No Result
View All Result
  • Novidades
  • Cidades
    • Goiânia
    • Aparecida de Goiânia
    • Goiás
    • Pirenópolis
    • Alto Paraíso
    • São Paulo
    • Anápolis
  • Gastronomia
  • Agenda Cultural
  • Vídeos
  • Contato
  • Conheça
No Result
View All Result
No Result
View All Result

Festival de Dança e Vídeo realiza 3ª edição em Goiânia com programação gratuita 

D’Olhar – Festival Itinerante de Dança e Vídeo reúne obras do Brasil e de outros nove países no Centro Cultural Universidade Federal de Goiás, de 1º a 3 de julho

by Da Redação
Publicado em 25/06/2025 às 15:24
Atualizado em 25/06/2025 às 17:47
Festival de Dança e Vídeo realiza 3ª edição em Goiânia com programação gratuita 

O evento gratuito reúne artistas do Brasil e do exterior em três dias de programação, das 9h às 21h, com oficinas, mostras especiais e, posteriormente, exibições em espaços públicos | Foto: Divulgação

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsappCompartilhar por E-mail

Entre os dias 1º e 3 de julho, o Centro Cultural da UFG (CCUFG), em Goiânia, recebe a 3ª edição do D’Olhar – Festival Itinerante de Dança e Vídeo. O evento gratuito reúne artistas do Brasil e do exterior em três dias de programação, das 9h às 21h, com oficinas, mostras especiais e, posteriormente, exibições em espaços públicos por meio de uma mostra itinerante que se dará tanto na capital como no interior.

A programação em Goiânia inclui três oficinas com artistas de diferentes estados e países: “Corpo em Cena”, com Eva Maria, de Goiás; “Som e Imagem em Movimento na Montagem”, com Allan Diniz, do Ceará; e “Videoretrato Workshop”, com a mexicana Ximena Monroy.

LEIA TAMBÉM

Humorista Daniel Duncan faz show em Goiânia

Humorista Daniel Duncan faz show em Goiânia

que atuará na operacionalização da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB)

Secult Goiás abre chamamento público para OSC atuar na operacionalização do 2º ciclo da PNAB

À noite, o público poderá participar do lançamento do livro Poéticas (in)visíveis, de Leonel Brum, e da exibição de filmes selecionados na 3ª Mostra D’Olhar, que nesta edição contempla 20 obras de nove países.

Segundo a idealizadora e diretora artística do festival, Lívia Batista, a curadoria recebeu 569 videodanças inscritas de diversas regiões do Brasil e do exterior.

O processo seletivo foi realizado em duas etapas: “Primeiro fizemos uma leitura técnica para verificação dos critérios formais estabelecidos em edital, e em seguida uma avaliação curatorial, com foco nas potências estéticas, na originalidade da abordagem e na relação entre corpo, tempo, movimento e audiovisual”, explica.

Temas e exibições

As obras selecionadas foram organizadas em três mostras temáticas que, de acordo com Lívia, emergiram das temáticas das próprias obras enviadas – são elas Submersões e Memórias do Corpo, Conflitos e Transformações e Territórios e Expansões.

“A curadoria priorizou a diversidade de abordagens, estéticas e geografias, reafirmando o compromisso do festival em mostrar a videodança como uma linguagem híbrida e expandida”, complementa a diretora.

As exibições noturnas em Goiânia terão início sempre às 20h. Entre os destaques estão filmes como Baleias (Bélgica), Uma borboleta está batendo na janela (Irã), Reiniciar (Espanha), Aurora (Brasil) e Inacabado (Indonésia), além de produções goianas como Dessa terra eu viverei, Modos de ofuscar os olhos, Serpentina e Cerrado Dança. Para Lívia Batista, o diálogo entre produções locais e internacionais é um dos pontos centrais do festival.

“Essa convivência amplia o alcance do evento e fortalece o diálogo entre diferentes territórios, linguagens e contextos socioculturais. Ao serem apresentados ao lado de produções internacionais, os trabalhos goianos não apenas ganham visibilidade, mas também potencializam os modos de se pensar o corpo, a dança e o audiovisual em perspectiva global”, reitera.

Tendências na videodança

A diretora também observa que as obras inscritas nesta edição refletem o momento atual da videodança, abordando com frequência temas como ancestralidade, memória e tempo como matéria poética e política.

“Percebemos um forte interesse em investigar o corpo como arquivo vivo de experiências, afetos e resistências. Essas recorrências apontam para uma videodança enquanto linguagem híbrida, politizada e sensível, que está em constante experimentação formal e em profunda conexão com os atravessamentos do tempo presente”, conta Lívia.

Na Mostra Submersões e Memórias do Corpo, por exemplo, essa dimensão se manifesta com intensidade em obras como Lírio na Penumbra (Chile) e Latitude Zero (Brasil), que fundem dança, voz e documentário para investigar o tempo ancestral e os vínculos entre gerações.

Já em Baleias (Bélgica) e A alegria e a tristeza do tempo (Dinamarca), observa-se um interesse por atmosferas sensoriais, com câmeras imersivas e movimentos coreográficos que evocam suspensão, introspecção e fluidez.

A organização também destaca produções que trazem à tona conflitos sociais, afetivos e existenciais, articulados com grande carga dramatúrgica, como nas obras da Mostra Conflitos e Transformações.

Filmes como Muros (Espanha) e Uma Borboleta Está Batendo na Janela (Irã) refletem sobre silêncios, opressões e ausências. Há uma presença marcante de corpos em ambientes industriais, subterrâneos e urbanos, tensionando a relação entre contenção e liberdade.

