronomia
      • Aparecida de Goiânia
      • Goiás
      • Pirenópolis
      • Alto Paraíso
      • São Paulo
      • Anápolis
      • Sem categoria
      • Caldas Novas
      • Trindade
      • Rio de Janeiro
      • Hidrolândia
      • Vitória
      • Brasília
      • Ilhéus
      • Cavalcante
      • Silvânia
      • São Francisco do Sul
      • Nova Veneza
      • Catalão
  • Colunas
      • veja +
  • CÂMERAS AO VIVO
  • Câmeras ao Vivo
      • veja +
  • DiaTV
  • Agenda Cultural
  • Institucional
      • Anuncie no Dia Online
      • Aplicativos Smartphone
      • Contato
      • Reclame no Dia
      • Trabalhe Conosco
      • Transmita ao Vivo
62 99636 5920
X
  • Seja Curioso:
  • festival brasil sabor
  • campus party goiás
  • festas juninas goiânia
  • canto da primavera kis
  • caldas country 2022
  • cine cultura
62 99636 5920
X
  • Seja Curioso:
  • festival brasil sabor
  • campus party goiás
  • festas juninas goiânia
  • canto da primavera kis
  • caldas country 2022
  • cine cultura
Goiânia

Goiânia inicia 3ª dose para idosos e 1ª para adolescentes de 17 anos

Também serão imunizadas pessoas imunossuprimidas com idade acima de 60 anos, que tomaram a 2ª dose há mais de 28 dias, e adoslecentes de 12 a 16 anos com deficiência, gestantes e puérperas.
Aproveite a cidade
15/09/2021, 09h43
imagem
Profissional da saúde em Goiânia. Capital inicia vacinação contra Covid-19 com a 3ª dose em idosos acima de 70 e para adolescentes a partir de 17 anos | Foto: Jucimar Sousa

A partir desta quarta-feira (15/9), Goiânia inicia uma nova fase da campanha de vacinação contra a Covid-19. Assim, começa a aplicação da 3ª dose para idosos a partir de 70 anos, que receberam a 2ª dose há pelo menos seis meses, e em pessoas imunossuprimidas com idade acima de 60 anos, que tomaram a 2ª dose há mais de 28 dias. Além disso, o município inicia a vacinação para adolescentes de 17 anos, e também de 12 a 16 anos com deficiência, gestantes e puérperas.

Assim, para a 1ª dose é necessário apresentar um documento com foto, CPF e comprovante de endereço. Ademais, para a 3ª doses é preciso apresentar o cartão de vacinação e um documento com foto.

A vacinação com a 3ª dose contra a Covid-19 em idosos e imunossuprimidos terá noves pontos na capital. Além disso, serão três pontos para vacinação da 1º dose em Goiânia para adolescentes de 12 a 17 anos, com a necessidade de agendamento. Ainda há sete pontos para a imunização da 1ª dose para pessoas com idade acima de 18 anos, sem agendamento.

No caso dos adolescentes com idade entre 12 e 16 anos, a vacinação com a 1ª dose contra a Covid-19 será para gestantes e puérperas. Ademais, de pessoas com deficiência, que precisam comprovar a condição. Os imunossuprimidos deverão apresentar uma autodeclaração que está disponível no site ImunizaGyn, onde também se encontra a lista das doenças.

Segundo a prefeitura de Goiânia, devido à baixa procura, o atendimento no drive-thru passa a ser exclusivo aos idosos com mais de 70 anos para vacinação com a 3ªdose.

Acesse AQUI os locais de vacinação contra a Covid-19 em Goiânia com a 3ª doses para idosos e a 1ª para adolescentes a partir de 17 anos

imagem
comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiânia

4 lugares para quem gosta de arte visitar em Goiânia

Listamos espaços culturais e galerias de arte que podem ser visitadas gratuitamente. Confira os dias e horários de funcionamento para um passeio presencial e projetos que seguem apenas on-line.
Paula Falcão
15/09/2021, 10h57
imagem
O Museu de Arte de Goiânia já tem exposições montadas e voltou a receber visitantes, depois de investir em projetos que levavam as obras a espaços ao ar livre | Foto: Carla Falcão

Passeios culturais são sempre uma ótima pedida para quem quer explorar tudo que uma cidade pode oferecer. E Goiânia está repleta de boas opções, inclusive para quem gosta de arte. Desta vez, nossa abordagem é mais voltada para galerias e espaços, onde se aprecia arte de uma  forma mais imersiva e tradicional, uma vez que, como nossos leitores bem sabem, a street art é um assunto bem recorrente por aqui!

