Levantamento divulgado pelo jornal Folha de São Paulo aponta que as capitais brasileiras ganharam 280 km de ciclovias e ciclofaixas em 2024. O estudo feito pela Aliança Bike aponta que Goiânia é o 1º lugar entre as capitais com maior crescimento de ciclovias e ciclofaixas entre 2023 e 2024, com aumento de 66% da malha, um salto de 47 km para 78,2 km.
Os dados foram levantados via Lei de Acesso à Informação (LAI) e não computam ciclorrotas, apenas estruturas segregadas para a bicicleta. Palmas (TO) teve o segundo maior crescimento em porcentagem (35,7%), passando de 68,5 km para 93 km. Belém (PA) ocupa o terceiro posto do ranking, com 29,2%.
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De acordo com a prefeitura de Goiânia, o resultado obtido mostra que a capital tem investido “de forma consistente nas ciclofaixas distribuídas na cidade”.
Durante a atual administração, foram 20,4 km somente de ciclofaixas na cidade. Uma das intervenções mais importantes, ainda de acordo com a prefeitura, é a conclusão do Anel Cicloviário em 2022, que liga a Avenida T-63 e a Avenida dos Alpes, duas das principais vias da cidade.
A SMM realiza estudos a cada seis meses por meio de contagem de bicicletas em trechos específicos de ciclovias e ciclofaixas em horários de maior fluxo de deslocamentos (pico), e nos finais de semana. A pasta tem identificado um número crescente de usuários deste modal nos trechos citados.
Além disso, está em tramitação uma licitação que prevê mais de 48 km de ciclofaixas em Goiânia. Atualmente a proposta está na Semad e há a expectativa de publicação do certame ainda neste semestre.