A IV BIS – Bienal do Cinema Sonoro dá início a sua programação na próxima segunda-feira (23/9), ocupando diferentes espaços de Goiânia e Aparecida de Goiânia até o dia 29 de setembro. A cerimônia de abertura terá a exibição especial do filme francês India Song (1975), dirigido por Marguerite Duras, no dia 23, às 19h10, no Cine Ritz.
O público pode conferir a exibição gratuita de 28 filmes entre longas e curtas-metragens no Cine Ritz, no Centro, além das oficinas, palestras e masterclasses no Sesc Centro, MIS – Museu da Imagem e do Som, UEG Laranjeiras e Hotel Real Executive, em Aparecida.
A programação completa está disponível no site do evento bis.art.br e para download através do link da bio do Instagram @biscinemasonoro.
O longa-metragem India Song integrou a seleção oficial de festivais internacionais renomados desde o seu lançamento, em 1975, até os dias atuais, como Festival de Cannes, Locarno Film Festival, Festival de Rotterdam, New York Film Festival e outros.
O trabalho com som e música do filme foi profundamente analisado pela pesquisadora francesa Camille Deltombe: em India Song, a música é uma linguagem em si mesma, capaz de preencher a ausência de palavras. A música ocupa, no espaço da representação, um lugar muito particular: de fato, todos os sons ouvidos pelo espectador são relegados ao plano de fundo.
Festival “dedicado a exaltar e desenvolver os aspectos sonoros do cinema contemporâneo”, a BIS chega a sua 4ª edição com extensa programação que se divide entre as mostras de cinema, encontros com profissionais do som na programação do Cinemando e as atividades formativas. Para as mostras competitivas, foram selecionadas 28 produções, entre elas 7 internacionais, que serão exibidas a partir do dia 24 de setembro.
Além das mostras competitivas, a BIS apresenta a Mostra Acessibilidade, novidade de 2024. As sessões são dedicadas a promover a inclusão e a democratização do acesso à cultura e ao entretenimento para pessoas com deficiências auditivas ou surdas. Os filmes serão exibidos no dia 29 de setembro (domingo), no Cine Ritz.
Outra novidade da edição é a parceria com o FestFoley – Festival Nacional de Foley, que realiza as oficinas em conjunto com a IV BIS.
Mostras competitivas
Ao todo, a IV BIS recebeu inscrições de 26 países. Os selecionados, de acordo com os organizadores, se destacaram pelo uso da linguagem sonora, incluindo aspectos narrativos, técnicos, criativos e inovadores, mas sem deixar de serem também considerados aspectos regionais, questões políticas e outras questões estéticas do filme.
As 28 produções selecionadas serão exibidas de forma gratuita a partir do dia 24 de setembro, no Cine Ritz, único cinema de rua em funcionamento da cidade.
Entre os selecionados estão curtas e longas do Brasil, França, Irã, Argentina, China, Reino Unido, Venezuela e uma coprodução entre Brasil e Colômbia. A Comissão de Curadoria da IV BIS é composta por Belém de Oliveira, também diretor artístico do festival, Rafael Parrode e Marina Campos.
Já o conselho de jurados é composto por 10 profissionais do cinema representantes de 5 associações ligadas ao audiovisual, sendo dois de cada associação. São eles: Bárbara Cunha e Juliana Vedovato, que fazem parte da API – Associação das Produtoras Independentes do Audiovisual Brasileiro.
Além disso, Arlam Júnior e Felipe Radicetti, da Associação Musimagem; André Mielnik e Thaís Olivier, que fazem parte de Associação Brasileira de Autores Roteiristas (ABRA). Bruno Alves e Pedro Caetano, da Associação de Profissionais de Pós-Produção de Som (A3Ps) e Livia Goulart e Yan Motta, da Associação de Profissionais de Edição Audiovisual (edt.).
Cinemando
A IV BIS promove uma série de encontros com profissionais de som com o Cinemando, programação de palestras e mesas-redondas gratuitas que acontecem no Teatro Sesc Centro (Goiânia). Não é necessário fazer inscrição prévia, mas é recomendado chegar com antecedência para garantir lugar no auditório. A programação completa do Cinemando está disponível no site bis.art.br.
Entre os convidados do Cinemando está Daniel Sasso, gerente técnico do Estúdio JLS, maior sala de mixagem 7.1 do Brasil. Ele ministra a palestra Áudio Imersivo – Conceitos e Aplicações Práticas no dia 26 de setembro, quinta-feira, às 14h.
Daniel participou da equipe de som do projeto de realidade virtual The Line, ganhador do Leão de Veneza como melhor experiência em realidade virtual.
Além das palestras, o Cinemando apresenta mesas-redondas que abordam temas como inteligência artificial na produção audiovisual com Luiz Kruszielski (especialista em áudio na Globo TV) e Marcos Azambuja (compositor e produtor musical).
Oficinas
Neste ano, a IV BIS anuncia a parceria com o FestFoley – Festival Nacional de Foley, evento que promove uma imersão no universo da sonoplastia no audiovisual sob direção de Thais Oliveira, professora de Cinema da UEG e coordenadora do NAUFO (Núcleo Audiovisual de Produção de Foleys e Sons).
As oficinas serão realizadas em conjunto com a BIS, voltadas para a formação de estudantes, profissionais e do público em geral. Para participar, é necessário realizar inscrição.
Um dos maiores nomes de mixagem do país, Fábio Henriques ministra a Oficina de Mixagem: Equalizadores e Compressores Sem Segredos.
Com 30 anos de experiência no mercado fonográfico, dezenas de discos de ouro e alguns Grammy na bagagem, Fábio vivenciou o dia a dia de gerações de métodos analógicos e digitais de produção, de fitas analógicas a streaming. Ele também ministra a masterclass Mixagem no Século XXI – Os Novos Paradigmas, no Sesc Centro.
Oficinas de som direto, foley, produção de áudio para games, audiodescrição, mixagem, além de uma oficina sobre mulheres compositoras de música de cinema no Brasil e no Centro-Oeste também integram a programação.
O festival
Em sua 4ª edição, a Bienal do Cinema Sonoro se consolida no calendário do audiovisual como o único festival dedicado ao som no cinema. Desde a sua estreia na cidade de Goiânia, em 2017, a BIS propõe uma visão original do cinema contemporâneo, focada no desenvolvimento dos aspectos sonoros, valorização dos profissionais de som e formação da escuta do público.
É realizada pela F64 Filmes, produtora de cinema sediada em Pirenópolis, Goiás. O projeto foi contemplado pelo Edital nº 08/2023 de Formação e Difusão Audiovisual da Lei Federal Paulo Gustavo.
Serviço: IV BIS – Bienal do Cinema Sonoro – Goiânia
Quando: de 23 a 29 de setembro de 2024
Onde: Goiânia e Aparecida de Goiânia
Instagram: @biscinemasonoro
Programação: BIS 2024_Programação digital