Dessa forma, listamos quatro locais em que é possível conhecer gratuitamente obras de artistas, principalmente locais, consagrados e também trabalhos de quem acaba de ingressar neste universo. Além disso, visitar galerias, museus e espaços dedicados a arte em Goiânia é  uma forma de refletir sobre um tema, momento e sobre a cidade.

Vale ressaltar ainda que a operação destes locais ainda é afetada pelos protocolos sanitários de  prevenção ao contágio por Covid-19. Assim, o funcionamento pode ser alterado com frequência, bem como a experiência estar limitada, por enquanto, apenas ao virtual. Ou seja, se a sua ideia é um passeio presencial, em alguns casos, o jeito é guardar a dica e aproveitar depois.

Confira quatro espaços para conhecer e apreciar arte em Goiânia

Vila Cultural Cora Coralina

Vila Cultural Cora Coralina, no Centro, em Goiânia
A Vila Cultural Cora Coralina voltou a receber programação de exposições em agosto de 2021. As visitas acontecem por agendamento | Foto: Carla Falcão

A Vila Cultural Cora Coralina fica ao lado do Teatro Goiânia na Rua 3, no Centro. O local é bem legal e voltou a receber exposições, mas para visitar precisa de agendamento.

A visitação acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. É preciso agendar horário pelo e-mail vilacultural.coracoralina@goias.gov.br ou pelo telefone (62) 3201-9863. Inclusive, nós já estivemos por lá depois da reabertura.

Onde: Rua 3, no Centro – Goiânia

Funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 17h

Entrada: Grátis

 

Centro Cultural Octo Marques

Centro Cultural Octo Marques e a Escola de Artes Visuais se localizam dentro do Edifício Parthenon Center
O Centro Cultural Octo Marques e a Escola de Artes Visuais se localizam dentro do Edifício Parthenon Center, no Centro. Por enquanto, as atividades seguem on-line | Foto: Carla Falcão

O Centro Cultural Octo Marques  tem duas galerias de arte: Galeria Frei Confaloni e Sebastião dos Reis. Se localiza no Edifício Parthenon Center. Este importante ponto cultural da cidade também abriga a Escola de Artes Visuais.

Grande parte das atividades seguem on-line, inclusive as aulas da Escola de Artes Visuais. O Centro Cultural já realizou exposições pelas redes sociais e por meio de vídeo. Porém, quem passa pelo Parthenon pode se deparar, eventualmente, com parte do acervo exposto.

Onde: Edifício Parthenon Center, Rua 4, no Centro – Goiânia

Funcionamento: Apenas on-line

Entrada: Grátis

 

Galeria FAV

4 lugares para quem gosta de arte visitar em Goiânia
Espaço dedicado a arte fica no Campus Samambaia da UFG. Galeria de Arte da FAV mantém atividade on-line | Foto: Reprodução / Instagram

A Galeria da Faculdade de Artes Visuais (FAV), fica no Campus Samambaia, da Universidade Federal de Goiás (UFG). Fora da região central, a galeria tem o objetivo de promover diálogo e aproximar a academia da população.

Por enquanto, só está funcionando on-line, mas você pode conferir exposições e trabalhos no perfil do espaço no Instagram @galeriadafav.

Onde: Faculdade de Artes Visuais UFG, Avenida Esperança s/n, Campus Samambaia

Funcionamento: Apenas on-line

Entrada: Grátis

 

Museu de Arte de Goiânia

4 lugares para quem gosta de arte visitar em Goiânia
O Museu de Arte de Goiânia já tem exposições montadas e voltou a receber visitantes, depois de investir em projetos que levavam as obras a espaços ao ar livre | Foto: Carla Falcão

O Museu de Arte de Goiânia (MAG) fica no Bosque dos Buritis. Logo ao lado dele, tem o Centro Livre de Artes que oferece vários cursos e oficinas, que contemplam várias vertentes artísticas.

