O Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) abre a programação da Feira Literária e de Aventura de Ilhabela (FLAI), no literal Norte paulista, nesta quarta-feira (22/10). A abertura contará com a exibição do filme “O último azul”, em parceria com a Vitrine Filmes e o Cine Bike. A novidade é que o público será convidado a gerar energia através das bicicletas disponibilizadas no local para assistir o filme.
“O Fica apresenta uma programação que conecta cinema, literatura e meio ambiente, especialmente em uma cidade que tem mais de 85% de sua área preservada. Estamos unindo cultura e sustentabilidade, que é uma questão central das discussões e debates mundiais atualmente”, afirma a secretária de Estado da Cultura de Goiás, Yara Nunes.
Até o próximo sábado (25/10), o público da FLAI poderá acompanhar exibições de filmes, palestras, oficinas e fóruns voltados à curadoria e à produção audiovisual.
Segundo Yara Nunes, a realização do Fica em São Paulo reforça a política do Governo de Goiás de difundir a cultura goiana e promover a educação ambiental em âmbito nacional. Em 2024, o festival já havia marcado presença no Encontro Internacional de Territórios e Saberes, em Paraty (RJ). Agora, amplia seu alcance e se consolida como referência no intercâmbio cultural e ambiental entre diferentes regiões do país.
Sobre o Fica
Realizado anualmente em junho, na cidade de Goiás — reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade —, o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) é considerado o maior festival de cinema ambiental do Brasil e um dos mais prestigiados do mundo. Ao longo de mais de duas décadas, firmou-se como um espaço de exibição cinematográfica, debate crítico e integração entre arte, ciência e sustentabilidade.
O festival é uma iniciativa do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em correalização com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Fundação RTVE. A edição especial em Ilhabela conta ainda com o apoio da Secretaria de Estado da Retomada e da Goiás Turismo, ampliando a presença cultural de Goiás e fortalecendo sua vocação para o diálogo ambiental e artístico entre os estados brasileiros.
Confira a programação do Fica na FLAI
– QUARTA (22/10)
19h30 – Abertura oficial
20h30 – Exibição de filmes – FICA convida (Cine Bike)
– QUINTA (23/10)
17h – FICA Fórum : O tema MERCADO AUDIOVISUAL / CENTRO-OESTE. Público
17:30 FICA Sessão – Filme da curadoria “THIAGO & ÍSIS E OS BIOMAS DO BRASIL” (2025, Brasil, livre, 90′, dir.: João Amorim)
19:30 FICA Sessão Cine Bella – Curta “ENTRE AS CINZAS” (BRA/GO, 2025, Doc, 23′, Dir.: Daniel Cali, Renato Ogata)
20:00 FICA Sessão Cine Bella – Longa “ESTE É O NOSSO TUDO” (ALE/GER, 2023, Doc, 81′, Dir.: Frederik Subei)
– SEXTA (24/10)
17h – FICA Oficina: Oficina sobre curadoria e programação de salas de cinema, mostras e festivais.
19h – FICA Sessão / Cineclube Cine Bella: Exibição do média “CANOA CAIÇARA” (BRA/SP, 2024, Doc 30′, Dir.: Edson Fogaça) e mesa de discussão
com realizadores
21h – FICA Sessão Cine Bella : Curta “MARÉS DA NOITE” (BRA/SP, 2024, Animação 7′, Dir.: Juliana Sada / Noemi Martinelle) e Longa BYE
BYE AMAZÔNIA – A MORTE ANUNCIADA DA FLORTESTA AMAZÔNICA (BRA/RJ, 2023, Doc 70′, Dir.: Neville Duarte Almeida)
– SÁBADO (25/10)
17h – FICA Oficina: Oficina de curadoria: análise de filmes.
17h30 – FICA Anima Cine Bella: Curtas “A CACHOEIRA DOS PÁSSAROS”, “CAIXA”, “EU E O BOI, O BOI E EU” e “MUNDINHO”.
18h30 – FICA Sessão Cine Bella: Curta “CAVARAM UMA COVA NO MEU CORAÇÃO” (AL, BRA, 2024, Doc 24′, Dir.: Ulisses Arthur)
19h – FICA Sessão Cine Bella 120′ Longa “O SILÊNCIO DAS OSTRAS” (BRA/MG, 2024, Ficção 120′, Dir.: Marcos Pimentel)