Levantamento feito pelo Ministério do Turismo (MTur) aponta que Goiânia está no rol das cidades brasileiras que mais registraram fluxo turístico no Brasil. O resultado, registrado no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro, traz a capital goiana na categoria “A”, como uma região turística dos negócios e tradições.
A certificação pelo Programa de Regionalização do Turismo e dos Interlocutores Estaduais do PRT foi divulgada na quarta-feira (18/12) e leva em consideração o fluxo de turistas e número de empregos formais gerados.
Também se destacaram no ranking outras cidades de Goiás: Pirenópolis, Caldas Novas e Rio Quente. Goiânia divide espaço na categoria “A” com outros locais consagrados no cenário nacional, como Campos do Jordão (SP), Porto Seguro (BA), Gramado (RS), Ipojuca (Porto de Galinhas/PE), Armação dos Búzios (RJ), Balneário Camboriú (SC) e Foz do Iguaçu (PR).
Como Goiânia é descrita no levantamento
O município de Goiânia é descrito como cheio de movimentos, cores e sabores. Com sua localização estratégica e grande rede hoteleira, a cidade é referência para realização de grandes feiras e congressos.
Um dos destaques é o polo da moda na Região da Rua 44, que abriga mais de 12 mil lojas. Na música, Goiânia é conhecida como a terra do sertanejo, mas também tem festivais de música alternativa como o “Vaca Amarela” e “Goiânia Noise”.
A Arquitetura Art Déco também é mencionada como atrativo, são mais de uma dúzia de monumentos espalhados pela cidade que contam pouquinho da história da capital. São citados o conjunto arquitetônico da Praça Cívica, a Antiga Estação Ferroviária e o Grande Hotel.
O Parque Mutirama e Zoológico também são destaque, junto com a maior área verde por habitante do país, que encanta moradores e visitantes .