As duas salas do museu estão funcionando com exposições do acervo e repletas de obras legais. Além disso, tem um espaço dedicado só para a história da capital. Há um busto do arquiteto e urbanista Attilio Corrêa Lima, que projetou Goiânia, plantas dos primeiros edifícios da cidade, como o Grande Hotel, e fotos da construção.

Onde: Bosque dos Buritis, no Setor Oeste – Goiânia

Funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h.

Entrada: Grátis

imagem
comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiânia

Vila Cultural Cora Coralina inaugura exposições simultâneas

A mostra “Amparo a Astral – Goiás” é composta pelo acervo da Associação de Travestis, Transsexuais e Transgêneros de Goiás (Astral/GO), que reúne obras de vários artistas goianos. Já exposição individual exalta mulheres pretas goianienses.
Aproveite a cidade
15/09/2021, 14h44
imagem
Área externa da Vila Cultural Cora Coralina, no centro de Goiânia. Local recebe duas exposições simultâneas com entrada gratuita | Foto: Aproveite a cidade

Com atividades desde o mês de agosto, a Vila Cultural Cora Coralina, no Centro de Goiânia, recebe a partir desta quinta-feira (16/9) mais duas exposições, que serão simultâneas. Assim, ambas fazem parte da retomada cultural do Estado de Goiás, promovida pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult Goiás).

Com participação de 11 artistas goianos de diferentes gerações, a exposição coletiva “Amparo a Astral – Goiás” irá ocupar a sala “Antônio Poteiro”. Assim, terá 12 obras de pequeno, médio e grande porte, entre gravuras, pinturas, desenhos e colagens. Além disso, simultaneamente, na sala ao lado, “Sebastião Barbosa”, serão expostas cinco obras em homenagem a mulheres pretas goianienses, do artista Alex Katira.

Ambas as exposições são uma realização em parceria do Governo de Goiás, através da Secult Goiás, e da prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas. Dessa forma, possuem entrada gratuita, com as obras podendo ser visitadas pelo público até o dia 1º de outubro, das 9h às 17h. É preciso realizar agendamento pelo e-mail ou pelo telefone (62) 3201-9863.

Segundo o coordenador da Vila Cultural Cora Coralina e curador das mostras, Gilmar Camilo, coube a Vila, dentro do projeto de ocupação artística do espaço, a função de divulgar e promover as exposições que contam com trabalhos expressivos e significativos assinados por artistas goianos de significativa relevância.

 

Mais sobre as exposições na Vila Cultural Cora Coralina

O acervo da mostra “Amparo a Astral – Goiás” pertence à Associação de Travestis, Transsexuais e Transgêneros de Goiás (Astral/GO), com sede em Goiânia. Dessa forma, é foi montado através de doações espontâneas feitas por artistas como Ana Carolina Cruz, Andréia Santana, Diogo Rustoff, Lauro Gontijo e Isabella Brito. Ademais, Malaquias Belo, Mateus Dutra, Marcelo Solá, Nancy de Melo, Sandro Torres e Wander Von Wander. As doações foram feitas por meio de editais da Lei Aldir Blanc.

Toda a renda obtida a partir da venda das obras expostas será revertida a programas, projetos, ações e trabalhos desenvolvidos pela Astral. A comercialização das obras deve ser realizada diretamente com a organização.

Desde sua fundação, em 2000, a instituição desenvolve um trabalho sistêmico em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS) de prevenção e assistência a mulheres em situação de vulnerabilidade. Atualmente, a organização é a única a tratar abertamente sobre questões ligadas ao tráfico de pessoas e a prostituição, bem como realiza projetos com mulheres travestis e transexuais.

Segundo a presidente da Astral, Beth Fernandes, a instituição vive hoje a expectativa de ver expostas na Vila Cultural obras doadas por artistas goianos. Segundo ela, isso fortalece uma rede de apoio a projetos voltados para áreas dos direitos humanos e minorias.

