A segunda edição do projeto “Dança nas Escolas” será realizada a partir de setembro, levando dança para crianças e adolescentes. A iniciativa é da Giro8 Cia de Dança, que vai apresentar o espetáculo “Cerrado Mundo Mágico” para dez escolas públicas em Goiás até novembro. No total, serão vinte apresentações gratuitas em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Bela Vista de Goiás e Trindade, beneficiando em torno de dez mil crianças.
O projeto inclui acessibilidade com intérpretes de Libras, além de duas rodas de conversas com alunos de licenciatura em dança. Este projeto tem apoio da Lei Goyazes, do Governo do Estado de Goiás, com patrocínio da Piracanjuba.
“Dança nas Escolas” utiliza a dança contemporânea como ferramenta educativa para sensibilizar sobre a importância da preservação do Cerrado, promovendo inclusão, democratização da cultura e ampliação do acesso à arte.
As apresentações começam por Goiânia, no próximo dia 25 de setembro, passando pelas escolas municipais CEL. Getulino Artiaga, CMEI Goiânia Viva (Setor Goiânia Viva), Edna de Roure (Setor Vila Irany), Padre Pelágio (Setor São José) e Solar Ville.
Em Aparecida de Goiânia as apresentações acontecerão nas escolas municipais Camila Scaliz Figueiredo, Deraldo Lisboa dos Santos e CEI Monteiro Lobato. Em Trindade, a companhia visitará a Escola Municipal José Felício Sobrinho e, em Bela Vista de Goiás, a Escola Municipal Geraldo C. Prego 2. Esta escola, em Bela Vista, ainda receberá o público de outras escolas municipais e da APAE Bela Vista.
Democratizando a arte
As apresentações serão realizadas em escolas localizadas em regiões periféricas, para crianças a partir de dois anos. As narrações e diálogos são curtos e as interações e jogos cênicos acontecem de maneira mais corporal. “Queremos alcançar crianças que têm pouco ou nenhum contato com produções artísticas locais.
A receptividade da comunidade escolar e o pedido recorrente de novas edições reforçam a necessidade da continuidade da iniciativa”, comenta a diretora Joisy Amorim referindo-se à primeira edição do projeto, realizada em 2023. “Nesta segunda edição, ampliaremos a quantidade de apresentações, garantindo que mais estudantes tenham contato com a arte e reflitam sobre a importância da preservação ambiental”, complementa.
Cerrado Mundo Mágico
Cerrado Mundo Mágico é um espetáculo de dança contemporânea com teatro, voltado para crianças, que discute a temática do Cerrado e as questões da contemporaneidade implicadas a esse ambiente. O trabalho é apresentado, de maneira lúdica, divertida, dinâmica, criativa e com conteúdo pedagógico, formando a consciência do espectador para o comprometimento, preservação e manutenção desse bioma.
Primeiro espetáculo infantil e sexto do repertório da Companhia, “Cerrado Mundo Mágico” acontece no bioma Cerrado, num cenário lúdico, físico e imagético, por meio de vídeos-projeções.
A peça se desenrola numa perspectiva de apresentação do Cerrado e alguns dos animais que povoam esse habitat, com uma trama de vai do diálogo entre os bichos até à forma como se relacionam e protegem o lugar onde moram.
O ponto crucial da encenação se dá quando o cerrado pega fogo e os bichos precisam realizar um ritual para pedir chuva. Depois de conseguirem apagar o fogo e sobreviverem, festejam a vida e deixam a mensagem e reflexão de cuidado do meio ambiente.
Serviço: Giro8 Cia de Dança leva “Cerrado Mundo Mágico” para dez escolas públicas de Goiás
Quando: Entre Setembro e Novembro
Onde: Goiânia, Aparecida de Goiânia, Trindade e Bela Vista de Goiás