A Prefeitura de Goiânia irá celebrar o centenário do estilo Art Déco com uma série de eventos culturais e educativos. A abertura da campanha “Goiânia Art Déco – 100 Anos” foi realizada nesta segunda-feira (28/4) pelo prefeito Sandro Mabel, no prédio da antiga Estação Ferroviária de Goiânia, no Centro da cidade, um dos principais ícones do estilo na capital.
O movimento, que teve início há 100 anos, nasceu com a Exposição Internacional de Arte Decorativa, em Paris, na França.
“Goiânia é referência em Art Déco no Brasil e no mundo, e vamos nos unir para preservar esse patrimônio que tanto orgulha os goianienses”, afirmou Mabel. O prefeito também ressaltou a importância da revitalização do Centro.
“Queremos um Centro pujante, com pessoas, comércio, restaurantes. Um corredor importante que começa no Jóquei Clube, desce a Goiás, passa pela Região da 44 e vai até a Pecuária. O projeto será realizado em parceria com a iniciativa privada e, nos próximos anos, teremos um bairro moderno, com a cara de Goiânia e dos goianienses”, frisou.
O governador Ronaldo Caiado, presente à cerimônia, destacou a satisfação em apoiar a iniciativa. “Sou apaixonado por Goiás e acredito que devemos, cada vez mais, valorizar nosso Estado. O Sandro sabe que pode contar comigo: vamos recuperar o Centro de Goiânia e investir na região”, afirmou, reafirmando a parceria com a Prefeitura.
A campanha “Goiânia Art Déco – 100 Anos” chama a atenção para um dos estilos arquitetônicos e artísticos mais marcantes do século XX. Mais que um movimento estético, o Art Déco tornou-se parte da identidade urbana da capital goiana, moldando sua paisagem, cultura e história.
O arquiteto e professor da Universidade Federal de Goiás (UFG) Wolney Unes, estudioso do tema, lembrou que o acervo Art Déco de Goiânia foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2003.
“É uma distinção importante receber o título de patrimônio nacional. Goiânia tem preservado essa riqueza, mas ainda pode fazer mais”, afirmou Unes, autor do livro Identidade Art Déco de Goiânia, lançado em 2001 pela Editora UFG.
Para ele, a campanha reforça a necessidade de valorizar o legado arquitetônico da cidade. “Também será uma oportunidade para movimentar o cenário cultural goianiense, e esperamos que esse patrimônio fomente o turismo”, acrescentou.
A presidente da Agência Municipal de Turismo e Eventos (GoiâniaTur), Nárcia Kelly, reforçou a importância da iniciativa.
“O Art Déco é uma marca forte da identidade de Goiânia e um atrativo que diferencia nossa cidade no cenário nacional. Celebrar os 100 anos desse movimento é uma oportunidade de reforçar a importância da preservação do nosso patrimônio arquitetônico e de promover o turismo cultural”, pontuou. Nárcia Kelly vai presidir o recém-criado Comitê de Art Déco de Goiânia.
A reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Angelita Lima, também enfatizou a relevância da campanha. “Preservar o patrimônio histórico é preservar a memória e a dignidade de um povo, a dignidade de quem construiu essa história. A realização da campanha ‘100 anos de Art Déco em Goiânia’ é mais um ato de generosidade com nossa cidade”, avaliou.
O jornalista e escritor Iuri Rincon Godinho acredita que a celebração elevará o reconhecimento dos monumentos da capital.
“Quando se fala em Art Déco de Goiânia, logo se pensa no Relógio da Avenida Goiás, no Palácio das Esmeraldas, no Grande Hotel e no Teatro Goiânia. Mas vamos mostrar, com a caixa dos 100 anos do Art Déco que estamos produzindo, que há muitos outros monumentos importantes”, disse, citando exemplos como uma casa na Rua 6, no Centro, e a igreja do Colégio Santa Clara.
Destaques do patrimônio Art Déco de Goiânia
Com uma das maiores concentrações de arquitetura Art Déco do Brasil, Goiânia se destaca por preservar verdadeiros ícones do estilo, como o Teatro Goiânia, a Antiga Estação Ferroviária, o Coreto da Praça Cívica, o Relógio da Avenida Goiás e o Palácio das Esmeraldas – todos testemunhos vivos de uma cidade moderna, elegante e visionária.
De acordo com a Prefeitura de Goiânia, a campanha tem como objetivo valorizar esse legado, promover a preservação da memória urbana e incentivar o envolvimento da população por meio de ações culturais, educativas e turísticas que se estendem até o aniversário da cidade.
A programação da campanha “Goiânia Art Déco – 100 Anos” inclui concurso de fotografia e redação, debates sobre a importância do estilo, o lançamento da construção do novo prédio do TJ-GO em estilo Art Déco, roteiros turísticos guiados, entre outras atividades. O encerramento será no aniversário de Goiânia, no dia 24 de outubro.