“A visita à Vila Cultural nesta exposição de quadros doados à Astral vai além de saborear a cultura e a arte, vai ao encontro da luta dos movimentos sociais em Goiás”, declarou a presidente.

Pela primeira vez promovendo uma exposição solo na Vila Cultural, Alex Katira apresenta a mostra “Kieza: de onde eu venho”. A iniciativa é uma homenagem às mulheres pretas goianienses, composta por cinco retratos de grandes personalidades da cidade, como Valéria da Congada e Naya Violeta. Além disso, há um vídeo com depoimentos das mulheres retratadas.

imagem
comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiânia

Animais do zoológico de Goiânia ganham picolés para se refrescarem

Produzidos por veterinários para refrescar o calor, o alimento congelado funciona como uma complementação alimentar diária dos bichos e há tipos específicos para cada espécie.
Aproveite a cidade
15/09/2021, 19h35
imagem
Urso Robinho chupando picolé no Zoológico de Goiania. Alimento chega a pesar 1kg | Foto: Agetul

Com o calor que tem feito em Goiânia nos últimos dias, chegando a mais de 38ºC, o veterinários do Zoológico da capital têm preparado picolés para os 479 animais e 120 espécies que vivem no local. Assim, para aliviar o calor, os bichos ganham opções de frutas e de carnes congeladas, dependendo da espécie.

Segundo o presidente da Agência Municipal de Turismo e Lazer de Goiânia (Agetul), Valdery Junior, os recintos dos bichos também contam com aspersores de água, que funcionam até cinco horas por dia. “Nesse período de intenso calor, os bichos tendem a procurar um lugar mais fresco e com mais umidade. Por isso, os picolés ajudam a regular a temperatura corporal, além de divertir e distrair”, disse.

Um dos animais que ganham picolés no Zoológico de Goiânia é o urso Robinho. Ele possui um ambiente próprio de 650 m² e tem ao seu dispor uma piscina de 18 mil litros de água. Segundo Valdery, no calor, o alimento tem sido oferecidos com uma frequência maior. E no caso do Robinho cada picolé tem, em média, 1 kg.

De acordo com a Agetul, os picolés dados aos animais do Zoológico de Goiânia são um complemento na alimentação diária dos bichos e há tipos específicos para cada espécie. “Os primatas, como os macacos, ganham gelados com frutas, castanhas e mel. Os carnívoros podem ganhar, além destes, picolés de carne. A gente varia para não ficar enjoativo. Colocamos fruta batida ou em pedaços, variamos o sabor e o formato para despertar neles o interesse de se alimentar”, disse o presidente da Agetul.

imagem
comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Cidades

15ª Primavera dos Museus tem programação em Goiânia e interior

Iniciativa terá atividades simultâneas em instituições de memória e centros culturais e acontece entre os dias 20 e 26 de setembro em unidades da Secult Goiás.
Aproveite a cidade
16/09/2021, 17h40
imagem
Museu Zoroastro Artiaga, um dos espaços da Secult Goiás que participa da 15ª Primavera Nacional de Museus | Foto: Aproveite a cidade

A Primavera Nacional dos Museus, que chega a sua 15ª edição em 2021, será realizada entre os dias 20 e 26 de setembro e terá programação em Goiânia e em cidades do interior. Assim, a realização no Estado é da Secretaria de Estado de Cultura (Secult Goiás). O evento é coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em parceria com as instituições museológicas de todo país.

A iniciativa terá atividades simultâneas em instituições de memória e centros culturais. Dessa maneira, a 15ª Primavera dos Museus terá participação de mais de 680 espaços. Entre os entretenimentos voltados ao público estão shows, teatros, seminários, exposições, cinemas e visitas mediadas. Além disso, debates, lançamentos de livros, workshops, festivais e videocast.

Em Goiás, o roteiro inclui os museus da Imagem e do Som de Goiás (MIS), Zoroastro Artiaga (Muza), e Pedro Ludovico, além do Arquivo Histórico Estadual, em Goiânia. Já no interior, acontece no Palácio Conde dos Arcos, na cidade de Goiás, e no Museu Ferroviário de Pires do Rio.

