A Orquestra Filarmônica de Goiás realiza, nesta terça-feira (17/6), às 20h, no Teatro Sesi, em Goiânia, um concerto especial em homenagem aos 200 anos de nascimento do compositor austríaco Johann Strauss II. A apresentação faz parte da série Concertos Educacionais e será conduzida pela maestra associada Mariana Menezes. A entrada é gratuita.
No programa, o público poderá apreciar algumas das obras mais conhecidas de Strauss, como “No Belo Danúbio Azul” e “Valsa do Imperador”.
Com o tema Strauss 200, o concerto reúne um repertório que destaca a genialidade do compositor, considerado o Rei da Valsa. A Orquestra vai interpretar clássicos como “Vozes da Primavera”, “Thunder and Lightning Polka”, “Champagne Polka” e a célebre “Marcha Radetzky”, entre outros sucessos que marcaram a história da música clássica europeia.
Johann Strauss II (1825–1899) foi um dos maiores nomes da música vienense do século 19. Filho de músico, desafiou as expectativas do pai para seguir sua vocação e se tornou um mestre das composições dançantes. Ao longo da carreira, compôs mais de 400 obras, incluindo valsas, polcas, marchas e operetas. Sua música atravessou fronteiras e gerações, transformando o ritmo da valsa em sinônimo de elegância e celebração.
Orquestra Filarmônica de Goiás
Reconhecida internacionalmente como um dos melhores grupos orquestrais da América Latina, a Orquestra Filarmônica de Goiás recebeu críticas positivas da revista inglesa Gramophone, uma das maiores do planeta em música clássica.
O grupo é ligado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação por meio da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, gerida pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT) da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Serviço: Orquestra Filarmônica de Goiás apresenta concerto em homenagem a Johann Strauss
Quando: Terça-feira (17/6), às 20h
Onde: Teatro SESI– Av. João Leite, nº 1.013 – Setor Santa Genoveva
Entrada: Gratuita