Para trazer mais visibilidade aos portadores de deficiência e como celebração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (proclamado em 3 de dezembro pela ONU), o Metropolitan Mall, em Goiânia, recebe a exposição fotográfica “Moda, Esporte e Inclusão – Construindo Futuros” de 10 a 21 de dezembro de 2024, organizada pelo consultor de negócios de moda Leandro Pires, Estúdio Augusto Quinan e Sesc Goiás.
A mostra celebra o protagonismo de atletas goianos e paralímpicos, com fotografias impactantes e histórias transformadoras, lançando luz sobre a representatividade e o poder da inclusão social.
No Brasil, mais de 45 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência, representando 24% da população, segundo o IBGE. Apesar disso, a participação dessas pessoas em setores como moda e esporte ainda é limitada.
No mercado da moda, segundo estudos e análises pontuais sobre inclusão na publicidade global, apenas 1% das campanhas publicitárias incluem pessoas com deficiência, enquanto no esporte, o número de atletas paralímpicos registrados no Brasil representa menos de 0,1% da população total, segundo registros do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
Leandro Pires, produtor executivo da exposição, ressalta que o objetivo é provocar uma reflexão profunda sobre o respeito à diversidade e a inclusão na prática.
“Queremos usar a moda como linguagem para dialogar com a sociedade, destacando histórias que provam que o potencial humano transcende qualquer limitação física. Outro ponto importante é como a moda pode dar ainda mais visibilidade a estas conquistas e assim abrir novos espaços, construindo novos futuros”, afirma.
Para o diretor regional do Sesc Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, foi uma honra receber os atletas paralímpicos nas unidades do Sesc em Goiânia e ser uma das locações das fotografias da exposição.
“O Sesc é uma instituição que visa promover o bem-estar e a qualidade de vida da população e o esporte é um dos nossos pilares para esse objetivo. Acreditamos no esporte como agente de transformação e inclusão social”, ressalta.
Moda e esporte como palco da diversidade
Com entrada gratuita, a exposição traz imagens capturadas pelo renomado fotógrafo de moda Augusto Quinan, que imortalizou atletas paralímpicos em momentos que vão além da performance esportiva, revelando sua individualidade e força.
A produção conta com a curadoria da stylist Tamyres Bueno, beleza assinada por Evando Filho, que imprimiu sofisticação aos registros, e projeto de visual merchandising por Leandro Pires e Carolina Mamede.
Modalidades como vôlei sentado, atletismo, tiro com arco, natação, parabadminton e judô ganham destaque, reafirmando Goiás como celeiro de talentos paralímpicos. A parceria com a ASPAEGO (Associação Paralímpica do Estado de Goiás) é um pilar dessa iniciativa, que reforça a importância de um olhar atento à inclusão.
O casting desta mostra são os atletas: Ádria Jesus (Vôlei sentado), Ágata Lopes (Parabadminton), Gabrielly Vitória (Paranatação), Hélcio Perillo (Tiro com arco), João Víctor Santana (Judô), Pamela Pereira (Vôlei sentado) e Tito Sena (Atletismo).
Inclusão como essência
A narrativa da exposição é construída para desafiar estereótipos e colocar a pessoa com deficiência no centro. As fotografias vão além da estética, mostrando que limitações físicas não definem o potencial humano, e que precisamos – quanto sociedade – construir um futuro mais justo e mais inclusivo para pessoas com deficiência.
“Moda, Esporte e Inclusão – Construindo Futuros” é uma celebração da força e da coragem de quem enfrenta barreiras e encontra no esporte e na arte um caminho de transformação. A mostra oferece ao público uma oportunidade de repensar preconceitos e valorizar a diversidade como um ativo essencial para a sociedade.
O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é comemorado no dia 3 de dezembro e foi proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992 com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de garantir uma melhor qualidade de vida para as pessoas com deficiência, além de promover os seus direitos.
A data também busca informar sobre assuntos relacionados à deficiência e conscientizar sobre a importância de inserir as pessoas com deficiência em diferentes aspectos sociais, como político, econômico e cultural.
A Exposição “Moda, Esporte e Inclusão – Construindo Futuros” é realizada por Leandro Pires Consultoria, Estúdio Augusto Quinan e Sesc Goiás, com parceria de Milimike e Metropolitan Mall, e apoio do Sindilojas-GO e ASPAEGO – Associação Paralímpica do Estado de Goiás.
Serviço: Exposição “Moda, Esporte e Inclusão – Construindo Futuros” | Goiânia
Quando: 10 a 21 de dezembro de 2024
Onde: Metropolitan Mall, Goiânia-GO
Abertura oficial: 9 de dezembro de 2024
Entrada: Gratuita