A programação é gratuita e poderá ser acompanhada pelas redes sociais dos museus e da Secult Goiás, bem como pelo canal da secretaria no YouTube.

 

Programação da 15ª Primavera dos Museus

A programação da Secult Goiás para a 15ª Primavera Nacional dos Museus 2021 tem atrações como uma visita mediada em comemoração ao aniversário de 34 anos do Museu Pedro Ludovico. Além disso, o Museu da Imagem e do Som terá um podcast sobre a vida e obra do fotógrafo Silvio Berto com o Doutor em Sociologia Jordão Horta Nunes.

No interior de Goiás, 0 Palácio Conde dos Arcos realiza uma exposição virtual sobre as transformações do local. Ademais, o Museu Ferroviário de Pires do Rio apresentará um videocast para rememorar a trajetória do espaço a partir de seu acervo fotográfico.

A programação completa dos museus de Goiás na 15ª Primavera Nacional dos Museus você confere AQUI.

imagem
comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Aproveite! imagem
+eventos
Confira os eventos disponíveis na cidade!
Evento
imagem
Copa Goiânia de E-Sports tem 1ª etapa neste sábado (21/5)
Sabado, 21 de maio
Goiânia Shopping (Goiânia-GO)
Evento Cultural
imagem
Shiva alt-bar, em Goiânia, recebe festa Zabumba Experiênça
Quinta, 19 de maio
Shiva alt-bar (Goiânia-GO)
maislidas
1
Festas Juninas em Goiânia 2022: veja os arraiás já confirmados na cidade
2
Bar do Dodô é o vencedor do Comida di Buteco Goiás 2022
3
Campeão do Comida di Buteco Goiás 2022 será anunciado no dia 16
4
Frente fria chegará a Goiás, e Goiânia pode ter mínima de 6ºC
Aproveite! imagem
+eventos
Confira os eventos disponíveis na cidade!
Evento
imagem
Copa Goiânia de E-Sports tem 1ª etapa neste sábado (21/5)
Sabado, 21 de maio
Goiânia Shopping (Goiânia-GO)
Evento Cultural
imagem
Shiva alt-bar, em Goiânia, recebe festa Zabumba Experiênça
Quinta, 19 de maio
Shiva alt-bar (Goiânia-GO)
Banner Arroba Centenário de Aparecida



 Campanha Prefeitura Aparecida de Goiânia Centenário

  • continuelendo
  • +lidas
1 Goiânia inicia 3ª dose para idosos e 1ª para adolescentes de 17 anos

2 4 lugares para quem gosta de arte visitar em Goiânia

3 Vila Cultural Cora Coralina inaugura exposições simultâneas

4 Animais do zoológico de Goiânia ganham picolés para se refrescarem

5 15ª Primavera dos Museus tem programação em Goiânia e interior

1 Festas Juninas em Goiânia 2022: veja os arraiás já confirmados na cidade

2 Bar do Dodô é o vencedor do Comida di Buteco Goiás 2022

3 Campeão do Comida di Buteco Goiás 2022 será anunciado no dia 16

4 Frente fria chegará a Goiás, e Goiânia pode ter mínima de 6ºC

maislidas
1
Festas Juninas em Goiânia 2022: veja os arraiás já confirmados na cidade
2
Bar do Dodô é o vencedor do Comida di Buteco Goiás 2022
3
Campeão do Comida di Buteco Goiás 2022 será anunciado no dia 16
4
Frente fria chegará a Goiás, e Goiânia pode ter mínima de 6ºC
Dia Online
    Siga-nos:
  • imagem
  • imagem
  • imagem
  • imagem
Navegue
  • Goiânia
  • Aparecida de Goiânia
  • Anápolis
  • Pirenópolis
  • São Paulo
  • Rio de Janeiro
  • Vitória
  • Novidades
  • Gastronomia
  • Agenda Cultural
  • Vídeos
Institucional
  • Contato
  • Conheça
  • Políticas e termos de uso
Aproveite a Cidade

© 2019 Aproveite a Cidade. Todos os direitos reservados

Dia Online
Dia Online é parceiro do Portal IG