Por fim, a Mostra Territórios e Expansões revelou uma tendência de explorar o corpo em diálogo com os espaços urbanos e naturais, questionando os modos de habitar o mundo contemporâneo. Obras como Aurora (Brasil) e Inacabado (Indonésia) abordam essa fricção entre natureza e cidade, enquanto Serpentina e Cerrado Dança evocam paisagens interiores e exteriores a partir de territórios latino-americanos e de saberes não hegemônicos.

Mostra Itinerante

Após a programação em Goiânia, o D’Olhar seguirá em circulação com a Mostra Itinerante, levando exibições ao interior de Goiás e a praças públicas da capital. As próximas paradas são a Cidade de Goiás (12/7) e Alto Paraíso (16/7). Goltando à capital, será realizada nos setores Jardim Curitiba 3 (2/8), Morada do Sol (16/8) e Novo Planalto (30/8).

Este projeto – D’Olhar Festival Itinerante de Dança e Vídeo – é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, operacionalizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.

 

Serviço: 3ª edição do D’Olhar – Festival Itinerante de Dança e Vídeo | Goiânia

Quando: 1º a 3 de julho de 2025

Onde: Centro Cultural UFG (CCUFG) – Avenida Universitária, nº 1.533 – Setor Leste Universitário

Horário: 09h às 21h

Entrada: Gratuita

Programação completa do Festival e mais informações: www.dolhar.com.br

Tags: aproveite a cidadeD’Olhar – Festival Itinerante de Dança e VídeoFestival de Dança e Vídeogoiâniagoiás

Notícias relacionadas

Big Band Basileu França encerra a temporada de 2025 com “Especial Jorge Vercillo”
Goiânia

Big Band Basileu França encerra a temporada de 2025 com “Especial Jorge Vercillo”

A Big Band Basileu França realiza o último concerto da temporada 2025 com repertório em homenagem a obra de um de Jorge Vercillo. Com entrada gratuita, o concerto sinfônico será...

Read moreDetails
Prêmio Jaburu 2025: Comendas serão entregues nesta terça-feira (25/11)
Goiânia

Prêmio Jaburu 2025: Comendas serão entregues nesta terça-feira (25/11)

O Conselho Estadual de Cultura entrega, nesta terça-feira (25/11), as comendas da edição de 2025 do Prêmio Jaburu, premiação que homenageia personalidades e valores da cultura goiana, reconhecendo, desde 1980,...

Read moreDetails
Ney Matogrosso traz show da turnê "Bloco na Rua" a Goiânia
Goiânia

Ney Matogrosso traz show da turnê “Bloco na Rua” a Goiânia

O cantor Ney Matogrosso traz a Goiânia, no dia 7 de março de 2026, show da turnê, “Bloco na Rua”. A apresentação única ainda não tem local definido, e os...

Read moreDetails
Espetáculo “A Morte da Galinha Caipira” estreia em Goiânia
Goiânia

Goiânia recebe estreia do espetáculo “A Morte da Galinha Caipira”

A Nalini Cia de Dança apresenta a estreia de “A Morte da Galinha Caipira”, espetáculo que chega aos palcos goianos como uma provocação estética e simbólica, inspirada em elementos do...

Read moreDetails
Secult Goiás amplia investimentos no FAC 2025 e convoca 82 suplentes do Edital de Mestras e Mestres da Cultura Popular
Goiânia

Secult Goiás amplia investimentos no FAC 2025 e convoca 82 suplentes do Edital de Mestras e Mestres da Cultura Popular

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás) convocou 82 suplentes do Edital de Mestras e Mestres da Cultura Popular, do Fundo de Arte e Cultura (FAC). A lista completa...

Read moreDetails
Cerrado Galeria apresenta individuais de Vanderlei Lopes e Rebeca Miguel
Goiânia

Cerrado Galeria apresenta individuais de Vanderlei Lopes e Rebeca Miguel

A Cerrado Galeria, em Goiânia, recebe a partir de 28 de novembro de 2025, duas exposições individuais que celebram a força e a diversidade da arte contemporânea brasileira: A parte...

Read moreDetails
Cinema Negro no Feminino celebra lançamento de livro e exibição de curtas no Sertão Negro
Goiânia

Cinema Negro no Feminino celebra lançamento de livro e exibição de curtas no Sertão Negro

Neste sábado (22/11), o Sertão Negro, em Goiânia, será palco de uma imersão no audiovisual produzido por mulheres negras, reunindo o lançamento do livro Cinema Negro no Feminino: Afeto e...

Read moreDetails
Natal para Todos 2025 é lançado pela prefeitura de Goiânia
Goiânia

Natal para Todos 2025 é lançado pela prefeitura de Goiânia

A prefeitura de Goiânia lançou, nesta quarta-feira (19/11), no Jardim Abaporu, Região Leste da capital, o projeto Natal para Todos, que marca oficialmente o início da programação natalina em Goiânia....

Read moreDetails
logo-branco

Siga-nos

Navegue

  • Anápolis
  • Aparecida de Goiânia
  • Goiânia
  • Goiás
  • Pirenópolis
  • Rio de Janeiro
  • São Paulo
  • Vitória
  • Gastronomia

Institucional

  • Contato
  • Conheça
  • Políticas do site e termos de uso
seja-curioso

© 2024 Aproveite a Cidade. Todos os direitos reservados.

No Result
View All Result
  • Novidades
  • Cidades
    • Goiânia
    • Aparecida de Goiânia
    • Goiás
    • Pirenópolis
    • Alto Paraíso
    • São Paulo
    • Anápolis
  • Gastronomia
  • Agenda Cultural
  • Vídeos
  • Contato
  • Conheça

© 2023 Aproveite a Cidade. Todos os direitos reservados